Ícone do site Ginast Academia ao ar Livre – Equipamentos Certificados

Academia ao ar livre em empresas

Exercicio em empresa

Exercicio em empresa

A implantação de aparelhos de academias dentro das empresas para atender os colaboradores que trabalham ali é uma tendência cada vez maior no Brasil e nos Estados Unidos, demonstrando resultados interessantes para os investidores. Por isso, nesse material mostraremos as principais vantagens de se ter uma academia ao ar livre para os funcionários da sua empresa. 

Academias ao ar livre podem ser instaladas em empresas?

Apesar de ser bastante comum ver academias ao livre em praças públicas e condomínios, principalmente voltadas para o público da terceira idade das comunidades, existem vários tipos de academias ao ar livre e dentre essas as academias em empresas tem se tornado bastante visadas e convencido cada vez mais investidores. 

Isso tem acontecido pelo fato de que muitas vezes, para o público adulto, as empresas se tornam um ambiente de convivência no qual se passa muito mais tempo do que dentro de seus condomínios ou bairros. Sendo assim, as necessidades que uma academia ao ar livre pode atender, precisam ser assistidas ali mesmo no local de trabalho.

Mas quais necessidades são essas? Isso é o que abordaremos a seguir.

Saúde de lazer

O principal objetivo de uma academia ao ar livre é promover acesso a prática de exercícios sem custos. Nesse sentido, ter um espaço como esse pode beneficiar os funcionários de diversas maneiras, visto que lazer e saúde são questões que são consideradas importantes pelas pessoas, porém nem sempre existe um incentivo para que se possa cuidar adequadamente desses elementos tão importantes da vida.

Praticar exercícios físicos fortalece o sistema imunológico, diminui estresse e torna o indivíduo mentalmente mais saudável. É por essa razão que essa tem se tornado uma preocupação dentro das empresas, já que funcionários mais saudáveis produzem mais e faltam menos, consequentemente se tornando colaboradores mais prestativos. 

Nos Estados Unidos, essa preocupação já tem algumas décadas e atualmente das 1000 maiores empresas do país, mais de 90 % possuem espaços de ginásticas para os trabalhadores. No Brasil, essa questão tem ganhado espaço nos ambientes corporativos e recentemente a rede Pão de Açúcar e a Johnson & Johnson adotaram medidas nesse sentido. 

Algumas medidas que também podem ajudar, para além da instalação de academias ao ar livre, são a criação de cardápios balanceados nas lanchonetes e refeitórios das empresas bem como o incentivo a check-ups anuais com médicos pelos funcionários.

Vale a pena investir em uma academia ao ar livre em empresas?

A questão do retorno que esse tipo de investimento pode ter para os empresários não é uma questão menor. Essa preocupação pode partir de diversos lugares, como o pensamento que é um projeto muito caro e também o medo de com isso ter que arcar com mais responsabilidades, a exemplo da manutenção dos aparelhos, trocas e outros dispêndios. Sobre essas preocupações, boas notícias: a manutenção dos equipamentos de uma academia ao ar livre é barata e prática e se contratada uma fornecedora com qualidade certificada, é provável que a estação de ginástica dure cerca de 30 anos.   

A construção dessas academias irá permitir que seus funcionários tenham mais qualidade de vida, pois irão poder se exercitar no próprio espaço de trabalho, evitando atrasos, faltas e até mesmo afastamentos por doenças que podem vir a acometer os colaboradores por falta de exercícios físicos.

A implementação das academias ao ar livre conseguirá proporcionar que os funcionários se exercitem mais e isso vai afetar o próprio humor dos membros da empresa, já que a falta de prática de exercícios físicos e a rotina massante das empresas pode levar a exaustão mental. Esse descontentamento, infelicidade e estresse geram riscos à saúde, consequentemente gerando uma queda na produtividade. Portanto, ter uma academia na empresa permite que todos possam realizar exercícios físicos e usufruir de seus benefícios para a saúde e o bem estar coletivo. 

Atualmente, os estudiosos de administração entendem que as empresas estão diretamente ligadas ao desempenho de seus funcionários já que boa parte do que faz uma empresa oferecer um serviço/produto de qualidade é o trabalho humano imbricado nesse processo. Tendo uma equipe mais saudável, a produção tende a aumentar e o serviço oferecido tende a ter maior qualidade, refletindo na experiência do cliente.

As funções dos equipamentos de academias ao livre tem para o organismo humano irão oferecer uma melhora clara na saúde física dos colaboradores e isso também deve refletir nas sua produtividade. Funcionários mais saudáveis faltam menos por causa de doenças, pois tem seu organismo e sistema imunológico fortalecidos. Doenças como artrites, fadiga muscular, lesões ocupacionais, estresse, doenças cardiovasculares, diabetes, entre muitas outras doenças ligadas ao sedentarismo e do exaustão mental podem ser prevenidas com exercícios físicos e com isso gerar funcionários mais saudáveis, o que também significa que tenham mais condições de exercer suas funções de maneira produtiva e rápida.

Os exercícios físicos melhoram a postura e ajudam a dar mais energia para os colaboradores, diminuindo a sensação de cansaço(aquela famosa preguicinha), além de amenizar a tensão física e psicológica de uma rotina empresarial . Com todos esses fatores, o desempenho dos colaboradores em geral tende a subir e, dessa maneira, a empresa ganha um time satisfeito e mais disposto a dar o seu melhor para fazer com que os serviços/produtos oferecidos pela empresa sejam os melhores possíveis. É uma via de mão dupla: o funcionário que se sente bem cuidado costuma tentar cuidar também da empresa que trabalha.

Esperamos que esse material tenha sido útil e que em breve sua empresa seja mais uma no Brasil a implementar uma academia ao livre para seus funcionários.

Sair da versão mobile