Clique aqui e envie sua mensagem

Como aproveitar melhor o espaço da academia ao ar livre? Entenda aqui!

Como aproveitar melhor o espaço da academia ao ar livre? Entenda aqui!

Quando o assunto é academia ao ar livre, ter um bom aproveitamento de espaço é fundamental para que a experiência dos usuários seja positiva. Em alguns casos, quando o planejamento não considera pontos fundamentais, a academia pode não ser tão utilizada o quanto se pensou.

Como o objetivo é que o público tire o melhor proveito do local, deve-se pensar em cada detalhe. Afinal, o propósito é que as pessoas usem o espaço, o qual deve gerar valor para o empreendimento. Além disso, o melhor aproveitamento garante que os recursos utilizados serão otimizados e destinados de maneira correta.

Quer saber o que fazer para conseguir aproveitar cada centímetro? Então, descubra agora mesmo. Boa leitura!

Entenda bem as necessidades do projeto

O primeiro passo para aproveitar bem o espaço da academia ao ar livre é entender quais são as necessidades do projeto, já que ela pode ser construída nos mais diferentes locais, como condomínios, praças públicas e até mesmo empresas. Tudo para que as pessoas consigam se exercitar e melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Como cada projeto tem seu próprio nível de exigência, é necessário que as construtoras fiquem atentas. Caso seja público, ou seja, financiado por órgãos governamentais, todas as condições presentes na licitação precisam ser analisadas. No caso de condomínios, ele precisará ser aprovado em assembleia.

É difícil conseguir aproveitar bem o espaço se a construtora não entender quais são as necessidades específicas do público. Por isso, colha o máximo possível de informações para a execução do projeto.

Algumas academias, por exemplo, podem ser criadas para uma população mais idosa, enquanto outras são destinadas a condomínios ou mesmo ao ambiente profissional. Tendo isso em mente, tanto a quantidade quanto o tipo de equipamentos serão influenciados.

Compreenda as características do espaço

Outra questão fundamental para aproveitar o espaço da academia é a característica do local. Muitas vezes, o projeto pode ser elaborado sem que isso seja pensado. Dessa maneira, o resultado pode ficar aquém do desejado, levando a um subaproveitamento dos equipamentos ou mesmo ao desperdício.

Caso o espaço em que a academia será instalada seja uma pista de caminhada, não é necessário investir na compra de simulador de caminhada, já que no local haverá um lugar específico para esse fim.

Dessa maneira, em vez de investimento em equipamentos que não são necessários, pode-se adquirir outros que aumentarão as opções de exercício e as possibilidades para que os usuários se adaptem melhor.

É necessário que o espaço também seja visto como um local de lazer e descontração. Isso significa que além de equipamentos, podem existir áreas verdes e de descanso para que as pessoas possam conversar antes e depois das atividades físicas.

Com isso, além de inspirar as pessoas a se exercitarem, elas serão estimuladas a ocupar o espaço, proporcionando maior segurança (no caso de locais públicos) e melhor convívio. Quando elas têm mais tempo para comunhão, a tendência é que existam menos problemas na comunidade e que haja ajuda mútua.

Defina o orçamento

O orçamento também é uma questão importante para aproveitar melhor o espaço. Mesmo que os equipamentos não sejam caros (ainda mais se comparados aos tradicionais), ele influenciará na quantidade a ser comprada.

Se há maior orçamento, a tendência é que uma maior quantidade seja adquirida. Por isso, é fundamental que o espaço disponível seja estudado para que as pessoas consigam extrair o melhor de cada equipamento.

Quando a compra é realizada além da necessidade do empreendimento, a construtora deixa de otimizar recursos importantes que poderiam ser utilizados para melhorar a experiência dos usuários com o local e até com todo o empreendimento.

Ou seja, é necessário que exista espaço suficiente para que as pessoas possam usar os aparelhos com conforto e segurança, sem dificultar a locomoção do público.

Por isso, na maioria das vezes, é mais importante atender às demandas do público do que trabalhar com uma quantidade exagerada de equipamentos e deixar de lado a qualidade ou até mesmo a diversidade de aparelhos.

Faça um bom planejamento

Nesse sentido, pode-se dizer que a melhor opção para aproveitar o espaço da academia é realizar um planejamento eficiente. Nele, constará todos os itens mencionados acima, entendendo qual é o tamanho e o formato exato do terreno para que a melhor proposta de instalação seja realizada.

Como um projeto de academia ao ar livre pode ser executado em diversos lugares, alguns deles incomuns, em determinados casos, podem existir locais que otimizarão ainda mais os resultados obtidos.

Além disso, vale entender a quantidade de pessoas esperadas para frequentar o local. Não adianta comprar mais aparelhos do que serão utilizados, por exemplo, em um condomínio. Nesse caso, é mais interessante pensar na qualidade e na diversidade do que na quantidade de equipamentos a serem instalados.

Vale lembrar que a academia ao ar livre promove benefícios diretos, como a perda de peso e a melhora do condicionamento físico. Ademais, ela é um espaço para as pessoas se distraírem, evitando a depressão e a ansiedade, por exemplo. A prática de atividades também favorece o controle de algumas doenças, como o diabetes e a pressão arterial. Por isso, todo o ambiente deve ser convidativo e estimulante para o público.

Agora você sabe a importância do bom aproveitamento de espaço para a instalação de uma academia ao ar livre. Lembre-se de que o planejamento é fundamental para que a experiência do usuário seja positiva e para a otimização de recursos. Por isso, é interessante contar com uma consultoria eficiente para que as demandas do contratante sejam todas atendidas da melhor maneira possível, superando as expectativas criadas.

Caso esteja à procura de uma empresa especializada, conheça a Ginast. Detentora das principais certificações do mercado, a fabricante e fornecedora está comprometida com a satisfação dos colaboradores e clientes e tem como valor a pontualidade nas entregas. Entre em contato e saiba como podemos, a partir de uma consultoria, atender às demandas dos contratantes.

O conteúdo foi útil e relevante? Aproveite para divulgá-lo aos seus contatos compartilhando-o agora mesmo em suas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0