Mude de vida agora: seis dicas para uma vida saudável

Mude de vida agora: seis dicas para uma vida saudável

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Mude de vida agora: seis dicas para uma vida saudável

Metade do ano já passou e você provavelmente já desencanou da maioria das suas promessas feitas na virada do ano. Se você começou a sentir o impacto dessa renúncia apenas agora, lembre-se: a qualquer momento você pode tomar decisões para tornar a sua vida muito mais saudável.

A seguir você conhece seis dicas para uma vida mais saudável. Algumas você com certeza já sabia, mas existem formas menos óbvias que você pode adotar para viver melhor que trarão consequências positivas para o seu dia a dia e, ainda, vão estimular hábitos que você nunca achou que seria capaz de seguir.

Vá ao médico

A ida a um clínico geral pelo menos uma vez por ano é muito importante para que você conheça a quantas anda a sua saúde. Exames básicos, como pressão, sangue e urina podem identificar hipertensão, deficiência de vitaminas, anemia, colesterol, diabetes e muitos outros.

Mesmo que você não tenha nenhum problema de saúde evidente, é importante realizar exames regulares e preventivos

Se você já possui uma alteração de saúde diagnosticada, faça o acompanhamento corretamente, conforme a solicitação do especialista, para não piorar o problema. Já quem vai começar a praticar esportes ou deseja mudar a alimentação para melhor também deve, antes de tudo, consultar o médico.

Melhore a sua alimentação

Seus hábitos alimentares impactam diretamente na sua saúde e não é só quem quer perder peso que precisa ficar de olho no que está comendo.

Tente equilibrar as suas refeições para que as calorias ingeridas sejam proporcionais a quantidade de energia que você vai gastar, consumindo preferencialmente nutrientes que farão bem ao seu organismo, como carboidratos e cereais integrais, frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos, proteínas magras e assim por diante.

Veja também: Como ter uma Alimentação Saudável e Qualidade de Vida

Você não precisa abrir mão do happy hour com os amigos ou da sobremesa: faça trocas inteligentes, substituindo o excesso de cerveja pela água ou suco natural e o doce por uma salada de frutas ou opção diet.

Melhore a satisfação com seu emprego

Pessoas em idade economicamente ativas passam pelo menos um terço do dia trabalhando. Se você não se sentir respeitado e valorizado, não cultivar relacionamentos confiáveis, não tiver um bom clima no ambiente e sequer compreender a relevância do seu trabalho, existem grandes chances de você não ter qualidade de vida no emprego.

Como consequência, você terá falta de concentração e foco, vai produzir menos e se distrair mais, e poderá levar todos esses malefícios para a sua vida pessoal. Se você se identifica com essas situações, o melhor a ser feito é procurar se adaptar de acordo com seus objetivos profissionais, ou, dependendo do caso, vale a pena partir para outra oportunidade e até mudar de área de atuação.

Faça mais atividades físicas

Entre aquelas boas e velhas dicas para uma vida mais saudável, nada melhor do que mudar de atitude e sair do sofá ou começar a levar a sério a prática de atividades físicas. Os exercícios melhoraram a saúde, fortalecem os músculos, flexibilizam o corpo, ajudam na coordenação motora e gastam energia. Por isso, eles têm que fazer parte de um novo estilo de vida diariamente.

A prática de exercícios alinhada com uma boa alimentação, trará mais motivação e diminuirá o estresse a curto-prazo. Os resultados no corpo demoram mais, mas valem a pena o esforço

Se você não está acostumado, o melhor é ir tomando gosto com atividades que não precisam de alto investimento, como as caminhadas, os passeios de bike e a musculação nas academias ao ar livre. O acompanhamento de um especialista é essencial para praticar corretamente e prevenir lesões.

Tenha uma boa noite de sono

Além de proporcionar uma sensação revigorante no dia seguinte, dormir por pelo menos seis horas todas as noites é benéfico para o organismo e trará mais qualidade de vida para você. Dormir bem auxilia no combate a obesidade, na perda de peso, na diminuição de problemas cardiovasculares, favorece os resultados dos exercícios físicos e fortalece a memória.

O sono é importante para a regulação e recuperação do organismo e da mente. Sua falta resulta em mau-humor, dificuldade de raciocínio e assimilação d e informações e até problemas de saúde

Se você possui algum distúrbio do sono, como insônia, apneia ou sonambulismo, é muito importante procurar auxílio profissional e acabar com o problema de uma vez por todas, pois a qualidade ruim do sono prejudica o seu corpo e a sua mente.

Tire um tempo só para você

Definitivamente, essa é a melhor das dicas para uma vida saudável! É muito importante que entre a rotina ocupada com o trabalho, a família e o dinheiro você se dedique a fazer algo que goste sem culpa, apenas desfrutando da atividade escolhida.

Aproveitar seu tempo livre com o que você realmente gosta é bom para sua mente, todos precisam de um refresh regularmente

Vale viajar, sair com os amigos, ler um livro, fazer compras, mudar o visual, assistir a suas séries favoritas e qualquer tipo de vontade que você tiver. Ter um tempo para se curtir é essencial para aumentar a sua autoestima, para se conhecer mais e refletir sobre os próximos passos que você quer dar para a sua vida.

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