Clique aqui e envie sua mensagem

Como montar um parquinho infantil com mais segurança

Como montar um parquinho infantil com mais segurança

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 4 mil crianças foram internadas no SUS em decorrência de acidentes associados ao uso de parquinhos. Esse dado é extremamente grave e suscita a necessidade de aumentar a preocupação quanto a segurança dos playgrounds infantis, como o uso de materiais para garantir a segurança das crianças e o cumprimento das Normas ABNT para Playground.

As Normas ABNT 16071:2012 foram revisadas ainda em 2012, porém, mais de 10 anos após, ainda não são suficientemente divulgadas e conhecidas. Apesar de normatizar as medidas de segurança necessárias para a construção de parquinhos, infelizmente, essas normas ainda não são consideradas obrigatórias. 

Levando em conta a importância de ampliar a segurança nos parquinhos infantis, preparamos esse material para que você saiba como e o que evitar para garantir a proteção dos pequenos contra feridas e lesões nos parquinhos.

Segurança nos parquinhos infantis

Quem já teve contato com crianças sabe que essa é uma fase de muita curiosidade e também de descoberta. Isso vale para as brincadeiras, pois o ato de brincar é algo importante para o aprendizado das crianças. Entretanto, é importante ter atenção para quando isso pode colocar em risco as próprias crianças. 

No caso dos playgrounds isso se vê claramente, pois caso os brinquedos não sejam pensados para que as crianças não tenham ferimentos, lesões ou sofram acidentes, é muito mais provável que esses problemas venham a ocorrer, devido a própria dinâmica das brincadeiras infantis, nas quais as crianças ficam eufóricas, agitadas e podem não prestar muita atenção na prevenção de danos que deve ser instruída previamente.

O que evitar para ter mais segurança nos playgrounds

Algumas atitudes podem ser tomadas para evitar que haja danos a segurança dos pequenos no Playground infantil. Um deles é não adquirir um playground infantil usado. Embora isso possa parecer uma uma boa pedida para redução de cursos e também para montar um espaço mais sustentável, na verdade, esse tipo de parquinho esconde riscos sobre a qualidade dos brinquedos que podem pôr em risco a sua vida útil e ocasionar acidentes.

Além disso, os playgrounds de madeira também não são uma boa ideia por causa do excesso de manutenções, risco de proliferação de fungos por causa da difícil higienização e também mais potencial de gerar acidentes. Também é importante salientar que esse tipo de material costuma soltar farpas, o que pode ocasionar lesões nos pequenos. 

Como deve ser um parquinho infantil com mais segurança

Para que sejam seguros, os parquinhos precisam seguir as Normas 16071 da ABNT. Nessa norma, diversos fatores que visam a segurança das crianças são pensados a respeito de como deve ser o design dos produtos.

Apesar de não ser obrigatória, essas normas permitem que os brinquedos sejam o mais seguros possível para as crianças e por essa razão é preciso ser seguida.  Brinquedos sem cantos ou quinas, espaço suficiente entre plataformas e bases , proteções nos cantos e parafusos e bem como a técnica de pintura e tratamento adequados para proteger contra a ferrugem. 

Esperamos que esse material tenha sido útil e que ajude a proporcionar cada vez mais segurança nos parquinhos infantis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0