Saiba como ganhar uma licitação da prefeitura. Passo a passo

Saiba como ganhar uma licitação da prefeitura. Passo a passo

Compartilhe:

Muitas pessoas pensam que é complicado conseguir um contrato com o poder público, mas essa tarefa não é impossível: com algumas dicas simples, é possível entender melhor como ganhar uma licitação da prefeitura.

Apesar de envolver bastante burocracia e requerer a apresentação de diversos documentos, vencer uma licitação significa dinheiro garantido pelo tempo especificado em edital. Por isso, em outras palavras, ganhar uma licitação é sempre um bom negócio.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura e veja algumas dicas para se preparar para a próxima licitação. Vamos lá?

O que são as chamadas licitações?

No Brasil, existem regras para que o governo e órgãos públicos efetuem compras e contratem os serviços necessários para o seu funcionamento. Para tanto, foram criadas normas administrativas, com o fim de traçar as diretrizes para esse procedimento.

Assim sendo, o governo e os órgãos públicos devem utilizar as regras da licitação para adquirirem os serviços e produtos necessários e, por isso, são lançadas diversas licitações pelo país afora.

Em outras palavras, as licitações são processos para contratação de serviços ou aquisição de itens necessários ao poder público em que ocorre uma competição entre os interessados. Como elas são regidas por contratos que, geralmente, têm um longo período, é essa conquista é bastante interessante para qualquer negócio.

Como ganhar uma licitação da prefeitura?

As licitações são muito conhecidas pela burocracia envolvida nesse processo, mas as suas vantagens são diversas. Além do longo tempo de contrato, a segurança do recebimento do pagamento é um ponto bastante interessante ao fornecedor. Continue a leitura e veja como ganhar uma licitação da prefeitura.

Fique atento às oportunidades de licitação

O primeiro passo é estar atento às oportunidades. Com diversas licitações surgindo diariamente, é preciso buscá-las de forma eficiente e com agilidade — como o procedimento envolve a necessidade de apresentação de diversos documentos, ter tempo para prepará-los é uma ótima vantagem.

Essa etapa inicial significa a busca por editais. Você pode procurá-los de forma manual ou contar com a ajuda da tecnologia. Hoje em dia, existem softwares que reúnem todos os editais lançados no país, facilitando a escolha do melhor certame.

Mantenha em dia a documentação e os cadastros da empresa

Manter em dia a documentação e os cadastros da sua empresa também é uma atitude que pode simplificar a participação em licitações. Isso porque uma simples renovação de licença, por exemplo, pode demandar muito tempo e, ao final, significar a perda de uma licitação importante por falta de documento.

Além desse fator, também é importante manter a documentação atualizada para a própria organização da empresa. Digitalize os documentos essenciais, mantenha-os em arquivos seguros e acesse esse canal sempre que houver necessidade.

Comprove a regularidade fiscal do estabelecimento

Comprovar regularidade fiscal é outro item essencial, independentemente do porte da empresa. Isso significa que o estabelecimento comercial está apto a funcionar e, consequentemente, a oferecer o que consta em sua documentação.

Para tanto, junte os seguintes documentos:

  • Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do Ministério da Fazenda;
  • Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais;
  • Certidão Negativa de Débito;
  • Inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal;
  • Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – CRF.

Também é importante apresentar o balanço patrimonial da empresa para corroborar a boa situação econômica do participante, além de comprovar a aptidão técnica para concorrer.

Esse último documento nada mais é do que uma declaração que certifica que determinado estabelecimento está apto para exercer as atividades pontuadas em sua documentação.

Tenha conhecimento da lei

A Lei Federal nº 8.666/93, a Lei do Pregão Eletrônico (nº 10.520/2002) e o Decreto nº 10.024/2019 regulamentam todos os processos de licitação e, por isso, eles devem ser minimamente compreendidos. Faça uma leitura atenta de seus dispositivos, com especial atenção à lei mais atual, e (por que não?) conte com livros didáticos que auxiliem a compreensão da tríade.

A lei, juntamente ao edital da licitação, compõem os regramentos essenciais para garantir uma boa participação no certame. Por isso, tenha conhecimento da legislação e evite imprevistos.

Conte com uma equipe capacitada

Uma equipe capacitada faz bastante diferença no processo licitatório. Além da questão jurídica, imprescindível para um bom resultado, um suporte contábil também pode fazer a diferença no resultado final.

Já durante o procedimento, pode ser necessário contar com um representante da empresa para licitações presenciais. Esse profissional também precisa entender sobre a legislação, além de ter boa postura e facilidade para realizar negociações. Procure bons parceiros e profissionais de qualidade para garantir ótimos resultados nas mais diversas licitações.

Qual a dica de ouro para conseguir um bom contrato?

A grande dica para ganhar uma licitação da prefeitura é ler e reler o edital. Como todas as regras para o certame se encontram nesse documento, é importante cumprir as exigências apresentadas. Inclusive, em caso de dúvidas, busque a resposta no próprio edital.

Esse documento também vincula todo o processo de licitação e a posterior contratação do vencedor do procedimento. Ou seja, é ele quem dita como se dará o pagamento, a forma de entrega ou realização dos serviços, os prazos para entrega ou cumprimento do combinado e outros itens.

Por isso, a cada licitação diferente, leia atentamente o edital, faça as suas anotações, destaque os pontos importantes e participe desse processo de forma muito mais preparada. Com organização e atenção aos requisitos, você vai ter mais chances de conseguir boas licitações nas esferas municipais, estaduais e federais.

Entender como ganhar uma licitação da prefeitura é essencial para quem deseja contar com contratos duradouros de fornecimento de serviços ou de venda de produtos — além, claro, de uma boa segurança financeira.

Depois de compreender como funciona esse processo, fique atento às oportunidades, mantenha em dia os cadastros e os documentos da sua empresa, comprove a regularidade fiscal, tenha conhecimento da lei de licitações e conte com uma equipe multiprofissional capacitada. Também dê a devida atenção ao edital do procedimento e esteja pronto para ganhar importantes licitações pelo país afora.

Gostou do nosso passo a passo de como ganhar uma licitação da prefeitura? Compartilhe, agora, este post nas redes sociais e convide os seus amigos à leitura.

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções