Simulador de caminhada: quais são os benefícios para a saúde?

Simulador de caminhada: quais são os benefícios para a saúde?

Compartilhe:

Simples e até aparentemente sem graça, caminhadas conferem benefícios essenciais para um corpo e uma vida mais saudáveis

A caminhada é uma das atividades aeróbicas mais simples que podem ser adotadas para manter a boa forma e a saúde da mente e do corpo. Também é uma das mais recomendadas para pessoas de qualquer idade ou nível de condicionamento físico.

Entre os principais objetivos da caminhada está o combate ao sedentarismo (que é a falta de atividades físicas regulares). Pode parecer algo inofensivo, mas só parece. Pois segundo pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde) é contribuinte para uma em cada seis mortes no mundo.

No Brasil, o sedentarismo é um dos maiores causadores de problemas de saúde, e cerca de 46% da população é sedentária. Dentre esses males causados estão, além do sobrepeso e obesidade, doenças crônicas e cardiovasculares como a diabetes, infarto, hipertensão.

Trata-se de um problema tão sério que a OMS criou até mesmo o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, que ocorre todo dia 10 de Março. Nesta data um forte apelo é feito no mundo todo para a prática de exercícios físicos para assegurar uma melhor saúde. E a caminhada é uma das atividades mais recomendadas.

Neste artigo você entenderá mais sobre esse exercício, como começar a prática e quais os benefícios que ela confere a sua saúde.

simulador de caminhada

Veja também – Como queimar gordura abdominal? Descubra e comece agora!

Entendendo a caminhada: por que mesmo simples é uma das atividades mais recomendadas e praticadas

A caminhada é uma das atividades físicas mais adotadas. Também é uma das mais recomendadas para quem está começando a se exercitar. E a causa para isso está justamente na sua simplicidade.

Basta calçar um tênis, vestir uma roupa mais confortável. escolher um trajeto determinado para a atividade e caminhar. E mesmo que não seja possível andar por uma praça, é possível ainda improvisar a atividade física em um simulador de caminhada.

O ideal é sempre começar com a caminhada em marcha lenta, mesmo que a pessoa não esteja com obesidade ou sobrepeso.

Mas, e quando a vontade de acelerar o passo vem?

Caminhada ou corrida, qual o melhor?

Quem caminha há um tempo, ou começa a praticar essa atividade aeróbica sabe bem que uma hora ou outra dá vontade ir mais rápido. Primeiro com os trotes, e depois com o ato de correr mesmo.

Pois bem, muitas pessoas que iniciam suas atividades físicas com esses exercícios se perguntam às vezes qual dos dois é melhor para a saúde, correr ou caminhar. E em tese, muitos acreditam que o ato de correr seja melhor, pois há maior gasto calórico.

No entanto, as duas atividades possuem benefícios e objetivos um pouco diferentes, devendo assim ser intercaladas.

Na corrida têm-se, por exemplo, maior facilidade para perder peso, gerar mais endorfina para o corpo, garantir um sono melhor e desenvolver os músculos.

Já na caminhada são mais beneficiados o coração, sistema imunológico, fortalecimento dos ossos e melhorar a resistência a sofrer lesões.

Você verá mais benefícios da caminhada – e em maiores detalhes – em um tópico seguinte. O necessário neste ponto é que entenda que correr ou caminhar atende a objetivos diferentes e devem ser complementados um com outro.

Não deixe de ver – Melhor pré-treino: o que comer antes e depois das atividades físicas?

Andar numa praça, pista ou simulador de caminhada: como começar a prática?

Uma dúvida comum que pessoas sedentárias têm na hora de começar a fazer atividades físicas, como a caminhada, encontra-se no seu início prático.

Preferencialmente, é bom fazer um exame médico antes de começar qualquer atividade física para saber seu nível de condicionamento. Ou seja, o quanto seu corpo suporta de atividade física.

Assumindo que você já tenha feito um, podemos passar para o início prático. Onde a primeira coisa a se fazer é definir um local para caminhar. Praças, parques e até pistas pouco movimentadas de manhã são ideais.

Porém, se você não pode fazer seus exercícios de manhã por falta de tempo, utilizar um simulador de caminhada durante a tarde ou mesmo a noite também é útil.

Escolhido o local e forma para começar a caminhada, estabeleça uma meta inicial, seja de distância a ser percorrida quanto de tempo para caminhar. Lembre-se de respeitar sempre seus limites e não começar sua rotina de caminhadas com distâncias que seu corpo não consegue dar conta.

Ah, também não se esqueça de fazer um aquecimento antes de caminhar para evitar lesões e mantenha-se hidratado durante todo o percurso da caminhada.

simulador de caminhada

Confira mais – Verdades e mitos sobre exercícios físicos: Será que você está por dentro?

Principais benefícios da caminhada para a saúde da mente e do corpo

Antes de finalizar o conteúdo, precisamos que saiba alguns benefícios a saúde que farão parte da sua vida assim que adotar a caminhada. Seja ela feita em uma praça, parque ou mesmo em um simulador de caminhada, não importa. Os benefícios conferidos são os mesmos e dependem apenas da sua prática.

  • Queima de calorias: Mesmo a corrida sendo melhor para esse objetivo, a caminha consegue queimar muitas calorias do corpo. Em cerca de uma hora deste exercício é possível queimar até 500 calorias sem se sobrecarregar;
  • Fortalece o sistema cardiorrespiratório: As calorias queimadas pela caminhada ajudam a eliminar gorduras em artérias que podem causar complicações na respiração e saúde do coração. Além disso, com a prática contínua, você passa a ter mais fôlego e resistência cardíaca;
  • Previne e combate a diabetes: A caminhada praticada com regularidade, mesmo que por 20 ou 30 minutos ao dia, pode prevenir ou ajudar a controlar a diabetes. Isso porque caminhar ajuda na liberação de insulina, responsável por absorver a glicose e diminuir a taxa de açúcar no sangue;
  • Protege contra a demência e outras complicações cerebrais: A caminhada melhora o fluxo sanguíneo cerebral e diminui o risco de doenças vasculares.

E esses são apenas alguns dos benefícios da caminhada, ela ainda ajuda em outras coisas como na socialização por exemplo. Afinal, dá pra conhecer pessoas num parque enquanto caminha e fazer amizades, bem como convidar amigos para caminhar junto.

E então, vamos começar a mudar os hábitos? Comece agora mesmo a se exercitar na academia ao ar livre mais próxima de você!

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.