Ícone do site Ginast Academia ao ar Livre – Equipamentos Certificados

Academia ao Ar Livre para Idosos: Dicas de Exercícios e Equipamentos Essenciais

Conheça os aparelhos que você deve utilizar em uma academia para idosos e tenha mais saúde e qualidade de vida

A prática de atividades que produzem resultados físicos e emocional é muito importante para a terceira idade.

Nunca se viu tantos idosos fazendo exercícios, e agora este grupo, que mal teve tempo de cuidar de si durante a juventude e a fase adulta, pode aproveitar todos os benefícios de uma vida muito mais saudável utilizando espaços como academia ao ar livre.

Manter-se ativo não quer dizer que você deve se tornar um atleta tardio. Também não é preciso desembolsar uma grande verba para isto.

Basta ter motivação para iniciar em uma academia para idosos, como as que ficam instaladas em praças e parques das cidades ou dentro de condomínios que têm grande concentração dessa população. Elas têm o objetivo de fortalecer a musculatura, de forma totalmente gratuita e conveniente, pois ficam próximas à sua residência.

Veja nossos Equipamentos

Exercícios físicos requerem atenção

Não é preciso estar acostumado a treinar, embora o consentimento do médico seja importante para evitar surpresas desagradáveis.

Exercícios físicos podem auxiliar na prevenção ou amenizar as doenças causadas devido a maus hábitos desenvolvidos ao longo do tempo, como o estresse, o sedentarismo, a má alimentação, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, aumentando a qualidade e a expectativa de vida na velhice.

Eles ainda podem atuar na melhoria das perdas funcionais, que estão relacionadas também a inatividade e atrofia dos membros do corpo.

Assim, o idoso terá disposição para enfrentar desafios como subir escadas e cozinhar, equilíbrio e tempo de reação para evitar quedas e flexibilidade para que o idoso não sinta dores ao se locomover.

A possibilidade de movimentar-se também garante o bem-estar na terceira idade, pois eles ganham mais autonomia e independência para dar seguimento à própria rotina.

Dessa forma, a autoestima aumenta, a depressão vai embora e a solidão dá espaço para a construção de um novo círculo social, pois uma academia para idosos está repleta de pessoas da mesma idade que estão dispostas a fazer amizade e compartilhar histórias.

Antes de começar a praticar, é preciso conhecer os exercícios adequados, principalmente se você tiver alguma limitação física que torne um ou outro movimento inviável para a sua rotina.

O que o seu treino deve conter são, basicamente, três tipos de exercícios: alongamentos, extensão e musculação. O primeiro praticamente não possui contraindicações, mas se o seu corpo doer, não hesite em parar; o segundo pode causar problemas para quem já sofre com as articulações, mas é algo que pode ser trabalhado aos poucos para conseguir bons resultados.

O risco do último tipo de prática é o exagero na quantidade de pesos, que, de preferência, deve ser feito apenas com o peso do próprio corpo.

Na academia para terceira idade é mais importante executar as repetições de movimentos corretamente do que de forma intensa ou acelerada.

Para isto, conte com o auxílio de um preparador físico com experiência no cuidado com os idosos ou, se estiver sozinho, sempre leia as instruções que ficam na lateral do aparelho. Tenha o seu tempo de se aperfeiçoar em cada equipamento e perceba os resultados a longo prazo, dentro e fora das academias.

Agora que você já sabe tudo o que deveria para iniciar as atividades físicas, conheça quais são os equipamentos que ficam nas academias ao ar livre que você pode aproveitar, com muita precaução:

Alongador

Como o próprio nome já diz, ele foi pensado para que você possa realizar o alongamento, principalmente na região superior do seu corpo. Você pode apenas se apoiar ou, se estiver forte o suficiente, se pendurar no alto para alongar ainda mais.

Saiba mais sobre o Alongador

Espaldar e Jogo de Barras

Podem ser usados junto com os alongadores, agora com foco no alongamento dos membros inferiores do corpo. Como eles possuem variações de altura, inicie com a que é mais confortável para você e vá aumentando a dificuldade conforme a sua mobilidade for permitindo.

Saiba mais sobre o Espaldar e Jogo de Barras

Rotação

O rotação vertical, diagonal ou inclinado permite alongar e fortalecer os músculos dos braços e dos ombros. O mais importante na hora de praticar neste aparelho é executar em uma velocidade baixa para que as articulações e os músculos não saiam doendo.

Saiba mais sobre o Rotação

Extensor de Pernas

Ele vai melhorar a mobilidade dos membros inferiores, como coxas e joelhos. Para isto, é preciso colocar o peito do pé por trás do suporte e fazer força para cima.

Saiba mais sobre o Extensor de Pernas

Remada Sentada

Ao imitar o movimento que os praticantes do esporte remo fazem, os idosos vão fortalecer a cintura escapular (ombros, parte superior das costas e atrás do pescoço). É uma grande ajuda para quem sofre com bursite ou tendinite, desde que seja feito com os cotovelos na altura dos ombros.

Saiba mais sobre a Remada Sentada

Simulador de Caminhada

Auxilia na coordenação motora e na mobilidade dos membros inferiores. É um dos mais comuns nos espaços ao ar livre e também um dos mais fáceis de ser usado: basta subir no suporte e colocar um pouco de força para poder fazer movimentos semelhantes ao de uma caminhada.

Saiba mais sobre o Simulador de Caminhada

Esqui

É parecido com o simulador de caminhada, mas ele também permite que você exercite os membros superiores e os quadris, pois é necessário segurar nas barras. Ajuda, ainda, a melhorar as funções cardiorrespiratórias e tem um alto gasto calórico.

Saiba mais sobre o Esqui

Extensor Lombar

Dores nas costas e má postura podem ser corrigidas com a prática deste aparelho, que fortalece e alonga o abdômen e as costas. Atenção redobrada para o uso deste equipamento, pois a região trabalhada é muito sensível.

Saiba mais sobre o Extensor Lombar

Sair da versão mobile