Como Emagrecer Rápido: 5 dicas para acelerar a perda de peso

Se você tem pressa de chegar ao corpo perfeito ou de melhorar a saúde, é bom saber desde já: não existe uma forma fácil e rápida de fazer isso. A perda de peso vai exigir mudanças no estilo de vida e vai depender muito do seu metabolismo, mas o resultado com certeza será para melhor, e é por isso que você deve insistir.

Para emagrecer, não há segredo. Você precisa equilibrar a quantidade de calorias consumidas com a quantidade que é gasta. O processo é duro e será necessário fazer muitos sacrifícios.

A perda de peso depende de diversos fatores. Para acelerá-la é preciso forcar em exercícios aeróbicos alinhados à dieta que favoreça no aceleramento do metabolismo

Lembre-se que não há como emagrecer rápido, entretanto, existem algumas formas de ajudar o emagrecimento para que ele aconteça o mais rápido possível. Mesmo assim, esse tempo pode não ser tão ágil quanto você gostaria, mas você precisa continuar se esforçando até chegar às medidas desejadas!

Uma dieta saudável é essencial

Alimentar-se de forma equilibrada é um grande passo para a perda de peso. A dieta deve se adaptar às suas preferências culinárias para que você possa mantê-la por um longo período sem sofrimento.

A reeducação alimentar é muito importante no processo de emagrecimento. Na foto: garota mordendo maçã-verde

Ela também deve ter um valor calórico compatível com a quantidade que você precisará para o dia a dia: entre 1.800 e 2 mil calorias é a recomendação para quem se exercita moderadamente, enquanto que atletas profissionais precisam de muito mais.

Alimentos importantes para quem pratica exercícios físicos

O ideal é ir ao nutricionista para adequar a alimentação ao seu estilo de vida durante o processo de emagrecimento. De forma geral, toda dieta deve conter cálcio (pois os brasileiros naturalmente possuem uma deficiência), proteínas, carboidratos e cereais integrais e gorduras boas, enquanto que as saturadas e as trans, e os açúcares sacarose e frutose, devem passar longe. Sódio e álcool, só com moderação.

Gaste mais energia com atividades físicas

Pesquisas mostram que apenas dez minutos de exercícios três vezes na semana já ajuda a sair do sedentarismo, um dos responsáveis pelo ganho de peso. Se você quer emagrecer com mais rapidez, a dica é investir em treinos um pouco mais longos e diários, de preferência com um exercício aeróbico, como caminhada ou corrida, bicicleta e crossfit. Com eles, os músculos consomem mais oxigênio para produzir energia.

Os exercícios aeróbicos são os que mais tem impacto no peso porque promovem o aquecimento do corpo, ajudando na queima de gordura e eliminação de líquidos, além do aceleramento do metabolismo

Quanto maior a quantidade de músculos envolvidos na prática, maior será o gasto energético da atividade e, consequentemente, mais calorias irão embora. Lembre-se que não é possível escolher o local de onde a gordura vai embora, então, o ideal é revezar ou combinar os treinos aeróbicos com atividades localizadas no abdômen e a musculação para perder a barriga mais rápido.

Saiba como fazer abdominais da forma correta

O acompanhamento de um personal trainer é fundamental para dosar os exercícios, executar os movimentos corretamente e ajudar no trabalho de recuperação muscular.

Aprenda a acelerar o seu metabolismo

Cada organismo funciona no ritmo próprio, e, se o seu metabolismo for mais lento, você naturalmente terá mais dificuldade para emagrecer. Por isso, adote algumas técnicas para acelerá-lo.

A alimentação correta por si só já vai dar uma boa sacudida no seu metabolismo, mas você também pode investir em alimentos termogênicos, que aumentam o gasto calórico do organismo durante a digestão, como o chá verde, o salmão e o atum, e o gengibre.

O Salmão está entre os alimentos termogênicos, que promovem o aumento do gasto calórico durante a digestão e favorecem o emagrecimento

Tomar bastante água, de preferência gelada, também vai ajudar. Além disso, melhore seus hábitos do dia a dia: durma ao menos seis horas todas as noites, não pule o café da manhã e faça exercícios físicos para ganhar músculos.

Tenha apoio emocional durante o processo

Passar por um processo de emagrecimento não é nada fácil, e, por isso, ter um suporte emocional é muito benéfico, afinal, o resultado também é consequência do aumento da autoconfiança e da descoberta da própria força de vontade.

Pessoas próximas a você, como sua família e seus amigos podem ser incentivadores diretos da sua nova vida: eles podem ajudar a manter a dieta, podem ir para a academia com você ou simplesmente notar e elogiar o seu novo visual. Já em grupos online no Facebook e Whatsapp, você pode tirar dúvidas, trocar experiências e compartilhar seu aprendizado com outras pessoas que estão passando pelo mesmo processo.

Blogs e Instagram de musas e musos fitness também podem servir como fonte de inspiração, mas nada de ficar se comparando a eles, pois isso só diminui a sua autoestima e aumenta a vontade de descontar a frustração na comida!

Fuja do estresse

É cientificamente provado que o estresse está relacionado ao aumento de peso. A pressão no trabalho, horas preso no trânsito, contas para pagar no fim do mês, a necessidade de estar presente na vida dos familiares e amigos e seus anseios pessoais podem, mesmo que involuntariamente, liberar os hormônios cortisol, adrenalina e noradrenalina, que prejudicam o emagrecimento e as condições de saúde.

 

Além disso, todo esse processo de perder peso pode causar estresse por si só, já que ele envolve uma mudança radical na sua vida. É essencial encontrar uma forma eficiente de aliviar as tensões (mas não pode ser descontando na alimentação) e recorrer ao seu método particular sempre que for necessário para se manter focado no peso ideal.

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