No Brasil, as academias ao ar livre estão causando mudanças – para melhor – nas cidades e na população
Elas já invadiram o espaço urbano e agora, é difícil lembrar de uma grande cidade que não conte com um espaço de prática de atividade física gratuitamente.
As academias ao ar livre fazem parte de um projeto essencial para a população e é por isso que elas estão no planejamento urbano das principais cidades do Brasil.
Esse tipo de local é um verdadeiro investimento das prefeituras.
As academias ao ar livre ajudam a população a entrar em forma e ficar saudáveis, oferecem opções de lazer para os moradores das proximidades e revitalizam áreas que antes estavam abandonadas ou subutilizadas.
Grandes cidades
Tudo isso reflete na queda das despesas do governo local, como gastos com saúde e segurança pública.
A obesidade, por exemplo, é responsável por despesas de aproximadamente meio milhão de reais por ano para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Já o aproveitamento das áreas públicas, como uma praça, estimula a permanência dos usuários, o que as torna mais vigiadas e seguras, reduzindo os índices de criminalidade dos arredores.
Além dos benefícios mais previsíveis para os habitantes e para as prefeituras, a instalação de uma academia ao ar livre continua a trazer melhorias que vão durar muito tempo.
Iluminação, banheiros públicos e desenvolvimento do comércio local são só alguns exemplos do que pode acontecer após o período de consolidação do espaço.
É o que está sendo observado em algumas das capitais mais importantes do, que são referências para diversos urbanistas e arquitetos que planejam as mudanças bem aí onde você mora. Conheça quais são elas:
São Paulo
Uma das principais cidades do Brasil, São Paulo já tem instalado mais de 500 academias em todos os cantos do município, pois, como a cidade tem grande extensão e muitas diferenças sociais, moradores de diversos locais e rendas podem se exercitar fora de casa sem pagar nada.
O destaque é o Parque Ibirapuera, tradicional reduto dos esportistas paulistanos.
A partir dessa iniciativa, muitas outras começaram a surgir, sejam propostas da prefeitura ou de cidadãos que promovem passeios de bicicleta, aulas de ioga no parque, grupos de corrida em universidades e muitas outras.
Rio de Janeiro
A Cidade Maravilhosa tem um histórico muito positivo em relação à prática de atividades que fortalecem o corpo e aperfeiçoam a aparência.
Com seus calçadões amplos, areias quentes e um mar refrescante, é frequente se deparar com atletas praticando corrida, futevôlei e surf.
A instalação de academias ao ar livre já chegou a aproximadamente 200 locais, muitas delas adequadas também para deficientes físicos, e não demoraram para fazer sucesso, com cada vez mais praticantes.
Belo Horizonte
A capital de Minas Gerais já possui um grande atrativo natural para estimular a prática de exercícios físicos e a tomada do espaço público: a lagoa da Pampulha.
No local, diariamente jovens, adultos e idosos caminham e praticam atividades físicas nas academias, além de realizarem atividades de lazer, como piqueniques e pescarias.
Entretanto, esse é só um dos 200 pontos em que há uma academia ao ar livre na cidade, pois elas foram pensadas para atender toda a população que quer entrar em forma.
Curitiba
Referência em planejamento urbano, Curitiba já possui quase 200 espaços onde a população pode se exercitar gratuitamente.
A cidade, que também é conhecida por sua densidade de pessoas idosas, agora possui várias opções de locais onde essa população pode treinar para melhorar a saúde, fazer novos amigos, sair de casa e ter mais independência no dia a dia.
As academias são usadas principalmente durante a manhã e no final da tarde, quando pessoas de todas as idades se misturam para ficar em forma.
Florianópolis
Líder no ranking das cidades mais saudáveis no país, “Floripa” é a cidade no Brasil onde as pessoas mais praticam exercícios físicos e ingerem frutas e legumes, e, por isso, os espaços de treino ao ar livre em pouco tempo se tornaram sucesso para os moradores da capital de Santa Catarina.
A instalação em 50 locais, ainda, é um verdadeiro incentivo para a população que ainda não aderiu a este hábito essencial para melhorar a saúde, seja nos parques, nas praças ou nas ruas principais.
Brasília
Totalmente planejada para atender as necessidades políticas do país, Brasília está se adaptando para melhorar a qualidade de vida e a saúde de seus habitantes.
É por isso que a capital já possui aproximadamente 160 academias em pleno funcionamento, além de ciclofaixas que auxiliam a melhorar a poluição na região.
Os moradores que treinam nesses espaços estão sempre atentos às condições meteorológicas, pois o clima quente e o ar seco exigem hidratação redobrada na hora de começar a se exercitar.