Confira onde comprar equipamentos de academia ao ar livre!

Compartilhe:

Descubra dicas valiosas para escolher os melhores equipamentos e saiba os procedimentos básicos para montar a academia ao ar livre

Imagine só, você prefere fazer exercícios em um ambiente fechado e muitas vezes lotado, tendo que revezar equipamentos ou em local cheio de árvores e natureza? A maioria prefere a segunda opção.

Não à toa, a presença dos equipamentos de academia em parques, clubes, praças públicas e condomínios estimula a prática de exercícios, além de manter o convívio social saudável, principalmente para os idosos.

Segundo Gladewell F Valerie, et al em estudo de 2013 publicado pela revista PMC (US National Library of Medicine National Institutes of Health), fazer exercícios ao ar livre ajuda a aliviar o estresse, diminuir a fadiga, melhora a concentração, entre outros.

equipamento de academia puxador peitoral

Não apenas esse grupo de pessoas, mas segundo dados do IBGE, adolescentes com mais de 15 anos e adultos de várias faixas etárias, somaram mais de 100 milhões de pessoas em 2015, que não faziam absolutamente nada, não praticavam esportes ou atividade e exercícios físicos.

Pois, é, a maioria não gosta de praticar exercícios em ambientes fechados de academias, não disponibilizam de tempo, dinheiro ou motivação. Deu para perceber, que as razões para justificar o sedentarismo pode surgir de várias formas.

Se você planeja fazer uma academia, seja para os seus funcionários ou como parte de seu empreendimento em prédios, é legal cogitar construir em um local com natureza, como as praças e parques.

Quando o hábito é incorporado ao dia a dia e a um ambiente cercado de natureza, fica muito mais agradável e a obrigação de se exercitar diminui, aumentando a qualidade de vida.

Além disso, investir em áreas de lazer pode melhorar o bem-estar das pessoas, aumentando o rendimento ou valorizando o seu imóvel.

Veja também: Academia em condomínio – Escolhendo os equipamentos.

Como escolher os equipamentos de academia ao ar livre?

O primeiro passo será verificar qual é o espaço disponível para a instalação de uma academia ao ar livre. Ele deve ser planejado e adequado para receber os aparelhos.

Se o projeto é para um condomínio será preciso consultar as normas ABNT para reformas que estabelece as etapas e requisitos necessários. 

Inicialmente, nada impede que você mesmo encomende os equipamentos para sua academia, com a planta do projeto em mãos, poderá conferir quais aparelhos atenderão melhor dentro do seu orçamento. Você pode fazer essa pesquisa com o seu fornecedor.

Posteriormente, o recomendado será procurar ajuda de profissionais da área da saúde, como fisioterapeutas e instrutores de educação física para saber escolher os tipos de equipamentos que ficarão disponíveis.

Procure conhecer o perfil dos frequentadores também, se tiver uma boa parcela de idosos, o recomendado será investir nas adaptações e aparelhos especiais.

Além disso, não esqueça de verificar a qualidade dos aparelhos, afinal, eles ficarão ao ar livre expostos pela chuva, sol e vento. Investir em equipamentos galvanizados e com selo do Inmetro é essencial e o bolso agradecerá a longo prazo.

Entre os certificados exigidos e que podem inspirar mais confiança, são aqueles de órgãos oficiais e regulamentadores. ABNT, Inmetro, INPI, ASTM, são alguns deles. Os selos atestarão segurança, qualidade dos materiais, entre outros. 

Do mesmo modo, verifique com o fornecedor prazos de garantia, se é fácil achar peças de reposição para eventuais danos e taxas de manutenção. Pense em tudo para não ter dor de cabeça depois.

Nossa dica é dar preferência aos fabricantes nacionais, pois, é mais fácil achar peças, os equipamentos importados costumam ser mais caros por ter taxas embutidas em seus valores.

Não deixe de ver: Equipamentos para musculação.

Quais são os procedimentos para instalar uma academia ao ar livre?

Se o local onde você pretende começar seu projeto for público, será necessário que a prefeitura abra uma licitação para que uma empresa instale os equipamentos no local. Você pode procurar orientação nas subprefeituras de sua cidade.

Caso encontre problemas para viabilizar o projeto em uma praça ou parque próximo do seu empreendimento, acione o vereador de sua região e pressione-o para autorizar a academia ao ar livre.

equipamento de academia pressão de pernas

Para os condomínios residenciais, é necessário consultar os moradores e votar nas assembleias periódicas. O planejamento deve ser coordenado com o síndico, zeladores, financeiro e administração do condomínio.

Após encontrar um local adequado para a instalação da academia é necessário verificar se o espaço pode ser transformado ou reformado, de acordo com a planta base do condomínio.

As normas ABNT exigem que um projeto de alteração de um imóvel (ou dependência do espaço comum) tenha um laudo técnico de um engenheiro ou arquiteto urbanista.

Claro, se o local escolhido para academia não precisar passar por reformas ou esteja em uma área sem construções, não há a necessidade de um laudo técnico.

Se o projeto for aprovado, é só contratar a empresa fornecedora para instalar os equipamentos de academia ao ar livre e aproveitar todos os benefícios no seu empreendimento.

Se o projeto for para um condomínio, lembre-se que se tiver oportunidade em incluir a academia desde o começo, será mais fácil. 

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções