Conheça detalhes do mercado de pets e veja oportunidades de investimento no ramo
O mercado de pets no Brasil aumenta a cada dia, porque esse é o país com a terceira maior população de animais de estimação no mundo. Dessa forma, veja números sobre esta área que deve ter crescimento relevante no ano de 2022 e veja como investir no setor.
O que é o mercado de pets?
Este termo diz respeito à parcela de mercado responsável pelos cuidados com os animais de estimação. Do mesmo modo, abrange serviços com este foco, mas também as indústrias e lojas voltadas aos bichinhos.
Quais são os segmentos?
O mercado de pets se divide em alguns segmentos, como todos os ramos. Por isso, veja na lista a seguir como se dá a divisão deste setor para saber quais os campos de investimento possíveis:
- Área de cuidados;
- Pet food;
- Indústria;
- Medicamentos, além de serviços.
Nestes campos, há ainda algumas subdivisões, como é o caso do setor de alimentação. Em suma, a projeção de crescimento deste mercado é alta devido ao número de animais no país.
Impactos do mercado de pets
Os setores da indústria pet já representam cerca de 0,36% do PIB no Brasil. Em suma, este é um número de grande expressão no mundo todo, o que atrai os olhares para este mercado.
A pandemia teve relação com os números?
Devido ao avanço da pandemia de Covid-19, os números de adoção no país foram recorde, o que causou um impacto direto na economia. Com isso, em 2020 e 2021 o mercado de pets chegou a faturar mais de US $10 bilhões.
Ainda por conta do isolamento, o contato dos donos com seus pets foi muito maior. Então, cresceu ainda mais os cuidados com os mesmos, o que tem tudo para virar uma tendência, de acordo com previsões.
Como está o mercado de pets hoje?
No início do ano de 2022, havia uma previsão de que o setor cresceria 14% em relação ao ano anterior. Além disso, o Brasil já é o terceiro lugar no ranking mundial de maiores mercados de pets.
Por que investir na área?
Devido ao crescimento e às previsões do mercado, os números devem crescer nos próximos anos. Mas, você pode pensar em investir em Pet shops por exemplo por conta da população de animais domésticos do país.
Há ainda uma previsão de alta até mesmo nos cursos de cuidados com animais e medicina veterinária. Afinal, a visão das pessoas ao setor de Pet care mudou e já há consciência da sua importância.
Números do mercado de pets em 2022
Os números de 2022 já são altos e só nos três primeiros meses já cresceram mais de 16% comparado ao mesmo período de 2021. Então, a expectativa é que a previsão seja superada.
O mercado de pets é promissor?
Pesquisas preveem que até 2026 o mercado de pets cresça em até 70%, se mantiver os números dos últimos períodos. Mas, os dados deste ano se dividem nas seguintes parcelas, para que você possa entender melhor:
- 56% no pet food;
- 10% em compra e vendas de animais;
- R$5,8 bi no segmento de pet vet.
O restante vai se dividir entre as outras porções do mercado. No entanto, a maior parte desses valores ainda circula em negócios físicos, mas os e-commerces cresceram muito na para também.
Vantagens de atuar no mercado de pets
Uma das principais vantagens de atuar no mercado de pets é o baixo investimento que o setor demanda. Da mesma forma, veja a seguir mais dados que vão te trazer à consciência dessa oportunidade:
- Variedade de segmentos;
- Números apontam crescimentos;
- Mudança no perfil dos tutores.
O último ponto é o que mais merece destaque, pois já existem animais de estimação em mais de 37 milhões de lares no Brasil. Por outro lado, o número mostra como o vínculo da população com estes é forte.
Como faturar no mercado de pets?
É possível investir em pet shops que prestem serviços de cuidados com os bichinhos. Portanto, você também pode investir em outros tipos de negócios que estão em alta, como é o caso de:
- Hotéis e creches para animais;
- Pet vet e clínica médica;
- Vendas de itens tecnológicos.
A indústria pet avança no sentido de criar novos produtos para o bem estar dos seus companheiros. Por isso, já existem até serviços de transporte especializados na locomoção dos animais.
Oportunidades de negócios no mercado de pets
Sem dúvidas, investir no mercado de pets é uma boa oportunidade de negócios, seja ele no âmbito local ou um empreendimento online. Isso porque o Brasil registrou cerca de 5,9% dos valores movimentados apenas em e-commerces.
Tendências do mercado de pets
Criar locais voltados ao pet care é uma das melhores opções de investimento. No entanto, uma forte tendência é o setor de alimentação, principalmente o de comidas naturais voltadas à cães e gatos.
A princípio, ainda existe uma carência muito grande no mercado para um atendimento mais humanizado aos animais. Desse modo, esta pode ser uma grande chance de faturar e ainda cuidar de quem faz a vida de muita gente mais feliz.
Imagem de Freepik
Deixe um comentário