Equipamentos de academia ao ar livre para musculação

Equipamentos de academia ao ar livre para musculação

Compartilhe:

Fazer exercícios ao ar livre potencializa os benefícios da prática e ajuda a alcançar seus objetivos muito mais rápido, além de ser melhor para o bolso

Você sabia que os exercícios ao ar livre podem trazer muito mais benefícios em comparação aos feitos nas academias indoor? Em locais abertos com árvores e vegetação os efeitos aumentam e você se beneficia.

Sem dúvidas, esse é um dos motivos para aproveitar os equipamentos para musculação comuns em academias ao ar livre de praças e parques.

Para benefício de todos, atualmente no Brasil há uma crescente adesão dos municípios em promover o bem-estar disponibilizando aparelhos variados em locais públicos e de fácil acesso.

Se você tem dúvidas que é melhor fazer suas séries no parque, um estudo da Universidade de Chiba, Japão, descobriu que o contato com áreas verdes têm forte influência no cérebro.

Descobriram que a cor verde é responsável pelas sensações de harmonia, equilíbrio, paz, tranquilidade, renovação, amor e consciência ambiental.

Não à toa, o país além de possuir muitas áreas verdes preservadas, estimula a prática de atividade física ao ar livre no estilo rádio Taiso e provam que os japoneses estão certos. O Japão possui uma das maiores expectativas de vida, além de ser recordista em número de centenários.

Ainda segundo estudo da Faculdade de Medicina do Esporte, as vantagens incluem longevidade, recuperação de doenças, regulação térmica, entre outros. Os benefícios são vistos no corpo e na mente e com os dois alinhados, os resultados são potencializados.

Quer mais razões? Fazer musculação em equipamentos de academia ao ar livre é sustentável também, pois, você não gasta energia elétrica, além de ouvir menos ruídos comuns das academias.

Aliás, passará menos calor, além de estar em área aberta com maior circulação de ar, as plantas ajudam a diminuir a temperatura do ambiente.

Já reparou como é mais abafado e quente dentro das academias? Ficar em local fechado e com ar-condicionado ligado não é bom para a saúde e muito menos é um ambiente propício para você se exercitar, já que você aumenta sua taxa metabólica e precisará respirar mais fundo.

A cor azul (céu) também possui um poderoso efeito no cérebro. No Japão, luzes azuis foram instaladas em algumas plataformas de trem para reduzir o índice de suicídio, como resultado, as estações que receberam a iluminação registraram queda de 74% dos casos.

equipamentos para musculação

Os benefícios físicos e psicológicos

Uma pesquisa realizada com mais de duas mil pessoas em 2008 pela Universidade de Glasgow na Escócia, revelou que a prática de exercícios ao ar livre elevou em 50% a saúde mental dos participantes em comparação com a prática em academias fechadas.

Outro estudo conduzido pela equipe da Peninsula College of Medicine and Dentistry na Inglaterra com 833 adultos, também apontou uma melhora significativa no quadro psicológico dos participantes.

Veja também: Aparelhos de ginástica para pernas e braços!

Vitamina D

Ao optar por malhar com equipamentos para musculação ao ar livre, você estará exposto aos raios solares que, em contato com a pele, provocam reações bioquímicas responsáveis pela produção da vitamina D.

A recomendação dos especialistas é de 30 minutos diários de exposição ao sol sem protetor solar. Porém, após esse período, é importante proteger a pele para evitar riscos de câncer de pele.

Doenças cardiovasculares, câncer, neurodegenerativas, infecções bacterianas e virais, autoimunes e doenças inflamatórias intestinais estão relacionadas com a falta dessa vitamina no corpo.

Além disso, ela é essencial para a absorção e fixação do cálcio e fósforo no organismo, ou seja, a musculatura, dentes e ossos são fortificados com a exposição ao sol. Inclusive, a vitamina D faz a manutenção da produção de insulina e ajuda a emagrecer.

Antidepressivo

Qualquer atividade física libera serotonina no cérebro, o hormônio responsável pelo regulamento do humor. De acordo com o resultado da pesquisa feita pela Universidade de Glasgow, a prática realizada em ambientes abertos aumenta em 50% a produção do hormônio.

A exposição a natureza, o sol, o céu, árvores, flores e grama aumentam a sensação de bem-estar mental. Se você sofre com ansiedade, depressão, baixa autoestima, estresse, sentimentos de negativos, como raiva ou tensão, malhar ao ar livre é um santo remédio, e o melhor, natural.

Confira também: Como montar um treino para academia ao ar livre.

Foco e motivação

A Peninsula College of Medicine and Dentistry comprovou que, exercitar-se em ambientes abertos dão mais motivação para as pessoas continuarem com as atividades físicas do que em academias fechadas. A natureza se mostra mais convidativa do que os muros e concretos.

A Universidade de Illnois nos EUA constatou que uma prática de 20 minutos em ambientes naturais, diminui a falta de concentração. Espaços verdes também contribuem para melhorar o desempenho nas atividades do dia a dia.

Sistema imunológico

No Japão, dentro das políticas públicas de saúde existe o Shinrin-yoku que significa “banho de floresta”. O contato com a natureza altera a forma como o corpo e o organismo agem, o ambiente estimula e fortalece o sistema imunológico.

Além disso, a interação do corpo humano com certos tipos de árvores e vegetais aumentam a produção de células natural killers, um tipo de glóbulo branco que atacam células infectadas por vírus e tumores que tenham se desenvolvido no corpo.

musculação exercícios

A cientista e pesquisadora Ming Kou da Universidade de Illnois encontrou mais de 21 conexões entre a natureza e a saúde do corpo em seu trabalho. Em entrevista ao editorial ACES, Kou afirma que a natureza é um complexo multivitamínico que nos fornece todos os nutrientes que precisamos.

Por isso, da próxima vez que você pensar em fazer sua série de musculação ou aeróbicos, considere trocar sua matrícula na academia pelos parques e se beneficiar. Você vai economizar dinheiro e aproveitar os benefícios da natureza e do verde.

Além de que, saiba que os equipamentos para musculação de praças e parques não deixam nada a desejar em comparação aos encontrados nas indoor, com extensores, puxadores, remadas, surf com pressão de pernas duplo e triplo, rotação diagonal e vertical, puxador de costas e peitoral e mais.

O que achou das nossa dicas? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer a Ginast!

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.