Conheça os 9 Benefícios de Praticar Atividade Física

Conheça os 9 Benefícios de Praticar Atividade Física

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Conheça os 9 Benefícios de Praticar Atividade Física

Fazer atividades físicas com frequência é importante para todos. Aprenda mais sobre o que elas podem fazer por você

Que fazer exercícios físicos faz bem para a saúde, o corpo e a mente você já sabe, seja você um praticante ou não.

No entanto, será que você já conhece tudo o que as academias, os esportes e os treinos ao ar livre podem fazer por você? São muitos os benefícios! Confira e não deixe de se dedicar cada vez mais à sua atividade física favorita:

A atividade física ajuda a fazer o controle do peso

Mulher na balança
O benefício mais conhecido pela pratica de atividade física é o controle de peso

Essa é uma das vantagens mais conhecidas e, frequentemente, a mais buscada entre os praticantes de exercícios.

O gasto calórico implica na queima de calorias e na aceleração do metabolismo, fazendo com que o organismo continue a consumir suas reservas de gordura mesmo durante o período de descanso.

Dessa forma, o seu corpo funciona melhor e as chances de engordar diminuem, evitando o sedentarismo e a obesidade, um dos principais problemas de saúde do século.

Você passa a se alimentar melhor

Atividades físicas e reeducação alimentar
Praticar atividades físicas ajuda você a se alimentar corretamente

Uma vez que você começa a treinar, naturalmente passa a prestar mais atenção nas suas refeições, pois, para que um treino dê resultados, é essencial se alimentar de forma balanceada, já que são os alimentos que você ingere que fornecem energia para o organismo.

Praticantes de exercícios devem consumir porções pequenas de todos os grupos alimentares indicados pelos nutricionistas (carboidratos, vitaminas e minerais, proteínas, gorduras e açúcares), com o cuidado de evitar de gorduras saturadas, açúcares, sódio e conservantes em excesso.

Com alimentos saudáveis na reeducação alimentar, você terá melhoras na saúde, aumento na sua qualidade de vida e, consequentemente, na longevidade.

Melhora a endorfina e o bem-estar

Mulher em aparelho de academia ao ar livre
Praticar exercícios físicos ajuda a aumentar o bem-estar

A atividade física faz com que o cérebro libere endorfina, um neuromediador relacionado às sensações de prazer e bem-estar. Como é liberada à medida em que o corpo de adapta ao exercício, desde o início da atividade você já será capaz de perceber a diferença. Ela atuará mesmo após o treino ter acabado.

No entanto, a liberação só acontece se você estiver praticando uma atividade que você goste, sem ficar exausto ou com dores, pois isso não é nada agradável.

Ao praticar com regularidade, você ficará “viciado” nessa sensação, o que fará com que você sinta falta dos treinos se não puder realizá-los nos dias em que está acostumado.

Atividades físicas previnem doenças cardiovasculares

Estetoscópio e aparelho de pressão
As atividades físicas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

Exercitar-se com frequência previne a ocorrência de doenças cardiovasculares, pois elas estão associadas ao sedentarismo e ao sobrepeso (ou obesidade).

Colesterol, diabetes, arritmias e trombose e outros perigos podem ser evitadas se o seu corpo gastar energia, ou seja, aumentar o gasto calórico com exercícios aeróbios, como caminhar, ir à academia ao ar livre ou jogar bola.

Já a alteração da frequência cardíaca estimula o trabalho cardiovascular e produz óxido nítrico, que atua como vasodilatador.

Mesmo quem já sofre com algum tipo de doença pode se beneficiar com a prática, mas o acompanhamento médico deve ser mais próximo.

O risco de câncer diminui

Pessoas correndo ao ar livre
Os exercícios físicos ajudam no combate ao câncer

A vida ativa está associada ao menor risco de desenvolver pelo menos 13 tipos de câncer, como esofágico, fígado, pulmão, cólon e mama.

Em quem se exercita, mesmo pessoas com sobrepeso ou fumantes, há redução do risco devido ao equilíbrio dos hormônios, ao controle de fatores pró-inflamatórios e à regulação de insulina no organismo.

A prática de pelo menos 150 minutos semanais de atividade física também garante o aumento da imunidade, o que protege o corpo contra esse tipo de doença.

Exercícios combatem a depressão

Pessoas andando de bicicleta
Os exercícios podem ser aliados no combate a depressão

Exercitar-se pode ser um aliado no tratamento de casos de depressão. Além disso, um bom treino ajuda até mesmo a prevenir essa doença, pois ele atua em neurotransmissores antidepressivos do cérebro, como a serotonina e a dopamina, que protegem da dor e proporcionam mais felicidade.

Os exercícios aeróbios e os treinos de resistência são os mais indicados para um resultado positivo. As atividades físicas, ainda, oferecem uma oportunidade de interação social aos pacientes que pode ser extremamente benéfica para a cura da depressão.

O treino funciona também para o cérebro

Mulher praticando atividade física
A atividade física ajuda a aprimorar as atividades do cérebro. Foto: Freepik

É possível aprimorar o cérebro enquanto se treina. Os exercícios regulares ajudam a pensar com mais clareza, melhoram a memória e permitem aprender mais, além de estimularem o surgimento e desenvolvimento dos neurônios.

Com a elevação dos níveis de oxigenação e do fluxo sanguíneo, o funcionamento da memória e da concentração já se altera de forma positiva.

Quem começa a praticar atividades ainda na infância constrói uma reserva neural capaz de proteger contra desordens cerebrais por toda a vida, embora adultos e idosos obtenham resultados similares.

Idosos podem se beneficiar ainda mais

Idosas em academia
Idosos que praticam atividades físicas ajudam a manter a saúde em dia

A atividade física é essencial para que as pessoas que estão na terceira idade mantenham a saúde em dia, melhorando a qualidade e a expectativa de vida.

Além de usufruir de todos os benefícios anteriores, um programa de treinamento para idosos é capaz de proporcionar maior autonomia funcional, diminuir a gravidade de lesões causadas por quedas, melhorar o equilíbrio, tornar os músculos fortes e reduzir as chances de osteoporose.

A avaliação e acompanhamento médico são obrigatórios nessa faixa etária, além do respeito às limitações que podem acometer os praticantes em idade avançada.

Exercícios ajudam na reabilitação de deficientes

Deficiente Física utilizando Supino Adaptado
A atividade física traz benefícios para deficientes

A iniciativa de incorporar exercícios no processo de recuperação de uma deficiência física é extremamente positiva.

Um treino adaptado e orientado por um preparador físico especializado é capaz de auxiliar no ganho de massa muscular em todos os membros do corpo, permitir o movimento aos músculos, dar noção de compensação e velocidade, prevenir danos e recuperar movimentos.

As atividades físicas de reabilitação podem ser praticadas em aparelhos adaptados de academias ao ar livre ou em clínicas de fisioterapia.

Atividades de reabilitação contribuem também para o aspecto psicológico, estimulando independência, autonomia, socialização, autoestima e autovalorização.

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