Dia das Mães: 5 Exercícios Para Você e Sua Mãe Praticarem Juntos

Dia das Mães: 5 Exercícios Para Você e Sua Mãe Praticarem Juntos

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Dia das Mães: 5 Exercícios Para Você e Sua Mãe Praticarem Juntos

Você pode transformar a sua parceira de vida em uma boa companhia para os seus exercícios físicos

Com a proximidade do Dia das Mães, os filhos sempre pensam em inovar para surpreender a mulher mais importante de suas vidas.

Ao invés de um presente, você pode oferecer uma saúde de ferro, um corpo esbelto, mais qualidade de vida e mais tempo ao seu lado, basta convidá-la para um treino com você!

Os benefícios dos exercícios físicos com certeza já são conhecidos pela sua mãe, pois pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 78% das mulheres passam por consultas médicas, enquanto que apenas 64% do público masculino se consultou com médicos pelos menos uma vez ao ano.

A prática de atividade física pelas mulheres é capaz de trazer vantagens exclusivas ao público feminino. A produção de endorfina ajuda a regular o ciclo hormonal, o que significa menstruações controladas, menos TPM, facilidade para engravidar e aumento da libido.

As gestantes podem melhorar sua resistência muscular e cardiorrespiratória, essencial para um parto tranquilo, enquanto que as mulheres que estão entrando na menopausa podem ter as consequências como ondas de calor, diabetes, osteoporose e doenças do coração atenuados.

Além disso, treinar em boa companhia ajuda a melhorar o desempenho no treino, cria uma competição saudável, evita erros e descuidos e, ainda, dá a sensação de que o tempo está passando mais rápido.

Ter um parceiro de treino também vai garantir a sua motivação, e nada melhor do que contar com o apoio materno que sempre acredita em você. E essa pode ser uma ótima forma de comemorar o dia das mães!

Para que você e a sua mãe possam desfrutar dos benefícios da prática de exercícios, é essencial respeitar as preferências e limitações que ela possui, além das recomendações médicas.

Na lista a seguir, você encontra sugestões de atividades físicas para diferentes tipos de mãe. Se você não está acostumado a fazer nenhum desses exercícios, chegou a hora de tentar algo novo e aproveitar esse momento para curtir com sua mãe:

Dia das mães com exercícios físicos: mamãe sedentária

Se a sua mãe não realiza nenhum tipo de atividade, você deve incentivá-la a praticar, pois o sedentarismo provoca doenças e diminui a expectativa de vida.

No começo, você pode pensar em estratégias que a obriguem a andar, como ir até a padaria ou passear com o animal de estimação da família.

Mãe e filha passeando com cachorro
Pense em estratégias que façam sua mãe começar a se exercitar

Uma boa forma de estimulá-la é combinar uma caminhada de pelo menos 30 minutos diariamente, antes ou após o trabalho.

Com o passar do tempo, vão aumentando o ritmo das passadas e, se possível, o tempo do exercício. Aproveitem para conversar sobre os planos para o fim de semana, o dia no trabalho ou sobre interesses em comum, como filmes, músicas ou moda.

Musculação para mamães intermediárias

Mulheres que já estão acostumadas a fazer algum tipo de atividade podem incluir a musculação na rotina de treino.

Você pode caminhar com a sua mãe até a academia ao ar livre do bairro, pois esse já é um bom aquecimento para treinar nos aparelhos.

Depois, é essencial realizar uma série de alongamentos. Vocês podem se ajudar mutuamente, esticando e flexionando levemente os membros do corpo uma da outra.

Como os equipamentos sempre são duplos ou triplos, vocês conseguirão praticar lado a lado para aumentar o suporte e a motivação necessária para atingir as metas individuais.

Exercícios em casa para mães ocupadas

Se a sua mãe mal tem tempo de sair de casa para andar até a academia mais próxima, providencie pelo menos meia hora para a prática de exercícios dentro de casa.

Basta usar alguns itens que o lar já possui, como cadeiras e escadas, e comprar alguns equipamentos novos, como halteres, caneleiras e bola de ginástica.

Em casa, é possível pular corda para o aquecimento, realizar agachamentos para glúteos e coxas, mergulho na cadeira para o tríceps, elevação lateral com os pesinhos para ombros e trapézio e finalizar com diferentes tipos de abdominais.

Atividade física para relaxar a sua mãe

Alguns exercícios ajudam a relaxar o corpo e a mente, e podem fazer a diferença na vida das mães que estão sobrecarregadas.

Pilates, Tai Chi Chuan e Ioga são bons exemplos de atividades que podem ser feitas nas academias ao ar livre ou dentro de casa a qualquer hora do dia, aliviando dores de cabeça, má postura e gastrite causadas pelas pressões do dia a dia.

Esse tipo de exercício também vai proporcionar o controle da respiração, aumentando a capacidade respiratória do seu organismo.

Ele também deixará vocês mais concentrados, calmos e presentes devido ao relaxamento mental.

Mãe e filha fazendo ioga
Prefira exercícios que ajudem a relaxar e que podem ser feitos em casa ou ao ar livre

Esporte de aventuras para as mamães viajantes

As mães que adoram conhecer novos lugares podem agendar viagens para locais conhecidos pelos seus esportes de aventura e convidar os filhos para embarcar no desafio junto com elas.

Cidades brasileiras como Brotas (São Paulo), Bonito (Mato Grosso do Sul) e Chapada Diamantina (Bahia) são apenas algumas onde é possível realizar o ecoturismo, que reúne os benefícios de estar perto da natureza com a prática de esportes e exercícios diferentes.

Nas viagens, vocês podem praticar trilhas até cachoeiras, andar de bicicleta pelas estradas arborizadas, reunir a família e remar no rafting e muitas outras opções.

Com certeza a sua mãe vai providenciar um kit de primeiros socorros, alguns lanches e água para hidratação, pois eles são essenciais para aguentar um dia de aventuras intensas. Além disso, uma viagem cheia de aventuras pode ser a forma ideal de comemorar o dia das mães!

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