Instalação de uma academia ao ar livre: quanto tempo leva?

Instalação de uma academia ao ar livre: quanto tempo leva?

Compartilhe:

Procedimento é prático e leva menos tempo do que você imagina

Esse tipo de academia está em franco crescimento, seja em regiões públicas ou privadas, de parques e praças a condomínios e empresas, mas um ponto que pode causar dúvidas além do projeto academia ao ar livre é sua instalação.

Por se tratarem de equipamentos de grande porte e que são instalados em áreas abertas, pode parecer que sua instalação seja complicada ou demore muito tempo, o que felizmente não é verdade.

Vamos esclarecer as dúvidas sobre este assunto para mostrar a você que o processo pode ser feito rapidamente e com alta qualidade.

É demorado fazer a instalação de acordo com o projeto academia ao ar livre?

Não. Embora o prazo possa depender das pessoas e eventuais maquinários envolvidos na construção, é possível que ele esteja concluído em menos de 3 semanas. As principais etapas envolvidas para colocar o projeto de academia ao ar livre em prática são as seguintes:

Escolha do local para instalação

A primeira etapa é saber onde os equipamentos serão instalados, o que pode ser feito em praças, parques, espaços públicos em geral, áreas comuns de condomínios e empresas e até mesmo academias tradicionais, entre outras opções.

Essa é uma decisão benéfica a todos os envolvidos, já que os aparelhos de academia ao ar livre podem revitalizar seu bairro e também valorizar empreendimentos, além de trazer qualidade de vida à população.

Seleção dos equipamentos

O próximo passo é escolher os equipamentos que serão instalados ali, o que varia de acordo com as pessoas que a utilizarão, o espaço disponível e o projeto de academia ao ar livre que os envolvidos têm em mente.

É preciso analisar com cuidado o espaço disponível para saber quais equipamentos escolher, já que cada um deles demanda uma área diferente, além do espaço que deve haver entre os aparelhos para a locomoção dos usuários.

Elaboração do projeto academia ao ar livre

Além da parte material, também é importante ter um projeto personalizado, de modo a conseguir visualizar exatamente como ele ficará no final da instalação e também de incentivar a conclusão do projeto para os responsáveis pela tomada de decisão.

Mesmo que haja custos envolvidos, não há dúvidas de que vale a pena ter um projeto academia ao ar livre personalizado, o que inclusive ajuda na hora de se basear para instalar cada um em seu respectivo lugar.

Instalação dos equipamentos

Aqui, chegamos em nosso ponto principal, que é quando o projeto já aprovado dá lugar para a instalação, o que efetivamente transformará aquele plano em realidade.

Como visto anteriormente, os prazos podem chegar a até 3 semanas, embora seja possível concluí-los mais rapidamente de acordo com a mão de obra e os equipamentos disponíveis para tal.

O primeiro passo é aplainar e cimentar o solo, o que é fundamental não apenas para a instalação dos equipamentos como também para que as pessoas que utilizarão o espaço para fazer seus exercícios físicos tenham maior conforto e segurança.

Nessa cimentação, é preciso deixar o espaço da base dos equipamentos de academia ao ar livre disponíveis. Caso contrário, o cimento terá que ser quebrado de acordo com o tamanho dessa base, o que adiciona uma nova tarefa.

Depois que o cimento estiver devidamente seco, é chegada a hora de instalar os aparelhos. Se os espaços já estiverem livres, o processo fica ainda mais fácil

Há um manual de instruções para cada aparelho, além do suporte do fabricante, o que ajuda os pedreiros e outros profissionais envolvidos no desempenho de seu trabalho.

Profissional montando aparelho de academia ao ar livre

É importante ressaltar que essa cimentação é uma das principais etapas do processo, já que é ela que mantém os equipamentos presos ao solo, o que por sua vez traz a segurança de que os praticantes de exercícios físicos precisam.

Não é obrigatório que haja um grande grupo de pessoas envolvidas nessa etapa ou maquinário de grande porte, já que a montagem é realizada de maneira relativamente rápida.

Depois que a cimentação dos aparelhos estiver seca, é preciso se assegurar de que ela realmente está adequada. Se sim, então o projeto de academia ao ar livre já estará disponível para uso.

Um ponto que também merece ser destacado é que as condições climáticas podem influenciar no prazo. Quanto mais seco e quente estiver o tempo, menor será o tempo necessário para que a cimentação esteja em seu perfeito estado.

Projeto academia ao ar livre demanda um bom planejamento

Não há maiores complicações que impeçam a instalação da academia, que é um investimento com custo-benefício incomparável, tanto pelo potencial de revitalização quanto pela criação de um espaço de qualidade de vida.

Quem deseja saber como o processo funciona com maior riqueza de detalhes pode baixar o e-book 11 passos para implantar uma academia ao ar livre na sua cidade, que traz todas as informações necessárias para quem deseja torná-lo em realidade.

Grandes cidades já aderiram às academias ao ar livre: apenas na capital de São Paulo, há mais de 1,1 mil espaços destinados a essa finalidade, os quais já fazem parte do cotidiano da população.

A instalação do projeto de academia ao ar livre é relativamente simples, embora demande um bom planejamento, importante para evitar gargalos ou problemas durante a obra e para que o público-alvo possa desfrutar do espaço dentro dos prazos.

O planejamento também é importante para evitar custos adicionais que possam não estar previstos no orçamento, o que seria capaz de atrasar a obra e, em casos mais graves, até de fazer com que ela tenha que ser interrompida.

Graças à praticidade que está envolvida em todo o processo, desde a aquisição dos equipamentos até a elaboração de um projeto e sua instalação, recomenda-se que construtoras, prefeituras, subprefeituras, empreiteiras e empresas considerem a proposta.

As melhorias trazidas na saúde física, mental e emocional de quem praticará os exercícios físicos são nítidas e podem ser percebidas já a curto prazo, o que impacta positivamente até mesmo no espaço e nas pessoas ao redor e faz valer o investimento no projeto academia ao ar livre.

Aproveite a oportunidade e invista em uma academia ao ar livre. Certamente, a agilidade na instalação e os benefícios proporcionados pelo espaço superam por muito o investimento financeiro necessário.

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.