Confira como, quando e quais os melhores equipamentos para você começar a se exercitar e levar uma vida mais saudável

Leg press, peitoral, remada, flexor, adutor, abdutor… Quem vai a uma academia pela primeira vez nem sabe por onde começar. A diversidade de aparelhos para musculação é tão grande que muitos não conseguem aproveitar todos os benefícios que eles trazem para a saúde.

Cada equipamento possui uma função específica e desenvolve diferentes tipos de músculos. Há aqueles para membros superiores, outros para os inferiores, costas, peitoral, etc. É preciso identificar os mais recomendados para seu corpo e sua capacidade física.  

Não adianta querer fazer todos os exercícios possíveis e imagináveis que você encontrar nos aparelhos. Isso pode levar a uma fadiga muscular e, no fim, acabar desgastando ainda mais seus músculos. Nunca ultrapasse o limite de seu organismo.

Antes de se exercitar, é preciso entender o que cada aparelho faz, como os exercícios devem ser realizados, qual a carga que seu corpo aguenta e, principalmente, definir uma rotina e um rodízio de atividades. Após isso, você estará pronto para se exercitar.   

Para ajudar nessa jornada, confira mais informações sobre a importância da musculação e dos exercícios físicos para o corpo humano e quais os melhores aparelhos para cada tipo de músculo. Lembre-se sempre de consultar um médico antes de sair se exercitando por aí!

Por que devo me exercitar?

O corpo humano precisa estar em movimento. Seja em uma academia fechada ou ao uma academia ao ar livre , a pessoa precisa realizar exercícios para manter a musculatura em dia, evitar o ganho de peso e o aparecimento de doenças cardiovasculares.

A falta de uma atividade física é a principal causa do sedentarismo e da obesidade. Juntos, eles levam ao desenvolvimento de uma série de doenças graves, como diabetes, pressão alta e problemas cardíacos.

Contudo, não adianta jogar futebol uma vez por semana e sair correndo por aí. Praticar esporte é importante, sem dúvida, mas só terá o efeito desejado se você fortalecer os músculos antes com aparelhos para musculação. Caso contrário, pode complicar ainda mais a sua saúde.

As principais vantagens

Quem pratica musculação já sabe: em pouco tempo as dores pelo corpo somem, a respiração melhora e a pessoa encontra mais disposição nas demais atividades de sua vida. Isso, claro, graças a exercícios físicos regulares e bem planejados.

O principal benefício é justamente o fortalecimento e desenvolvimento da musculatura. A atividade contínua mantém os músculos saudáveis e fortes, evitando a perda muscular que normalmente ocorre com a idade.

Além disso, é indicado também para quem deseja perder peso e tonificar seu corpo. Isso porque esses equipamentos promovem uma queima de gordura bem mais rápida e eficiente do que outros exercícios cardiorrespiratórios, como a corrida.

Quem pode usar os aparelhos para musculação?

Não há uma idade mínima ou máxima para se exercitar e manter o corpo saudável. Crianças, jovens, adultos e idosos podem realizar diferentes atividades nos mais diversos aparelhos existentes.

Evidentemente, é preciso respeitar as limitações que cada faixa etária e a condição física das pessoas. A maioria dos equipamentos não são indicados para crianças menores de 12 anos. Outros precisam ser adaptados para pessoas mais velhas e portadores de deficiências.

Além disso, é essencial que o indivíduo consulte um especialista antes de realizar diferentes atividades físicas para entender a carga que ele pode suportar e quais funcionam melhor para o seu corpo. Caso contrário, a pessoa corre o risco até mesmo de se machucar.

Como usar?

Os aparelhos para musculação não são um bicho de sete cabeças. Na verdade, são bem simples de serem utilizados. Basta a pessoa se informar sobre os métodos e, se tiver dúvidas, perguntar a um especialista.

Você não precisa fazer todos os exercícios de uma só vez e muito menos exagerar na dose. Comece com calma, descubra as melhores técnicas para cada equipamento e, a partir daí, aumente a exigência conforme seu corpo for evoluindo.

O ideal também é fazer um rodízio. Se você focar atividades apenas nos membros inferiores, por exemplo, suas pernas estarão fortes, mas seus braços continuarão fracos. Faça um circuito que abrange todos os músculos.

Quais os melhores aparelhos?

É preciso deixar claro que não existe um que seja melhor do que outro. O que diferencia esses equipamentos são suas funcionalidades. Logo, existem aqueles que são mais recomendados para determinado tipo de exercício. Os principais são:

1 – Remada:

é altamente recomendada para pessoas que desejam trabalhar a musculatura das costas e dos ombros. Como o nome diz, é um simulador de remo que exige uma movimentação constante dessas duas partes do corpo.

2 – Pressão de Pernas:

esse aparelho é ideal para quem quer fortalecer a musculatura do quadril, coxas e das pernas. Com ele, a pessoa consegue desenvolve o quadríceps, os posteriores da coxa, panturrilhas e glúteos.

3 – Elíptico:

é apontado como um dos equipamentos mais completos. Por meio dele, a pessoa consegue aumentar a flexibilidade dos membros inferiores, melhora a capacidade cardiorrespiratória e mexe até com músculos dos braços e dos ombros.

4 – Puxador peitoral:

é específico para os membros inferiores, costas e a musculatura do peito. Com movimentos contínuos para cima e para baixo com duas barras de ferro, a pessoa força o tórax e os ombros.

5 – Simulador de escadas:

subir e descer os degraus de uma escada é um dos melhores exercícios físicos. Esse aparelho simula essa atividade, fortalecendo a musculatura do quadril, os membros inferiores e a função cardiorrespiratória. Conheça melhor o simulador de caminhada!

Comece hoje e leve uma vida saudável

Muitas pessoas não gostam de fazer exercícios físicos justamente por não entenderem como funcionam os aparelhos. Não é preciso ter medo. Com informação e, principalmente, dedicação, é possível fazer musculação e levar uma vida bem mais saudável.

As dicas foram úteis? Perdeu o medo de se exercitar com esses equipamentos? Conte para a gente a sua experiência nos comentários e não deixe de conhecer os aparelhos da Ginast!