Como abrir uma academia ao ar livre? Como definir o melhor local?

Como abrir uma academia ao ar livre? Como definir o melhor local?

Compartilhe:

Aprenda o que deve ser levado em consideração para acertar na escolha!

As academias ao ar livre estão presentes em parques, clubes, praças e condomínios de todo o Brasil, e seu crescimento é notável. Portanto, o interesse em abrir uma academia desse tipo também está em alta.

Porém, quando é chegado esse momento, é comum se deparar com algumas dúvidas. Qual será o melhor lugar para a instalação? Quais e quantos equipamentos escolher? Como funciona o processo?

Se você tem essas e outras dúvidas, então está no lugar certo! Chegou a hora de solucionar as questões e saber como proceder para ter uma academia ao ar livre exemplar.

Como funciona o processo de abrir uma academia ao ar livre?

Ele não é difícil, embora seja um pouco trabalhoso. Basta seguir os passos para que o ambiente seja o melhor possível.

1 – Tenha um projeto de academia

É essencial que a academia siga a um projeto previamente desenvolvido, em que conste a posição dos aparelhos e a maneira com a qual eles serão instalados, o qual será seguido pelos profissionais que realizarão o trabalho.

O projeto de academia ao ar livre é uma etapa muito importante, já que sem ele, o processo de abrir uma academia não terá o direcionamento necessário, assim como acontece com outras obras e construções que devem seguir a um projeto.

e-book 11 passos para implantar uma academia ao ar livre

2 – Escolha o melhor local

Seja em uma academia ao ar livre em pequenas cidades ou nas maiores, o local escolhido costuma ser um em que haja um bom fluxo de pessoas, o que aumenta as chances de ele ser bem utilizado.

É possível escolher ambientes cujos interesses sejam similares, como parques e bairros em que haja um grande número de pessoas que fazem caminhadas ou corridas em sua extensão, por exemplo.

Existe também a possibilidade de abrir uma academia ao ar livre em áreas livres que não sejam utilizadas, já que aparelhos de ginástica ao ar livre podem revitalizar o bairro e os arredores.

No caso de lugares de acesso restrito, como condomínios comerciais e residenciais, o local escolhido geralmente é aquele que não esteja sendo utilizado no momento, como áreas desocupadas do terreno.

3 – Prepare o local para a instalação dos aparelhos

Depois de escolher onde a academia será instalada, deve-se analisar as condições do local e, se necessário, deixar o solo plano, de modo que seja possível instalar os equipamentos.

Isso é fundamental, já que para abrir uma academia ao ar livre, deve-se assegurar que os aparelhos estejam bem fixados ao solo, o que garante sua segurança e estabilidade durante a realização dos exercícios.

Se necessário, proceda com a terraplanagem do local que servirá para a instalação da academia ao ar livre. Assim, é possível manter os equipamentos na posição adequada, de modo a trazer segurança e conforto na hora de se exercitar.

4 – Selecione um bom conjunto de equipamentos

Ao escolher os equipamentos para abrir uma academia, deve-se levar em consideração as necessidades da maioria das pessoas que a utilizarão. Por isso, o espaço deve ser o mais versátil possível.

Opte por equipamentos que possam ser utilizados para trabalhar com a maioria dos grupos musculares do corpo, de modo que o desenvolvimento dos praticantes possa ser uniforme.

Também é importante ter equipamentos que melhorem o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e, assim, ajudem na realização dos demais exercícios, como bicicletas de cadeira ou simuladores de caminhada, por exemplo.

Não há um número definido de equipamentos, já que isso depende do espaço e investimento disponíveis, mas, se possível, tenha pelo menos 6 opções.

Confira aqui – Conheça os detalhes dos equipamentos híbridos da Ginast!

5 – Instale os equipamentos no solo

Essa é uma das partes mais importantes em uma academia ao ar livre, já que traz estabilidade e segurança aos aparelhos, de modo que possam ser utilizados normalmente e sem problemas.

A fixação deve ser feita em um local em que o solo é firme, pois qualquer instabilidade é capaz de resultar em problemas enquanto se realizam os exercícios.

Além disso, depois da instalação propriamente dita, é importante que seja feita uma manutenção preventiva no local em que os aparelhos estão instalados no solo, pelo menos uma vez por ano, para verificar se há alguma rachadura ou rompimento.

Caso positivo, o problema deve ser consertado para não interferir no funcionamento do aparelho, já que mesmo depois de abrir uma academia ao ar livre, deve-se manter os cuidados necessários com ela.

6 – Pense na infraestrutura do local

Não é necessário ter uma sala coberta e com pontos de energia elétrica, como no caso das academias tradicionais, mas é importante pensar em detalhes como bebedouros e bancos para descanso, que trazem ainda mais conforto ao local.

Com isso, a adoção do público tende a ser ainda maior, já que ele encontrará tudo o que precisa em um espaço planejado exclusivamente para saúde e qualidade de vida.

O ideal é que isso seja desenvolvido antes de abrir uma academia, de modo que ela já seja inaugurada com os recursos citados, mas se necessário, eles podem ser instalados posteriormente.

academia ao ar livre em praça

Consiga abrir uma academia ao ar livre completa!

Ao considerar todos esses pontos, você conseguirá ter uma academia de alta qualidade, com cada recurso procurado pelos praticantes de exercícios físicos que frequentarão o local.

Depois de conhecer as grandes cidades que já aderiram às academias ao ar livre, é possível perceber o seu sucesso, já que sua adoção é algo cada vez mais natural em municípios e estados de todo o Brasil.

Ainda assim, sua instalação também é possível por cidades com orçamento limitado, condomínios residenciais e comerciais e empresas, já que o investimento necessário não é tão alto e pode trazer benefícios incomparáveis.

Além disso, o processo envolvido em sua abertura é mais simples do que pode parecer, o que permite que seja concluído rapidamente e, assim, proporcione vantagens à população daquele local dentro de um curto período de tempo.

Agora que você já conhece todo o processo necessário para abrir uma academia, transforme-o em realidade. Dessa forma, a academia ao ar livre será um espaço muito apreciado por todas as pessoas que o utilizarão!

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

section.banner .item .square-info