Academia indoor ou ao ar livre: qual a melhor opção?
As academias desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e do bem-estar na sociedade. Seja como um local para socialização, seja como um ambiente para alcançar metas fitness pessoais, as academias têm uma presença significativa na vida de muitas pessoas.
No entanto, a escolha entre uma academia indoor ou ao ar livre é um ponto crucial, já que cada tipo oferece diferentes vantagens e características que devem ser consideradas.
Importância das academias para o bem-estar da sociedade
As academias são locais fundamentais para a promoção do bem-estar da sociedade, ao reduzir o sobrepeso e a obesidade, bem como melhorar o condicionamento físico e a saúde mental.
Além desses benefícios, para muitos, a academia é um espaço de socialização, por meio do qual se faz novas amizades e se participa de aulas em grupo, promovendo a interação social.
Ao se projetar uma infraestrutura de qualidade voltada para a prática de atividades físicas, escolher entre academia indoor ou ao ar livre torna-se uma decisão significativa. Os dois modelos são bastante populares, mas cada um deles apresenta particularidades, que devem ser levadas em conta no momento da escolha, a depender do ambiente de instalação.
Embora o conceito de ambas seja o mesmo, os equipamentos, os custos, a instalação e a manutenção variam conforme o tipo de academia selecionada. Por isso, conhecer os dois modelos com detalhes é fundamental. Afinal, a escolha certa garante um investimento preciso, com retorno e satisfação de quem desfrutará da infraestrutura.
As academias indoor e ao ar livre: diferenças e semelhanças
Academias são espaços frequentados cotidianamente por milhares de pessoas. Trata-se de um ambiente democrático, sem distinção de estilo de vida, além de ser indispensável para a promoção de uma boa saúde física e mental.
A academia indoor se caracteriza por estar em um local fechado. Normalmente, situa-se em um estabelecimento comercial ou condomínio, sendo composta por aparelhos com painéis digitais, como as esteiras.
A academia indoor pode ser mais adequada se você busca um ambiente controlado, com uma grande variedade de equipamentos (sobretudo musculação) e o conforto de treinar em qualquer condição climática. É ideal para quem valoriza privacidade e segurança.
Já a academia ao ar livre é um modelo de movimento mecânico, que apresenta maior queima calórica, dada a natureza aeróbica dos seus equipamentos. É o modelo mais espaçoso, que proporciona contato com a natureza e ar fresco.
As duas categorias de academia são plataformas de desenvolvimento do corpo e da manutenção da saúde. Cada um dos dois modelos tem suas próprias características e detalhes que fazem toda diferença.
As principais características da academia indoor
A academia indoor é um modelo estabelecido no mundo todo e permite que as pessoas pratiquem exercícios de musculação e aeróbicos com ampla gama de aparelhagem mecânica e digital, permitindo treinos mais diversificados.
Nesses locais, a infraestrutura, por ser fechada, conta com sistema de refrigeração do ambiente. Essa comodidade também faz com que a prática não seja prejudicada pelos efeitos do clima e do tempo, como a chuva.
Outra característica da academia indoor é a presença de profissionais orientadores qualificados para atividades físicas. Eles traçam planos de exercícios personalizados para cada frequentador, além de supervisionarem a execução.
A academia indoor também permite que os praticantes regulem a carga e o peso utilizados nos aparelhos. Isso ajuda a manter o plano de treinos de acordo com o planejamento do professor.
Atualmente, a maior parte desse modelo possui tecnologias que apresentam maior comodidade aos usuários, como televisão, acesso à internet e, até mesmo, cadeiras de massagem.
As particulares da academia ao ar livre
A academia ao ar livre é um modelo adotado em diversos ambientes, especialmente praças, parques, condomínios, empresas e outros locais em que ela é oferecida gratuitamente para um grupo de pessoas.
Todos os equipamentos são mecânicos e possibilitam a execução de diversos tipos de exercícios, cujo foco maior está relacionado à saúde e não à estética, como no caso das academias indoor.
Os aparelhos instalados em academias ao ar livre não têm regulagem de carga e trabalham com o peso do próprio corpo, o que garante uma padronização e, ao mesmo tempo, proporciona maior segurança ao desempenhar o exercício. Ademais, não é necessária a presença de um professor/orientador físico.
As vantagens e desvantagens de cada tipo de academia
Caso esteja em dúvida entre a academia indoor ou ao ar livre, entender as vantagens de cada tipo de estrutura pode auxiliar na tomada de decisão. Ambas as academias podem ser mais ou menos úteis para diferentes grupos de pessoas e contextos.
Aspectos favoráveis e desfavoráveis da academia indoor
A academia indoor apresenta um benefício importante: seu funcionamento não está sujeito à variação do clima. Com chuva, sol ou fortes ventos, não há nenhum fator natural que interfira em sua operação. Além disso, por conta da iluminação elétrica, ela pode ser usada à noite sem nenhuma restrição.
Esses fatores proporcionam constância dos treinos ao longo do dia e dos meses, assegurando que se faça exercícios na quantidade recomendada para, assim, sair da zona de perigo do sedentarismo.
No entanto, o ambiente fechado não agrada a algumas pessoas, pois podem sentir-se “presas”, preferindo estar ao ar livre, em contato com a natureza.
A presença de um professor é outro fator positivo, já que ele pode acompanhar o treino, corrigindo erros e orientando para um exercício ideal. Os planos personalizados para cada aluno é outra vantagem interessante das academias indoor.
Dentre as desvantagens desse modelo estão o custo. As academias indoor costumam cobrar um valor mensal, semestral ou anual dos usuários para manutenção do espaço e dos equipamentos e para o pagamento dos instrutores.
Pontos positivos e negativos da academia ao ar livre
A academia ao ar livre é um ambiente de interação, sem restrição de usuários e bastante democrático. Os aparelhos podem ser usados tanto por jovens quanto por pessoas idosas com restrições, mas que precisam manter o corpo ativo. Além disso, a sua infraestrutura pode ser montada em qualquer local, como:
- praças;
- condomínios;
- empresas;
- pátios de shoppings;
- clubes;
- associações.
Outro ponto positivo da academia ao ar livre é a possibilidade de aproveitar a ventilação e a iluminação natural. Sendo assim, é uma forma saudável de desfrutar da natureza durante a prática de exercícios. Em locais iluminados durante a noite, não existe restrições para que os praticantes utilizem os aparelhos. Ainda, alguns projetos são beneficiados com a iluminação com lâmpadas de LED.
Esse modelo é totalmente gratuito para os participantes, que podem se valer de bons aparelhos, todos à disposição. Aliás, atualmente, há uma grande variedade de equipamentos mecânicos de fácil uso, muitos deles sendo até mesmo híbridos.
No entanto, para quem deseja praticar treinos de musculação mais intensos, pode não ser o modelo ideal, uma vez que os equipamentos são básicos e limitados. Esses indivíduos costumam priorizar a estética, os quais não são o público-alvo dessa modalidade de academia.
A exposição e a falta de privacidade é uma desvantagem. Por estarem localizados em espaços públicos e abertos, as academias ao ar livre possibilitam que os transeuntes e curiosos observem os usuários durante a prática de exercícios, o que pode ser desconfortável.
Por não possuir um instrutor que auxilie a condução dos exercícios, é preciso estar atento às posições e intensidades em que se realiza os exercícios para evitar danos musculares, articulares e ósseos.
Fornecimento de equipamentos de academias ao ar livre
Montar uma estrutura de academia ao ar livre pode ser um processo simples, desde que você conte com uma empresa especializada, com expertise para fornecer os melhores aparelhos. A Ginast é uma companhia que fabrica e distribui equipamentos de ginástica para empresas de todo Brasil, com projetos especializados capazes de atender todas as necessidades do cliente.
Na Ginast, o planejamento é customizado de acordo com o espaço disponível e os aparelhos desejados para a academia, seja ela em local público, seja dentro de espaços privados. Um dos diferenciais da empresa é a oferta de aparelhagem de qualidade, sempre de olho no que há de melhor em infraestrutura para academias ao ar livre.
Além disso, também oferecemos dois anos de garantia em equipamentos certificados, produzidos em polegadas robustas e com componentes de primeira linha. A empresa tem frota própria, logo, faz a entrega dos aparelhos para todo o Brasil.
Entre academia indoor ou ao ar livre, há sempre muitos fatores a serem analisados para desenvolver o projeto perfeito para seu ambiente, seja ele uma empresa, seja uma praça ou um clube. Em qualquer um dos casos, a escolha de bons fornecedores é a chave para um resultado de qualidade.
Explore as opções, considere suas prioridades e tome a decisão que proporcionará o melhor retorno para seu bem-estar e saúde. Entre em contato conosco!
Deixe um comentário