Todas as crianças – e até mesmo alguns adultos – gostam de se divertir em escorregadores, mas é preciso saber como escolher o modelo ideal

Uma das atividades das quais as crianças mais gostam são brincar em um playground ao ar livre. São tantos brinquedos que, muitas vezes, elas nem sabem como começar, mas um dos mais disputados é o escorregador.

Nós conhecemos aquele friozinho na barriga que dá na hora de escorregar, o que torna a brincadeira ainda mais divertida e desafiadora, sem contar que ela ajuda a criança, que está em fase de aprendizado, a entender como funciona a gravidade.

Ao falar assim, pode parecer fácil escolher um escorregador, mas saiba que nem todos eles são iguais: algumas características mudam em relação a cada modelo e devem ser levadas em consideração para escolher o melhor possível.

Por isso, saber como selecionar o melhor escorregador de ferro pode fazer toda a diferença entre ter um bom ambiente de lazer para as crianças e um espaço que poderia ser melhor aproveitado.

Antes disso, porém, é importante conhecer como os exercícios físicos podem fazer tão bem para as crianças e como isso impactará em sua vida adulta.

É Realmente Importante Fazer Exercícios Físicos Quando Criança?

Sem dúvidas! Muitas pessoas dizem que as crianças devem brincar, o que é verdade, já que as brincadeiras são uma das características mais marcantes da infância, mas os exercícios físicos são fundamentais.

É claro que as atividades físicas para crianças são diferentes dos realizados pelos adultos. Até mesmo os exercícios físicos para incluir no treino para iniciantes são muito intensos para os pequenos e, por isso, devem ser evitados.

Porém, enquanto as crianças brincam e se divertem em um parque, elas também estão fazendo exercícios, que são muito importantes para a sua saúde no presente e trarão impactos positivos no futuro.

A obesidade é o problema nutricional mais comum entre crianças e adolescentes nos Estados Unidos, de acordo com o estudo “Obesity in Children” (obesidade em crianças), publicado no ano de 2017.

É sabido que as atividades físicas são ótimas aliadas para combater o excesso de peso, e quando a criança se submete a elas, então já aprende desde pequena que é importante manter uma rotina saudável para não enfrentar problemas.

A maior vantagem disso é que o escorregador de ferro e todos os outros brinquedos fazem com que a criança se exercite mesmo sem perceber, já que a diversão falará muito mais alto.

Tentar convencer uma criança a percorrer uma pequena maratona ou participar de uma prova de corrida com obstáculos pode ser uma tarefa difícil, mas deixar que ela brinque durante toda a tarde em um playground ao ar livre é super fácil.

Quais São as Diferenças Entre os Modelos de Escorregador de Ferro?

Existem algumas características que diferem os modelos de escorregadores. As principais são as seguintes:

Tamanho

É essencial encontrar um escorregador de ferro cujo tamanho esteja de acordo com o público do parque que está sendo montado.

Por exemplo, se for um parque para bebês, então o escorregador deve ser menor, mais baixo e estreito e ainda mais seguro do que os outros modelos, de modo a evitar ao máximo qualquer tipo de acidente.

Cantos vivos, partes pequenas e áreas que possam causar lesões devem ser completamente evitadas nesses casos, já que os bebês ainda não tem total consciência sobre seus movimentos e atitudes.

Isso não quer dizer que os escorregadores para crianças sejam inseguros, mas como sua mobilidade já está mais desenvolvida, então eles podem ser mais desafiadores, altos e largos do que os para bebês.

Também deve-se levar em conta o espaço disponível no parque para a instalação do escorregador: quanto maior ele for, mais elaborado pode ser o brinquedo.

Configuração

Alguns escorregadores de ferro são compostos basicamente por uma escada e uma rampa para se escorregar, enquanto outros já contam com outras áreas na parte de cima e até mesmo outros brinquedos embaixo.

Essas são apenas algumas das possibilidades, que mostram como um escorregador de ferro pode variar muito do outro em relação ao formato e à disposição.

Isso também deve ser analisado em conjunto com o espaço disponível e com a quantidade de crianças que o local deve abrigar. Se forem muitas crianças, o ideal é que o escorregador tenha uma área maior na parte superior.

Aparência

Os playgrounds e áreas para crianças devem ser muito bem planejados, com cores, desenhos e formatos que estimulem a atenção das crianças e façam com que elas se sintam bem ali.

A estrutura de um escorregador de ferro é desenvolvida neste material, mas ele deve ser pintado e decorado de modo que fique harmonioso com o restante do ambiente.

Ao fazer isso, o interesse das crianças em brincar será muito maior, além de fazer com que o ambiente fique mais lúdico e infantil, exatamente o que as crianças gostam.

Os Playgrounds ao Ar Livre São Seguros?

Com certeza! Todos os brinquedos e equipamentos que existem em um playground ao ar livre são super seguros, já que foram desenvolvidos pensados exclusivamente nas crianças e em suas características.

Por isso, tanto o escorregador de ferro quanto todos os outros itens são anatômicos e suportam com tranquilidade o peso das crianças, de modo que a diversão seja totalmente segura.

É claro que quem quer garantir a segurança dos parques infantis durante as férias não pode deixar os pequenos brincando sozinhos. Eles devem ser observados de perto, já que eles podem cair ou se assustar, o que é natural das crianças.

Além da segurança, os parques ao ar livre são excelentes para o bolso, já que não é preciso pagar para utilizá-los. Isso é ótimo para os pais, que não sentirão no bolso, e também para as crianças, que podem brincar sempre que quiserem.

Fica evidente que os escorregadores são ótimos para o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças, além de ajudá-las a se divertirem e descansarem da escola e das outras atividades que tanto exigem delas.

Por isso, sempre que seu filho, neto, sobrinho ou a criança que estiver com você quiser brincar em um escorregador de ferro, fique tranquilo, pois ele estará completamente protegido e poderá se divertir muito! 

Gostou das nossas dicas? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer os produtos da Ginast!