O que é wellness? Como aplicar esse conceito no cotidiano?

O que é wellness? Como aplicar esse conceito no cotidiano?

Compartilhe:

Entenda melhor o que é isso e como ele pode revolucionar todos os aspectos da sua vida!

Você sabe o que é wellness? Com tradução literal “bem-estar”, ele ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo, interessados em ter uma vida melhor, tranquila e equilibrada.

Seu conceito moderno existe desde a metade do século XX, mas as origens remontam a um período muito mais antigo, quando as pessoas já procuravam por alternativas que poderiam proporcionar um bem-estar maior para o corpo e a mente.

Entenda melhor qual é a definição desse termo, como ele pode ser aplicado e quais são os benefícios que você sentirá em sua vida caso se torne um dos adeptos do wellness.

o que é wellness

O que é wellness?

É o ato de praticar hábitos saudáveis diária e constantemente para obter melhorias na saúde física e mental. Assim, será possível ter uma vida muito mais próspera, feliz e equilibrada em todas as suas esferas.

O assunto está muito em alta: o mercado global de wellness estava avaliado em US$ 3,72 trilhões no ano de 2015, o que representa um gasto de mais de US$ 10 bilhões por dia.

Ele pode ser visto até mesmo nas empresas, já que mais de 90% delas oferecem pelo menos uma iniciativa de wellness, de acordo com a pesquisa “Workplace Wellness Trends: 2017 Survey Results Report”, da International Foundation of Employee Benefit Plans.

Seu conceito moderno começou a ser aplicado nas décadas de 1950, 1960 e 1970, quando os artigos e a liderança de uma rede informal de físicos e pensadores norte-americanos definiram mais precisamente a forma como se entendia e falava sobre bem-estar na época.

Porém, quem deseja saber a fundo o que é wellness, inclusive com suas origens, precisa de uma análise abrangente, de mais de 5.000 anos atrás, já que as civilizações gregas, romanas e asiáticas influenciaram poderosamente o conceito moderno de wellness que existe atualmente.

Uma das origens foi o Ayurveda (ciência da vida), datado de mais de 7 mil anos atrás como um sistema medicinal indiano que visa conceder bem-estar físico e emocional aos seus adeptos.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) também tem relação com o conceito moderno de wellness, já que engloba principalmente técnicas e práticas de medicina alternativa, com a energia vital (chi ou qi) que circula no corpo como seu princípio básico.

A medicina da Grécia Antiga foi outra precursora, além de outros acontecimentos mais recentes, como homeopatia, hidroterapia, quiropraxia e as plantações orgânicas.

Para poder compreender melhor o real significado de wellness, é importante entender qual é a sua relação com a saúde, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é definida como um estado de bem-estar físico, mental e social completo, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.

É muito importante conhecer boas dicas para uma vida saudável, que geralmente contemplam o bem-estar físico e mental, mas quem sabe o que é wellness entende que sua aplicação é ainda mais complexa.

Um ponto fundamental para a compreensão e aplicação dos conceitos de wellness é conhecer suas dimensões, onde é possível perceber as áreas que eles podem impactar.

Quais são as dimensões do wellness?

A definição sobre o que é wellness já está bem estabelecida, mas suas dimensões podem variar de acordo com a análise e avaliação de cada um dos especialistas no assunto.

8 dimensões fundamentais em que a aplicação dos conceitos de bem-estar impacta são as seguintes:

  • Bem-estar físico: há vários benefícios de praticar atividade física, e estes são contemplados pelo wellness. Se exercitar é vital para manter uma boa saúde física, e quando se identifica que algo pode estar errado com o corpo, é determinante procurar por auxílio médico, de modo a eliminar essa dúvida e proceder com eventuais tratamentos.
  • Bem-estar intelectual: relacionado à manutenção de uma mente aberta ao encontrar ideias e conhecimentos novos. Destaca também a importância de participar de atividades culturais, escolares e junto com sua comunidade, o que contribui para o desenvolvimento do intelecto.
  • Bem-estar espiritual: instituição de um conjunto de valores que te auxiliam na procura de um sentido e um propósito para a vida. Sua representação pode vir de várias maneiras, como religião ou relaxamento, e estar bem espiritualmente é sinônimo de entender quais recursos podem ser usados para lidar com as situações cotidianas.
  • Bem-estar emocional: está diretamente ligado à compreensão dos seus sentimentos e ao fato de ter que lidar com o stress. Para seu melhor desenvolvimento, deve-se prestar atenção aos cuidados próprios, ao relaxamento e à redução de stress do dia a dia, além de buscar aprender e crescer com cada experiência.
  • Bem-estar financeiro: relacionado com o processo de aprendizagem de como gerenciar as despesas. O dinheiro é importante no dia a dia, e saber lidar bem com ele é ainda mais importante do que ter uma grande quantia. Deve-se tomar cuidado para que os bens materiais não sejam um motivo de cansaço, ansiedade e nervosismo.
  • Bem-estar ambiental: diz respeito à instituição de um estilo de vida que respeite o que está ao nosso redor, em especial a natureza, bem como a ações que visam protegê-la. Passar a se preocupar mais com o meio ambiente e sua preservação já é uma forma de desenvolver essa dimensão.
  • Bem-estar social: referente à qualidade que deve existir nos relacionamentos interpessoais. Essa dimensão não diz respeito apenas aos amigos, família e colegas, mas também a relacionamentos amorosos.
  • Bem-estar ocupacional: ligado a aproveitar seus esforços ocupacionais e também a apreciar as contribuições oferecidas no trabalho. Tal dimensão do bem-estar tem o objetivo de incentivar a satisfação pessoal e o enriquecimento que o trabalho traz à vida.

o que é wellness

Pratique diariamente o wellness e tenha benefícios em sua vida!

Entender o que é wellness é algo mais complexo do que conhecer as definições de cada dimensão: é preciso ter atitudes saudáveis em todas elas para, assim, conseguir extrair o que há de melhor nas diferentes áreas da vida.

A prática de exercícios físicos é ideal para o desenvolvimento da área física, assim como ter uma mente aberta a novos aprendizados ajuda na parte intelectual e a compreensão do seu eu interior traz benefícios ao emocional, e o mesmo se aplica às outras dimensões.

Cada uma das vertentes do wellness precisa ser exercitada. Algumas pessoas são mais desenvolvidas em certas dimensões do que em outras, o que é normal, e deve-se buscar um desenvolvimento contínuo e crescente.

Depois de conhecer o que é wellness, você já pode começar a trilhar sua trajetória rumo ao equilíbrio físico, mental, emocional, espiritual, social, financeiro, intelectual e ocupacional. Visite uma academia ao ar livre, medite, exercite suas emoções e faça o que for possível para crescer em todas as dimensões!

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.