Clique aqui e envie sua mensagem

Rotina de Exercícios, Adeque-se e Tenha Qualidade de Vida

Rotina de Exercícios, Adeque-se e Tenha Qualidade de Vida

Tire proveito de uma academia ao ar livre e aproveite para se manter em forma sem gastar nada

A rotina do dia a dia é cada vez mais agitada. Para aqueles que estudam ou trabalham, encontrar uma ou duas horas livres durante o dia para a prática de exercícios pode ser uma missão quase impossível. Certamente, uma vida saudável requer alguns sacrifícios e abrir mão de uma hora a mais de sono ou de descanso pode ser uma das maneiras de investir em você mesmo.

Para quem não está disposto a colocar a mão no bolso e investir uns trocados todo mês, uma das alternativas viáveis para recorrer é usar os equipamentos gratuitos que você encontra em uma academia ao ar livre. Elas estão por toda parte nas principais cidades brasileiras e trazem sempre um número razoável de equipamentos que, juntos, são capazes de manter a sua boa forma.

Para quem é sedentário e principalmente para pessoas da terceira idade, essa seja talvez a melhor alternativa disponível. Basta uma hora do dia para garantir uma vida mais saudável. Mas como adequar os exercícios à sua rotina de vida? Deixe a preguiça de lado e siga nossas dicas para aumentar a qualidade de vida.

Encontre o melhor horário

Algumas pessoas têm maior disposição no período da manhã e outras no período da noite. Por conta disso, não existe um horário ideal que se aplique a todo mundo. Antes de tudo, é preciso identificar como o seu organismo se comporta e em quais horários existem maiores probabilidades de o seu treino render mais.

Aqueles que fazem exercícios pela manhã têm como ponto positivo o fato de terem mais energia para o resto do dia, ter melhores noites de sono e mais facilidade de encontrar uma hora livre logo no início da manhã. Por outro lado, acordar cedo pode ser um sofrimento, especialmente em dias frios. Além disso, a atenção com a possibilidade de lesões deve ser redobrada, já que pode ser necessário mais tempo para se aquecer.

Já os que optarem por fazer exercícios no período da noite têm ao seu favor o fato de que o exercício pode ser uma maneira de liberar as tensões do dia. Nessa hora do dia, o corpo está mais preparado e, sem compromissos para o restante da noite, é provável que você tenha mais tempo para treinar com calma. Em contrapartida, fazer exercícios muito tarde pode prejudicar o seu sono. Além disso, em uma academia ao ar livre, redobre a atenção com a sua segurança a noite.

As primeiras duas semanas

Dizem que as primeiras semanas em uma academia são os momentos mais difíceis. E não é por conta da complexidade dos exercícios ou algo assim. Para aqueles que são sedentários, mover os músculos de forma constante requer muito mais esforço do que para quem está acostumado. Logo, surgem as primeiras dores musculares, que são perfeitamente normais, mas que podem incomodar e até desmotivar nos primeiros dias.

A dica, nesse caso, é pegar leve e conter a ansiedade. Para quem está começando tudo é novo e dá vontade de sair fazendo os treinos de forma mais acelerada e é aí que você pode se complicar. Por isso, comece fazendo exercícios de forma moderada e abaixo daquilo que você julga ser o seu limite. Se sentir algum tipo de desconforto físico, pare imediatamente. A ideia é que a prática esportiva seja um momento prazeroso e não uma tortura.

Academia ao ar livre: procure sempre a mais próxima

“Antes feito do que perfeito”, diz o ditado popular. Encontrar o lugar perfeito para fazer exercícios algo que dificilmente vai acontecer. Muitas vezes, as pessoas pagam mais caro pela academia mais completa, mas ela fica longe de casa e basta um dia chuvoso ou um pouco mais frio para que bata aquela preguiça. Por isso, para começar, dê preferência aquela que for mais próxima da sua casa.

Se você tiver a oportunidade de ir em uma academia ao ar livre que fique próxima de sua casa, as chances de que você desista de ir são muito menores. Além disso, caso o local fique a uma distância em que você possa ir a pé, essa pequena caminhada, na ida e na volta, já conta como parte da sua atividade física e certamente vai fazer alguma diferença no seu condicionamento.

Defina os seus objetivos

Para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. Não deixe que esse seja seu caso. Antes de começar a praticar exercícios, defina uma meta clara e prazos para que você consiga alcança-la. Essa meta pode ser perder peso, perder a barriga, aumentar a massa muscular ou até mesmo tonificar suas coxas. Não importa, mas saiba antes de começar o que você deseja atingir.

Por que isso é importante? Simples, nem todos os exercícios vão trazer benefícios diretos para que você alcance o seu objetivo. Se você quer ganhar peso, por exemplo, apostar em uma carga maior de exercícios aeróbicos pode não ser a melhor opção e você vai levar muito mais tempo até chegar ao peso que deseja. Além disso, depois de um certo tempo, você pode perceber que a evolução está sendo lenta demais, o que pode deixa-lo desmotivado e pensando em desistir.

Mais importante do que tudo, é saber quais são seus limites e qual é a proposta do treino que você está fazendo. Cada pessoa tem um organismo diferente, que reage de forma distinta aos mesmos estímulos. Portanto, copiar o seu vizinho não vai resolver muita coisa e, ainda que vocês treinem juntos, conheça bem as suas individualidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0