A prática de exercícios é importante para todas as idades, mas ela se torna fundamental com o passar do tempo.
É cientificamente comprovado que atividade física para idosos aumenta a qualidade de vida na terceira idade e auxilia na prevenção de doenças adquiridas principalmente devido à má alimentação, ao estresse e ao sedentarismo.
Para quem tem mais de 65 anos, as atividades físicas atuam na melhoria da capacidade funcional dos idosos, ajudando-os a manterem a disposição para lidar com desafios cotidianos, como descer ou subir escadas e evitar quedas.
É também uma ótima aliada para prevenir e retardar o envelhecimento, pois garante o aumento da força muscular, vitalidade, maior flexibilidade do corpo, equilíbrio, coordenação motora e diminuição da ansiedade. Além disso, os exercícios refletem em benefícios na autoestima do idoso, que se sente mais vivo e mais disposto.
Como deve ser a prática de atividade física para idosos
Deve ser feita regularmente, sempre com acompanhamento de um médico. Além disso, é necessária a supervisão de um personal trainer especializado com idosos, que dará todas as instruções necessárias sobre os exercícios recomendados e os que representam um perigo a saúde na velhice.
Para uma melhora efetiva corporal e na saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 30 minutos de atividades físicas diariamente.
São ideais pelo menos três tipos de exercícios: de força, como a musculação; exercícios cardiorrespiratórios, como caminhada, bicicleta e natação; e exercícios de flexibilidade, como alongamentos e ioga.
Exercícios como o alongamento de articulações e músculos também são extremamente indicados na terceira idade, pois melhoram a circulação sanguínea e a mobilidade, e promovem o bem-estar físico e emocional.
Além de todos estes benefícios, as atividades físicas para idosos aumentam a sua autonomia, pois ele se sente mais motivado e capaz de realizar tarefas sozinho. Também dão oportunidades de socialização e independência, já que é nos espaços em que o idoso realiza os exercícios sozinho que ele conhece outras pessoas e se abre para a comunicação e integração social.
Aparelhos para academia ao ar livre para idosos
A academia ao ar livre é um espaço onde é possível realizar atividades físicas de maneira gratuita e tranquila. Por isso, é uma ótima opção para idosos que querem iniciar a prática sem se locomover por longas distâncias e sem a pressão dos locais de treinos convencionais, já que elas estão instaladas em parques e praças próximo a áreas residenciais e são menos lotadas. Esse tipo de academia conta, ainda, com uma série de equipamentos que trabalha toda a musculatura de corpo, mesmo os que são destinados apenas para o alongamento.
No entanto, como nem todos os espaços possuem um educador físico para indicar os exercícios corretos e acompanhar os usuários, é extremamente importante que o idoso fique atento e escolha os aparelhos indicados para ele de acordo com as indicações. Cada equipamento possui um adesivo com instruções de uso e marcação sobre quais áreas do corpo serão trabalhadas, facilitando a escolha para o usuário da terceira idade. Para saber quais são os melhores aparelhos, confira as explicações abaixo:
Rotação vertical, diagonal e inclinada
Os equipamentos de rotação têm como objetivo aquecer e alongar os braços e os ombros. Ele é indicado para pessoas da terceira idade, pois auxilia na diminuição das dores articulares e promove o alongamento dos músculos, deixando mais flexíveis os membros superiores.
Aparelho de alongamento
O aparelho de alongamento, assim como o rotação vertical, diagonal e inclinada, é ideal para as pessoas da terceira idade.
Ele estimula o sistema nervoso central por meio do alongamento e do fortalecimento dos grandes grupos musculares.
Extensão de pernas
O aparelho extensor de pernas trabalha os músculos das coxas e exercita as articulações do joelho, promovendo melhor mobilidade dos membros inferiores. Para realizar a extensão, coloque o peito do pé por trás do suporte e faça um movimento de força para cima. Os idosos que possuem algum problema no joelho devem evitar este aparelho.
Aparelho para remada sentada
Neste aparelho o praticante realiza o mesmo movimento de uma pessoa que pratica o esporte remo.
Ele é indicado para a musculatura da cintura capular, conjunto de articulações que envolve o ombro, e deve ser executado com os cotovelos na altura do ombro.
O exercício oferece flexibilidade para essa região pode servir com tratamento eficaz para quem sofre de bursite ou tendinite.
Pressão de pernas
Este aparelho também é indicado para quem tem mais de 65 anos, pois, além de fortalecer a musculatura da perna, trabalhando os músculos das coxas e quadril, ele proporciona a flexibilidade dos joelhos. Para os usuários que apresentam algum problema na articulações do joelhos, é melhor pular esse equipamento.