Saiba quais são os exercícios ao ar livre mais eficientes e práticos para todas as idades

Saiba quais são os exercícios ao ar livre mais eficientes e práticos para todas as idades

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Conheça atividades que podem ser feitas ao ar livre e melhorar a sua saúde física e mental!

 

Os benefícios dos exercícios físicos para o corpo e a mente são amplamente conhecidos, o que serve como incentivo para sua realização. Porém, você conhece quais são os melhores exercícios ao ar livre?

Essa é uma modalidade recomendada para quem quer sentir a brisa do vento e ter liberdade para praticar os movimentos e atividades que deseja, além de poder ser realizada por pessoas de todas as idades.

Vamos conhecer as melhores atividades físicas ao ar livre e seus benefícios. Assim, você terá tudo o que precisa para cuidar da saúde de onde estiver!

 

Quais são os melhores e mais versáteis exercícios ao ar livre?

Ao ter uma lista de opções, você poderá variar os treinos diariamente e, ainda por cima, trabalhar com a musculatura e a flexibilidade de todo o corpo!

 

Caminhada

A caminhada é um dos exercícios ao ar livre mais tradicionais de que sem tem notícia, o qual pode ser realizado por pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos, dada sua baixa intensidade, embora possa trazer bons resultados.

Ela pode ser realizada em praças, parques, calçadas, condomínios e em qualquer lugar em que estiver: basta começar a andar e se manter assim por um determinado período de tempo.

Andar se configura como um exercício aeróbico, ou seja, aqueles em que os grupos musculares precisam de mais oxigênio. Isso também influencia na queima de gordura, processo que é potencializado.

Outra alternativa para praticar esse que é um dos mais conhecidos exercícios ao ar livre é utilizar o simulador de caminhada, que te permite obter os mesmos benefícios.

 

Corrida

Quem já tem um condicionamento físico melhor pode recorrer às corridas, que são mais intensas que as caminhadas e podem ajudar a perder ainda peso, além de melhorar o funcionamento das articulações e a força dos músculos.

O ideal é que ela seja realizada pelo menos 30 minutos por dia e 5 vezes por semana, na medida do possível. Em relação ao ritmo e à velocidade, isso depende da resistência de cada praticante.

Quem não tem muito costume nesse tipo de exercícios ao ar livre pode começar com um ritmo leve, como em um trote, entre a caminhada e a corrida. Então, conforme o corpo se sentir melhor, a intensidade pode ser aumentada gradualmente.

 

Treinamento funcional

Você já deve ter ouvido falar sobre exercícios funcionais, mesmo que não conheça sua definição. Eles se tratam de atividades físicas em que se utiliza apenas a própria força do corpo, sem a necessidade de pesos e cargas adicionais.

Os benefícios desses exercícios ao ar livre podem ser vistos através da melhora da postura, mobilidade e elasticidade, além do fortalecimento muscular, da redução dos níveis de dor e da perda de peso.

Prancha, flexão break dancer, swimming, single leg com supino e agachamento duplo estão entre as atividades que podem ser incorporadas em um treinamento funcional e seguidas por pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos.

Felizmente, existem vários exercícios funcionais que você pode fazer em uma academia ao ar livre, alternativa ideal para as pessoas que preferem se exercitar dessa maneira.

 

Alongamento

Este nem sempre é considerado entre os exercícios ao ar livre, já que geralmente é atrelado apenas à possibilidade de alongar os músculos e articulações para a realização de outras atividades, mas isso não é verdade.

É claro que se alongar é importante para ter um desempenho melhor em outras atividades, mas o alongamento por si só já é um exercício físico fundamental para a saúde do seu corpo.

Saber porque é importante fazer alongamento é vital para compreender os benefícios que podem ser obtidos em seu corpo, os quais podem ser potencializados quando tal atividade é realizada regularmente.

Realizados também para aumentar a amplitude dos movimentos e a flexibilidade do corpo, uma prova de que os alongamentos funcionam é o fato que atletas de alto rendimento no futebol, vôlei, basquete e afins o realizam, os quais são orientados por profissionais especializados.

 

Ciclismo

Andar de bicicleta é muito bom, já que traz um sentimento de liberdade ímpar. Além de tão prazeroso, o ciclismo também está entre as atividades ao ar livre recomendadas para pessoas de todas as idades.

A atividade fortalece as articulações, com destaque para o joelho, região que costuma ser alvo de dores com o passar dos anos, além do quadril e dos tornozelos.

Os níveis de pressão arterial do corpo são reduzidos enquanto se anda de bicicleta, atividade que também ajuda a desenvolver o equilíbrio, que é importante principalmente para pessoas idosas.

Caso o praticante não tenha tanto equilíbrio, o que poderia tornar a atividade um pouco perigosa, é possível recorrer ao aparelho de bicicleta, sem abrir mão dos benefícios do ciclismo tradicional.

Na imagem, há cindo pessoas utilizando os equipamentos de academia ao ar livre, em um parque

 

Quando começar a praticar os exercícios ao ar livre?

Quanto antes, melhor. Quem começa a se exercitar enquanto ainda é criança ou jovem poderá incentivar o hábito durante anos, o que também trará vários benefícios à saúde do corpo e da mente.

Porém, por outro lado, nunca é tarde demais. Desde que haja essa possibilidade e que as atividades físicas tenham sido autorizadas por um cardiologista ou outro médico responsável, elas podem ser realizadas.

Os exercícios ao ar livre citados podem ser feitos por pessoas de todas as idades, ou seja, é possível montar um grupo com amigos e familiares para que se exercitem juntos e, assim, um possa motivar o outro para o mesmo propósito.

Existem alguns mitos sobre exercícios físicos, mas também há muitas verdades, e quem recorre a eles pode ter uma vida mais saudável e tranquila, o que por sua vez auxilia em todas as outras atividades realizadas durante o dia.

Também é importante ressaltar que boa parte dos exercícios citados podem ser feitos nas academias presentes em praças, parques, condomínios e afins, com equipamentos confortáveis, seguros, ergonômicos e que podem ser usados gratuitamente.

Não perca tempo e comece a praticar exercícios ao ar livre hoje mesmo. Para isso, é só procurar uma academia ao ar livre perto da sua casa, dar o primeiro passo e, então, os demais serão consequência!

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