Aprenda 5 Exercícios com os Aparelhos de Academia ao Ar Livre e tenha mais Resistência

Praticar exercícios em academia é fundamental para melhorar diversos aspectos da sua saúde

Realizar atividade física é uma forma de mudar de vida, pois é possível fortalecer os músculos, perder peso e adquirir mais resistência. Para iniciar nesta novidade, não é preciso pagar caro ou perder muito tempo para realizar exercícios em academia, pois você pode desfrutar dos espaços ao ar livre para obter todos estes benefícios.

As academias ao ar livre estão instaladas em praças, avenidas e parques das cidades, ou até mesmo em condomínios residenciais e comerciais, e são um estímulo para que você possa praticar. Jovens, adultos, idosos e deficientes físicos podem e devem se exercitar. Os exercícios em academia ao ar livre podem ser feitos para que todos aproveitem as mesmas vantagens, pois os equipamentos são adaptados a todas as necessidades.

No entanto, antes de começar, é recomendado fazer um check up da sua saúde para verificar se há alguma limitação e como adequar o seu treino para ajudar na cura. Você também deve iniciar uma dieta equilibrada, com a ingestão de vitaminas, carboidratos e proteínas, que vão melhorar os seus resultados. Se possível, procure um personal trainer para montar um circuito focado em seu principal objetivo, como exercícios para emagrecer ou para definir o corpo, por exemplo.

A seguir, você vai aprender cinco opções de atividades para que o seu treino seja o mais completo possível, garantindo o máximo de benefícios para o seu corpo e para a sua saúde. Não esqueça de ler as informações de uso fixadas nas laterais do equipamento, pois pode haver diferenças entre os aparelhos. Confira:

Rotação Diagonal

Rotação Diagonal

Este tipo de exercício é ideal para melhorar o desempenho, prevenir e remediar lesões nos ombros, nas costas e na região central do corpo, conhecida como core e composta por 29 músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar. Como ele envolve diversos músculos, é uma opção completa para aumentar a resistência e a mobilidade da região superior do corpo.

Para ser executado corretamente, é preciso permanecer ereto durante todo o movimento. A recomendação é começar com três séries de 15 repetições e ir aumentando aos poucos, sempre com intervalo mínimo de trinta segundos entre cada série.

Simulador de Caminhada

simulador de caminhada

É um dos principais equipamentos para quem quer emagrecer e melhorar a resistência cardiorrespiratória. Aliado a uma boa alimentação, será possível perceber resultados logo nas primeiras semanas após o uso regular. Ele também é um aparelho de baixo impacto, preservando os joelhos e as articulações dos usuários.

É importante apoiar o pé inteiro na plataforma, para poupar o joelho e as panturrilhas, e fazer movimentos para frente e para trás. Pode ser praticado três vezes por semana em velocidade constante ou, conforme você for se adaptando, intercale entre as velocidades alta e média. A perda calórica é de 270 kcal em 30 minutos de atividade.

Abdominal

Aparelho para abdominal de academia ao ar livre

Atividade essencial para definir os músculos do abdômen e eliminar a barriga, ficando com aquele aspecto sarado, a abdominal também auxilia no equilíbrio postural, melhora a respiração e evita a diástase, fenômeno que separa as extremidades do músculo da região.

Ao treinar na prancha abdominal, é possível realizar diferentes tipos do exercício que acionam mais de uma parte do corpo. Experimente começar com a tradicional abdominal supra (flexão da parte superior do tronco) e com a abdominal infra (flexão do quadril), e depois vá para os oblíquos e os reversos. Tente três séries de 30 repetições e vá aumentando gradualmente a quantidade, mas sem exagerar!

Puxador Peitoral

Puxador Peitoral Star

O condicionamento do peito vai muito além da estética. Essa grande região é responsável pela postura do tronco e suporta os movimentos de rotação dos braços. Além disso, para as mulheres, o peitoral dá sustentação aos seios, sem modificar a firmeza.

Para um bom treino de peito, é preciso fazer os movimentos com amplitude. Dessa forma, você vai ativar muito mais a região e evitar o encurtamento muscular. O ideal é começar com três séries de 15 movimentos, realizados de forma lenta e com atenção para a inspiração, ao abrir os braços, e a expiração, ao fechá-los.

Simulador de Escada

SIMULADOR DE ESCADA TRIPLA

Uma boa opção para aumentar a resistência cardiorrespiratória, melhorar a circulação dos membros inferiores e, ainda, firmar as panturrilhas, as pernas e os glúteos é o simulador de escada. Ele também promove a perda calórica e ajuda no emagrecimento. No entanto, quem tem problemas nas articulações, cardiovascular ou respiratório deve evitar praticar no equipamento, que é de alto impacto.

Ao subir no aparelho, encaixe o pé inteiro no suporte e faça força para baixo, fazendo com que o outro degrau se eleve. Treine por 20 minutos seguidos de forma moderada a intensa, e, para não perder o equilíbrio, lembre-se de ficar ereto e manter as mãos apoiadas no local adequado. Pare imediatamente caso sinta dores, pois o impacto pode causar lesões, principalmente se você não está acostumado a praticar exercícios físicos.

Últimas do Blog

Acompanhe o nosso blog e tenha informações sobre qualidade de vida, diversão e inclusão social

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.