Entenda como otimizar o processo de compras da sua construtora!

Entenda como otimizar o processo de compras da sua construtora!

Compartilhe:

Gerir uma construtora não é fácil, pelo contrário: essa tarefa requer atenção com vários setores, como de recursos humanos, financeiro, tributário, além da relação com o processo de compras.

Tudo isso compõe a estrutura essencial para o bom andamento do negócio, mas o processo de compras é uma parte que deve estar em constante avaliação. Por sua importância, ele pode significar um serviço final com mais qualidade e, claro, mais economia para a empresa.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira a importância de otimizar o processo de compras. Vamos lá?

O que é processo de compras?

Toda empresa que industrializa algo ou oferece algum serviço precisa de matéria-prima para a realização de sua atividade. Para tanto, é necessário buscar os fornecedores, realizar a compra, montar o estoque e controlar o que é utilizado.

Essa dinâmica é chamada de processo de compras. Geralmente, as aquisições são realizadas conforme as frentes de trabalho avançam, mas com uma boa gestão, é possível conseguir melhores condições de negociação com os fornecedores e deixar o estoque sempre organizado.

A partir de um bom planejamento é possível, inclusive, agendar entregas e chegadas de materiais. Dessa forma, o estoque não fica abarrotado e a matéria-prima consegue ser utilizada dentro de sua validade.

Ao final, a otimização do processo de compras significa mais dinheiro economizado. Logo, insira esse procedimento em sua construtora e aumente o valor do caixa apenas com mais organização e planejamento.

Qual a importância de contar com esse processo?

Otimizar o processo de compras pode gerar grandes benefícios à construtora: economia, construção de um bom relacionamento com fornecedores e maior controle do dia a dia da empresa são os principais deles.

A primeira vantagem do processo é a economia. Justamente porque, a partir de mais organização para adquirir os materiais necessários, evita-se o desperdício e a compra de forma exagerada dos insumos.

Ao final, mais dinheiro em caixa significa um bônus ou a possibilidade de uso desse valor em outras áreas da empresa, para melhoria do próprio cotidiano de trabalho.

Construir um bom relacionamento com fornecedores também é uma ótima vantagem. A partir de uma boa ligação comercial, a construtora pode contar com melhores condições de negócio, prazos cumpridos com mais afinco e mais satisfação.

Além desses importantes resultados, o processo de compras também se resume em mais organização no dia a dia da construtora. Com um registro das entradas e saídas, é possível verificar o que deve ser adquirido com mais frequência, as quantidades ideais, bem como supervisionar o material usado pela equipe.

Contar com um processo de compras eficiente trará apenas vantagens para a construtora. Sendo assim, implemente-o ainda hoje e veja a diferença no cotidiano de seu negócio.

Como essa otimização pode ser feita?

Um processo tão importante pode ser implementado com atitudes simples em sua construtora. Descubra agora quais são elas!

Faça benchmarking

O benchmarking nada mais é do que a verificação de como a concorrência trabalha. Isso não significa copiar o que outras construtoras realizam, e sim observar boas ideias e adaptá-las ao dia a dia da empresa.

Para tanto, uma ótima maneira de realizar benchmarking é se passar por um cliente e buscar os serviços da concorrência. Entre em contato com as empresas do ramo de construção, pergunte sobre o modo de trabalho, prazos, preços e outros itens relacionados à construção de um empreendimento.

Ainda, procure saber sobre a qualidade do material utilizado. Aproveite o gancho e pergunte sobre a maneira que a empresa realiza a compra dos insumos — fornecedores e frequência de compra entram nessa lista. Entenda que simular um cliente exigente pode trazer ótimas respostas.

Registre entradas e saídas

É essencial entender e registrar os materiais adquiridos e os insumos utilizados no dia a dia, justamente para verificação do andamento das construções planejadas.

Além disso, essa simples atitude permite controlar o uso do material, descobrir se está havendo desperdício, se os insumos não alcançam a data de validade devido à má estocagem, entre outros problemas.

Para tanto, conte com planilhas online ou softwares de gestão de empresas e comece ainda hoje o registro da entrada e saída de material.

Organize a gestão de fornecedores

É sempre bom ter bons contatos profissionais na agenda, principalmente quando o assunto é fornecimento de material. Por isso, procure os fornecedores do mercado, solicite orçamentos e conheça as opções oferecidas.

Participar de eventos do ramo também é uma boa ideia, já que, além de criar networking, você passa a conhecer novos nomes do mercado e, quem sabe, ótimos parceiros comerciais. Sendo assim, organize a gestão de fornecedores e faça ótimos negócios.

Estruture uma ordem de pedidos

Estruturar uma ordem de pedidos é muito importante para antecipar as necessidades, ou seja, antes mesmo do cimento acabar em um importante momento de trabalho, o setor de compras já realizou o pedido desse material.

Para tanto, é preciso saber o dia a dia da empresa, qual a média de material utilizado para o número de construções em andamento e o prazo de entrega do pedido. Logo, crie uma boa estrutura de todos esses detalhes e evite atrasos nas obras.

Separe o caixa em pagamentos e cobranças

Independentemente do ramo, é essencial separar o caixa da empresa em pagamentos e cobranças. Isso porque, apenas assim é possível realizar um levantamento claro do valor direcionado à compra de materiais e necessidades da área.

É por isso, também, que existe uma relação muito forte entre o processo de compras e a saúde financeira da construtora: uma organização saudável sabe quanto tem em caixa para gastar, realiza boas compras e, ao final do mês, fecha as contas no azul. Interessante, não?

Como vimos, contar com um processo de compras significa apenas vantagens para o dia a dia de sua construtora. Sendo assim, comece ainda hoje esse sistema e sinta todos os benefícios mencionados no conteúdo. O bolso mais cheio ao final do mês agradece!

Gostou de saber mais sobre a otimização de processos em uma construtora? Agora, compartilhe o post em suas redes sociais e convide os seus amigos à leitura! Vamos lá!

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções