Ícone do site Ginast Academia ao ar Livre – Equipamentos Certificados

Quais os equipamentos necessários para montar um parquinho ao ar livre?

parquinho ao ar livre

Instalar um parquinho ao ar livre é uma iniciativa importante para crianças e seus responsáveis. Afinal, os benefícios são notórios em curto, médio e longo prazos — tanto pelo aumento da qualidade de vida e bem-estar quanto pela melhora do condicionamento físico.

No entanto, para garantir segurança para as crianças é fundamental certificar-se de que a instalação de equipamentos é de boa procedência e que os aparelhos agradem a maioria dos pequenos.

Nesse sentido, além da escolha adequada dos aparelhos conforme a demanda infantil, é crucial atentar às normas técnicas estabelecidas pelos órgãos competentes para propiciar um entretenimento seguro.

Quer saber quais são os equipamentos para montar um parquinho ao ar livre e os cuidados necessários? É sobre isso que falaremos no decorrer deste artigo. Acompanhe!

Conheça quais são as vantagens do parquinho ao ar livre

Em tempos de propagação dos itens tecnológicos nos ambientes familiares, o uso irrestrito e constante dessas ferramentas causam prejuízos como falta de socialização e sedentarismo. Assim, os Parquinhos ao Ar Livre são uma alternativa de entretenimento, diversão e atividades físicas para as crianças.

Isso significa mais exercícios e estímulos para as crianças, além da interatividade em grupo, facilitando a resolução de conflitos e desenvolvendo espírito de liderança e cooperação entre os pequenos.

Para os filhos únicos é uma excelente oportunidade para brincarem mais, aproveitarem o tempo com seus cuidadores e diminuir o estresse decorrente do isolamento infantil, fato muito comum nas grandes cidades.

O simples fato de as crianças se exercitarem e se desafiarem nos brinquedos favorece também o desenvolvimento cognitivo, aumenta a concentração e reduz o tempo nas telas eletrônicas.

Outro ponto positivo é que atualmente podemos montar um Parquinho ao Ar Livre em qualquer tipo de espaço, como nas áreas comuns de Condomínios e em Praças Públicas e Parques, atendendo à grande demanda infantil.

Saiba quais são os principais equipamentos de um parquinho

Os equipamentos para montar um parquinho devem ser baseados nas preferências do público infantil e também no espaço disponível para a instalação, de maneira que exista uma distância segura entre os aparelhos.

Abaixo, selecionamos alguns itens que não podem faltar no parquinho ao ar livre. Veja!

Gira-gira

O gira-gira é um dos brinquedos preferidos entre as crianças. Ele desenvolve a capacidade motora dos pequenos ao mesmo tempo que oferece uma recreação que estimula a colaboratividade entre as crianças. Além disso, esse brinquedo trabalha o controle do corpo, o equilíbrio e a coordenação, aprimorando a segurança nos movimentos.

Escorregador

O escorregador também está no topo dos brinquedos mais cobiçados, pois além de divertir os pequenos, ele:

Um diferencial é que pode ser usado por crianças de diversas faixas etárias, desde que com a supervisão dos responsáveis, em alguns casos. Mas, em geral, é uma brincadeira segura que proporciona muito prazer e diversão para os pequenos.

Balanço

Sentar no balanço e sentir o vaivém do ventinho é uma sensação gostosa para qualquer criança. Esse é um brinquedo recomendado para crianças acima de 3 anos, inclusive até a garotada de 11, 12 anos gosta desse tipo de recreação. É importante que ele seja usado com a supervisão de um adulto.

Em ambientes com área física menor, o balanço e o escorregador já são grandes atrativos para as crianças se divertirem. Por ser um dos preferidos entre as crianças é interessante deixá-lo em uma área onde há menor incidência de sol, evitando que eles expostos aos raios UV nos horários de pico solar.

Conheça os locais para instalação dos parquinhos

Uma vez formalizado o interesse para montar parquinhos a céu aberto em ambientes previamente estudados e feito um levantamento de custos, o próximo passo é avaliar quais equipamentos são os mais adequados para o público infantil.

Recomendamos que os aparelhos escolhidos possibilitem a prática de atividades físicas de modo a contemplar três circuitos fundamentais, ou seja, o aeróbico, o alongamento e o funcional.

O número de aparelhos deve estar em conformidade com o espaço, principalmente em áreas menores, como é o caso dos condomínios. Então, além dos equipamentos mais cobiçados pelas crianças como o balanço, o escorregador, o gira-gira, a gangorra e o trepa-trepa, precisamos considerar a aquisição de itens com utilização simultânea de mais de cinco crianças.

Cristiane Rossi, Head do Plano de Controle da Produção da Ginast, aconselha a aquisição de aparelhos que possibilitam executar mais de uma função em espaços menores. Assim, as necessidades do brincar serão atendidas.

Já para grandes áreas físicas, é interessante adquirir também aparelhos na modalidade dupla ou tripla, os quais podem ser usados simultaneamente entre as pessoas, garantindo acesso a todos os frequentadores.

A proposta de formalizar um parquinho ao ar livre deve ser acordada entre os interessados e o representante da venda dos equipamentos, que fará uma análise sobre os tipos e a viabilidade de implantação de cada item.

Nesse sentido, a avaliação do especialista é essencial para viabilizar os brinquedos ao ar livre dentro de uma área. Afinal, além dos interesses dos responsáveis pelas crianças, é preciso atender às demandas de outros frequentadores, conforme observa Cristiane Rossi.

Entenda qual é a norma técnica vigente

Montar um parquinho ao ar livre exige o cumprimento das normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas n. 16071 e suas determinações relacionadas aos produtos, conforme ressalta Cristiane Rossi, da Ginast.

Apesar dessa normativa existir desde 2006, com uma adaptação à realidade europeia, alguns aspectos ainda estão em fase de aprimoramento pelos órgãos regulamentadores no Brasil. Por isso, as empresas que se dedicam a esse negócio devem atender às legislações relacionadas.

As principais determinações da NBR 16071 referem-se à segurança dos brinquedos, como o espaço entre as hastes para impedir que a criança coloque a cabeça nesses intervalos e fique presa. É preciso avaliar também o tipo de material usado, a espessura e o diâmetro dos aparelhos, a fim de evitar que os usuários se desprendam facilmente das hastes. Além disso, o tipo de tinta usada não pode ser tóxica.

Na Ginast, todos os processos de fabricação dos equipamentos e brinquedos atendem às normas prescritas pelo Inmetro, desde a escolha da matéria-prima até a análise metalográfica, o tipo de dobra, o tratamento de superfície, entre outras especificações.

A partir dessa avaliação, é emitido pela empresa parceira Falcão Bauer um laudo contendo informações detalhadas sobre os testes realizados. Ele deve ser entregue juntamente com o produto adquirido com garantia de dois anos de fabricação.

Outro ponto importante é que a Ginast preza pela qualificação de seus fornecedores no tocante aos produtos utilizados. Isso garantiu à empresa a aprovação pela associação dos educadores físicos, principalmente por seus brinquedos atenderem aos critérios de ergonomia e biomecânica.

Ao cumprir às normativas aplicadas à montagem dos parquinhos e tomar todos os cuidados para instalar brinquedos de qualidade e com segurança, os quais dispensam o uso de chumbadores ou grandes escavações, a Ginast se destaca amplamente no mercado por seus itens de excelente custo-benefício.

Gostou do que leu? Como vimos, instalar um parquinho ao ar livre requer estudo da área física, planejamento sobre quais brinquedos serão instalados, avaliação do custo e contratação de empresas idôneas, que oferecem excelentes produtos e garantia nos serviços. Assim, os benefícios e a segurança poderão ser sentidos pelos frequentadores.

Se você ficou interessado em incluir a montagem de um parquinho em seu projeto, entre em contato com a Ginast e obtenha toda a orientação necessária!

Sair da versão mobile