Os pequenos também podem – e devem – se exercitar para ter uma saúde melhor
Quando se pensa em exercícios físicos, é comum lembrar de adultos e pessoas de mais idade. Porém, a importância da atividade física infantil é tão grande que as crianças também devem ser incluídas nessa linha de raciocínio.
Sua realização traz benefícios ao corpo e à mente ao mesmo tempo em que os pequenos se divertem, já que é possível aliar a atividade física à brincadeira e, com isso, criar um senso de importância sobre os exercícios desde pequeno.
Vamos entender melhor a importância dos exercícios para os pequenos e porque isso deve ser incentivado desde a infância.
Por que a atividade física infantil é tão importante?
Para o desenvolvimento de sua saúde física e mental e a criação de bases de uma vida saudável para os próximos anos. Desde a primeira infância, que se inicia do nascimento e vai até os 6 anos de vida, é possível ensinar os pequenos sobre o quão bom é praticar exercícios.
É claro que as atividades devem ser totalmente planejadas para suas necessidades e preferências, já que a abordagem deve ser totalmente diferente da que é aplicada a jovens e adultos, mas com o planejamento certo, a tendência é a de obter ótimos resultados.
É possível incentivar a atividade física infantil através de jogos e experiências interativas que se aliam aos interesses dos pequenos, bem como às suas habilidades, identidade e conhecimentos prévios, de modo a ser mais bem sucedido.
Manter a vida das crianças ativa fisicamente é um processo que pode ser feito através de atividades espontâneas e planejadas, tanto dentro quanto fora de casa, com o incentivo dos pais e também dos educadores.
É importante que isso seja incentivado o quanto antes pelos responsáveis, já que algumas estatísticas sobre o assunto são preocupantes, como as seguintes, com suas respectivas fontes:
- 84% das crianças brasileiras brincam ao ar livre duas horas ou menos por dia, e entre elas, 40% brinca até uma hora ou menos (Valor do Brincar Livre).
- 62,1% dos brasileiros com 15 anos ou mais não praticaram qualquer esporte ou atividade física em 2015 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad).
- Apenas 21,6% das crianças e jovens norte-americanos de 6 a 19 anos realizaram pelo menos 1 hora de atividade física por dia, ao menos 5 dias por semana, parâmetro estabelecido pelo National Health and Nutrition Examination Survey (2016 Report Card on Physical Activity for Children and Youth).
Os números chamam a atenção, já que deveriam ser melhores, pelo bem das crianças e jovens, principalmente ao ponderar os benefícios que podem ser trazidos pelas atividades físicas.
Quais são os benefícios da atividade física infantil?
Vários, desde a parte física até a mental e social. Os principais são os seguintes:
- Proporcionar um crescimento e desenvolvimento saudável;
- Ajuda a atingir e manter um peso balanceado e adequado para a idade;
- Fortalece os ossos e músculos;
- Melhora a saúde cardiovascular;
- Mantém e desenvolve a flexibilidade;
- Melhora a postura;
- Ajuda no equilíbrio, coordenação e força física;
- Melhora as habilidades motoras grossas (que envolvem músculos grandes) e as habilidades motoras finas (que envolvem pequenos músculos e a coordenação entre os olhos e mãos);
- Ajuda a criar conexões entre as diferentes partes do cérebro;
- Melhora as habilidades de concentração e raciocínio;
- Influencia no desenvolvimento da autoconfiança e autoestima;
- Ameniza os efeitos do estresse e promove o relaxamento;
- Cria novas oportunidades de desenvolver habilidades sociais e de fazer amigos;
- Melhora a qualidade do sono.
Além de ser positiva para a saúde física, os benefícios que as atividades físicas trazem à mente e também aos relacionamentos sociais merecem ser destacados, já que podem contribuir positivamente com o desenvolvimento das crianças.
Quais são as melhores atividades físicas para crianças?
Opções não faltam para os pequenos. O importante é que eles gostem da atividade e possam estar em movimento, o que é divertido e, ao mesmo tempo, benéfico para sua saúde.
Os brinquedos para parque infantil, como escorregadores, balanças, gira-giras e afins, são boas alternativas, já que aos olhos da criança, aquela é uma brincadeira divertida, mas, ao mesmo tempo, elas estarão desenvolvendo o corpo, a mente e o aspecto social.
Outras alternativas de atividade física infantil são as seguintes:
- Andar de skate;
- Natação;
- Tênis;
- Artes marciais;
- Futebol;
- Vôlei;
- Basquete;
- Handebol;
- Ciclismo;
- Pega-pega;
- Esconde-esconde;
- Queimada;
- Dança;
- Pular corda.
E as academias ao ar livre, como podem ajudar?
Os benefícios da atividade física regular e a importância da academia ao ar livre são inegáveis para todas as idades, o que também se aplica às crianças e jovens, já que os aparelhos são seguros e fáceis de ser utilizados.
Com opções capazes de melhorar a musculatura e a flexibilidade de todo o corpo, além de potencializar o funcionamento do sistema cardiorrespiratório, sua indicação é feita para pessoas de todas as idades e formas físicas, inclusive as crianças.
Como elas estão espalhadas por todo o Brasil, não é tarefa difícil encontrar essas academias, o que incentiva a atividade física infantil e não pesa no orçamento dos responsáveis, já que estão disponíveis para a população.
Outras boas dicas de academia para crianças são explicar a elas, de uma maneira que consigam compreender, o quão importante é se exercitar no dia a dia e o que isso pode trazer de benefícios para o dia de hoje e também para o futuro.
Para chamar a atenção dos pequenos, também vale a pena mesclar os espaços das academias com o de playgrounds, onde eles encontrarão brinquedos capazes de incentivar o seu desejo de fazer exercícios físicos.
A Ginast é uma empresa especializada no desenvolvimento de aparelhos de ginástica ao ar livre e também de playgrounds infantis, com opções que agradam a todos os gostos e podem melhorar substancialmente a qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos.
Mostre às crianças a importância da atividade física infantil e conte com uma academia ao ar livre para ajudar nesse processo. Crianças que se exercitam são saudáveis física e mentalmente e, além disso, se tornam adultos mais saudáveis!