Clique aqui e envie sua mensagem

Metas para ter Qualidade de Vida neste ano: Exercícios e Alimentação

Metas para ter Qualidade de Vida neste ano: Exercícios e Alimentação

Alimentos saudáveis, boas noites de sono e rotina de treinos em uma academia ao ar livre devem estar entre as suas metas para que o próximo ano seja espetacular

Você já parou para pensar em quais serão as metas que você vai perseguir no ano que se inicia? Se a resposta for “não”, fica o alerta e o convite para que você aproveite os últimos dias do ano para pensar com carinho no que pode ser feito nos próximos doze meses. Se você busca mais qualidade de vida, itens como boa alimentação e exercícios não devem faltar na sua lista.

E é exatamente isso que você deveria fazer: uma lista com os objetivos que deseja alcançar. Nesse artigo, vamos traçar um passo a passo para que você não apenas idealize o que pretende fazer este ano, mas para que também possa executar essas ideias da melhor forma possível e, melhor ainda, sem gastar muito. Prepare-se para proporcionar um ano incrível para a sua saúde.

1 – Defina suas metas

Para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. E escolher qualquer caminho não significa que você vai andar para frente. Por isso, é fundamental ter um objetivo em mente, seja ele qual for. Se você precisa cuidar um pouco mais da alimentação, comece listando suas metas nesse quesito: perder peso, ganhar massa muscular, tonificar os músculos, não importa. O importante é saber qual objetivo você pretende atingir.

Pessoas com idade mais avançada costumam negligenciar os aspectos de se impor metas nessa fase da vida. Essa não é uma boa escolha, já que ficando “à deriva”, as chances de que você se perca com facilidade, deixando a boa alimentação de lado e muitas vezes iniciando um quadro de depressão, são maiores.

2 – Determine como você vai fazer para alcançá-las

Agora que você já sabe onde você quer chegar, é hora de determinar como isso vai acontecer. Enquanto as suas ideias estão apenas no papel elas não vão passar disso. Porém, a partir do momento que você visualiza como vai fazer para que as coisas aconteçam é que os seus sonhos ganham forma e passam a fazer parte da realidade.

Se estamos falando de boa alimentação, o primeiro passo é marcar uma consulta com um nutricionista, fazer os exames necessários e definir um cardápio e um cronograma de acordo com as metas que você pretende alcançar. Para quem se impôs metas de prática de exercícios, uma visita ao médico para um check-up e uma passada na academia ao ar livre mais próxima de sua casa para conhecer o local e os aparelhos é um bom primeiro passo.

3 – Pratique exercícios em uma academia ao ar livre

De acordo com os objetivos que você traçou para si, é hora de executar o seu plano para que as coisas aconteçam como o esperado. Uma excelente alternativa para quem está na terceira idade ou começando a fazer exercícios é frequentar uma academia ao ar livre. A primeira vantagem é que em geral elas são gratuitas, ou seja, você não precisa pagar absolutamente nada.

O segundo ponto é que os equipamentos existentes em uma academia ao ar livre são considerados generalistas, ou seja, se adaptam com facilidade a qualquer tipo de pessoa. Portanto, você não vai ter muita dificuldade para pegar o jeito e tornar uma sessão de treinos ao ar livre parte da sua rotina.

4 – A alimentação deve ser equilibrada

Uma das razões pelas quais as pessoas não têm uma boa alimentação é a deficiência no consumo de algumas vitaminas, minerais ou proteínas. Em outras palavras, quem come mal, costuma comer muito de um só tipo de alimento e pouco ou quase nada de outros. Uma boa alimentação não é aquela que restringe ou proíbe um tipo de alimento, mas sim aquela que equilibra todos os grupos com as quantidades corretas.

Com um cardápio nutricional em mãos, você vai perceber que pode sim comer carnes, massas e outros itens considerados mais gordurosos. A diferença é que você vai precisar fazer isso com moderação: ou seja, nada de hambúrguer todo dia. Verduras, legumes e frutas devem fazer parte da sua dieta. Pessoas mais velhas devem observar ainda que comidas muito pesadas dificultam a digestão e, portanto, consomem mais energia do organismo.

5 – Dê atenção para suas noites de sono

As horas de sono são tão importantes quanto o tempo que você passa fazendo exercícios. O descanso é o momento em que o corpo recupera as energias, regenerando a musculatura que foi exaurida durante as atividades físicas. Por isso, tenha em mente que você precisa sim da sua dose diária de sono. Ela varia de pessoa para pessoa, mas em média é preciso dormir entre seis e oito horas por noite.

A maneira como você dorme também é muito importante. Evite dormir em lugares com muito barulho, como som de rádio e TV ligados. Apague as luzes e use cortinas blackout para que o seu quarto fique realmente escure durante a noite. Abra as janelas ou use um ar-condicionado de forma que a ventilação no ambiente também seja a mais agradável possível, nem tão quente a ponto de ficar abafado e nem tão frio a ponto de deixar você resfriado.

Se possível, estabeleça uma rotina de horário para dormir e não se deixe levar pelo cansaço dormindo no período da tarde, algo que frequentemente acomete pessoas com mais idade. Por fim, evite ingerir bebidas alcoólicas, café e energéticos no período da noite.

Você também pode gostar de: Qualidade de vida com alimentação saudável e exercícios, veja nossas dicas[

Image by wavebreakmedia_micro on Freepik

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0