Clique aqui e envie sua mensagem

5 Dicas Para Quem Precisa se Exercitar Mas Não Sabe Por Onde Começar

Nem sempre é fácil começar a exercitar, mas o segredo é persistir na prática e focar nos resultados que você deseja

Cada vez mais as pessoas estão percebendo que os exercícios físicos são fundamentais para a saúde, para a aparência e para a qualidade de vida.

No entanto, ainda têm aqueles que resistem aos benefícios dessas atividades e precisam de muito estímulo para começar a se exercitar.

Se esse é o seu caso, saiba que você não está sozinho: segundo uma pesquisa realizada pelo Governo Federal, quase metade da população brasileira é sedentária!

É comum que um risco para a saúde seja o gatilho que faz com que as pessoas comecem a se exercitar.

Para não ser vista como obrigação, a tarefa pode ser cumprida de uma forma agradável, fazendo com que o novato se empolgue com a prática, passe a aproveitar cada vez mais seus momentos de atividades físicas e foque ainda mais nas metas que devem ser cumpridas.

A falta de tempo também não é mais desculpa para não iniciar em um treino. Se você organizar a sua agenda, com certeza vai conseguir encontrar opções de apenas 30 minutos diariamente para realizar a prática, ou duas vezes por semana por uma hora e meia, ou três vezes por uma hora…

Nem precisa ir muito longe de casa ou do trabalho para isso, pois existem diversas academias ao ar livre espalhadas pelas cidades.

Além disso, dependendo do tipo de atividade, você pode realizar o seu treinamento dentro da sua própria casa.

Antes de começar a praticar, é muito importante verificar se você está autorizado a praticar determinado exercício, principalmente se você tiver alguma doença crônica ou limitações corporais.

Por isso, vá ao médico com antecedência. Depois disso, é só seguir a lista abaixo para iniciar e gostar do que você vai fazer.

Adote uma dieta equilibrada

Se você ainda não consome todos os tipos de alimentos regularmente, esse é o momento para incluir no seu prato todos os nutrientes que melhorarão a sua saúde e, ainda, darão disposição para o treino.

Tente se consultar com um nutricionista para que ele possa elaborar uma dieta com porções adequadas para o seu objetivo, como perder peso, reduzir o colesterol, ganhar músculos e outros.

Também é importante prestar atenção no que você vai comer antes do treino: carboidratos e proteínas uma hora antes são as melhores opções para dar energia e melhorar o desempenho durante o exercício.

Pesquise as opções para praticar exercícios

Existem inúmeros tipos de atividade física, que você pode realizar em vários períodos e em diferentes lugares.

Para escolher a prática certa para você, é preciso levar em conta a sua meta, a sua adaptação, a localização, o tempo e o orçamento que você tem disponível para se dedicar.

Nunca escolha um exercício só porque ele está na moda: prefira realizar uma aula demonstrativa no local para pensar se ele é mesmo adequado para você.

Em alguns locais, como nas academias ao ar livre e nos parques, você consegue se exercitar gratuitamente, enquanto que algumas academias, principalmente as mais especializadas, cobram caro pelo uso.

Adquira o equipamento necessários para treinar

Cada prática vai exigir um equipamento diferente para ser realizada da forma correta, obtendo o máximo de desempenho e melhorando a cada dia.

Verifique quais são os itens essenciais que você vai precisar e adquira os que você não tiver em casa.

Na maioria das vezes, leggings, shorts, calças, camisetas, tops e jaquetas de tecidos maleáveis e permeáveis são suficientes para iniciar na atividade.

Entretanto, algumas opções, como ioga e boxe, exigem um tapete e um par de luvas pessoais e intransferíveis já na primeira aula.

Arranje uma companhia para a prática de atividade físicas

Ter uma companhia para treinar estimula a continuar a pratica de exercícios com frequência.

Você não precisa se exercitar sozinho! Arranje um companheiro para ajudar a enfrentar o duro período de iniciar em uma modalidade de exercícios.

Convide um familiar que também está precisando mudar para ter hábitos mais saudáveis ou se aproxime daquele amigo que sempre posta fotos de academia nas redes sociais.

Você também pode procurar um exercício físico que possa ser praticado em grupo, como a corrida.

De acordo com pesquisadores, se exercitar na companhia de alguém melhora o seu desempenho.

Além disso, você fica mais motivado, pois sabe que vai encontrar uma pessoa querida e terá menos chances de furar o compromisso com ela.

Não falte aos seus treinos

Evite ao máximo cabular o seu treino, ainda mais quando você está apenas começando a praticar.

Ao faltar às aulas iniciais, quando você ainda não está totalmente comprometido com o seu objetivo, você sairá com a sensação de impunidade e tenderá a faltar “só dessa vez” no próximo treino.

Persista, porque assim que os resultados começarem a aparecer, você vai se sentir muito mais motivado e engajado na atividade escolhida.

Lembre-se de que eles não vão acontecer do dia para a noite, e muito menos sem o seu esforço físico.

Se você realmente não puder comparecer a uma ou outra prática, tente repor no dia seguinte e, se não for possível, faça algum exercício físico mais fácil, como treinar na academia ao ar livre ou subir as escadas do seu prédio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0