Aparelhos de Academia ao Ar Livre Ideais para Condomínio

Confira algumas dicas dos melhores aparelhos de academia ao ar livre para os seus moradores.

Os moradores pediram, o condomínio aprovou e agora você está responsável por instalar uma academia ao ar livre nas áreas comuns da sua residência. Ou, então, você faz parte da construção de um novo condomínio, no qual a instalação de uma academia ao ar livre está prevista, sendo sua responsabilidade dar início ao projeto. Então saber quais são os melhores aparelhos de academia, é tarefa principal para ter sucesso com os seus moradores.

Seja qual for a situação, o primeiro passo para começar a montagem de uma academia ao ar livre é fazer um bom projeto que leve em consideração o número previsto de moradores, a estimativa de frequentadores reais da academia, os objetivos dessas pessoas, o espaço disponível, os aparelhos que mais de encaixam nas necessidades do condomínio e as possibilidades financeiras.

Para que você comece do jeito certo, sem se esquecer de nenhum detalhe, confira as dicas que nós preparamos para ajudar você nesse projeto.

Conhecendo o seu público

Reunião de condomínio para academia ao ar livre

Antes de iniciar a cotação dos aparelhos de academia, é necessário conhecer as características das pessoas que vão utilizar a academia ao ar livre. Serão pessoas da terceira idade? Serão pessoas jovens em sua maioria? Pessoas com deficiência física? Homens, mulheres ou ambos?

Além disso, é importante considerar também os objetivos dos futuros frequentadores da academia: eles estão interessados em melhorar seu condicionamento físico, em fortalecer os músculos e ossos ou em ganhar massa?

Conforme as características e interesses, dos moradores na prática de exercícios, você deverá optar por diferentes tipos de aparelhos – afinal, tudo o que você menos quer é que os aparelhos fiquem às moscas por não atenderem as necessidades dos moradores, certo? Faça essas perguntas, encontre as respostas e tenha nelas um bom guia para fazer as melhores escolhas entre os equipamentos disponíveis.

Quantos frequentadores a academia vai ter

Antes de sair comprando equipamentos para atender todos os condôminos ao mesmo tempo – o que certamente encarecia o projeto de forma absurda e inviabilizaria a construção da academia ao ar livre –, é necessário fazer uma estimativa de quantos moradores vão utilizar a estrutura.

Calcula-se que, em média, as academias de prédios e condomínios são utilizadas por 25% de seus moradores. Ou seja, se o condômino em questão tem 200 moradores, imagine que aproximadamente 50 pessoas vão utilizar os aparelhos. É importante ter em mente que a tendência é que esse número aumente, uma vez que existe uma preocupação cada vez maior com a saúde e o bem-estar, principalmente por parte das pessoas da terceira idade.

Ainda, você deve considerar que nem todas essas pessoas vão utilizar os aparelhos ao mesmo tempo, não sendo necessário ter uma vaga para cada uma delas. O ideal é calcular quantas pessoas devem utilizar a academia nos horários de pico, como a faixa das 19 horas, e providenciar que todas consigam fazer seu circuito de exercícios em cerca de uma hora.

Qual espaço necessário para montar a academia ao ar livre

O espaço necessário para a construção da academia ao ar livre dependerá do número de moradores que vão utilizá-la e do número de aparelhos que serão instalados. Um detalhe importante a se observar é se a convenção do condomínio permite que uma porção da área comum seja destinada à construção da academia. Caso essa permissão não exista, será necessário discutir o assunto em uma reunião de condomínio para que esse item da convenção seja alterado.

Na hora de projetar a distribuição dos equipamentos, é fundamental ter em mente que, além do espaço ocupado pelo próprio aparelho, também é necessário reservar uma distância de segurança ao redor deles, recomendada de acordo com cada equipamento.

Essa distância é obrigatória para evitar que os frequentadores esbarrem uns nos outros ou mesmo nos aparelhos, o que pode causar graves acidentes. Em geral, a distância observada entre o aparelho e outros equipamentos, muros etc. costuma ser de pelo menos 1 metro entre as extremidades do aparelho e o obstáculo.

Estima-se que, com um espaço de 50 metros quadrados, já é possível montar uma academia ao ar livre com três ou quatro aparelhos duplos ou triplos, sendo capaz de atender cerca de 10 pessoas ao mesmo tempo.

Em uma área de 60 metros quadrados, por exemplo, é possível instalar cerca de 7 aparelhos mais uma placa de orientação sobre o uso dos equipamentos. Com essa configuração, a academia ao ar livre pode receber cerca de 14 pessoas ao mesmo tempo. Já uma área de 80 metros quadrados permite a instalação de cerca de 10 equipamentos, atendendo em torno de 20 pessoas simultaneamente.

Esses espaços, é claro, são ideias para condomínios de pequeno porte, com cerca de 50 a 100 moradores. Se considerarmos um condomínio de médio a grande porte, a necessidade será outra. Para atender a cerca de 50 usuários ao mesmo tempo, é necessário reservar uma área de aproximadamente 280 metros quadrados, que permite a instalação de uma média de 15 aparelhos.

Conte com ajuda profissional

Barra de academia ao ar livre

Para poder definir a quantidade e o tipo dos aparelhos que você deverá adquirir considerando as características e interesses dos moradores e também o espaço disponível, pode ser de grande valia contar com a ajuda profissional, ainda mais se você for inexperiente no assunto.

Os fornecedores dos aparelhos, como a Ginast, podem ser consultados a respeito das especificações técnicas e indicações dos aparelhos, podendo ajudar e muito na escolha dos melhores equipamentos dentro dos produtos oferecidos pela empresa. Além disso, você pode conversar também com um profissional de Educação Física para que ele ajude você a identificar as opções mais adequadas para atender às demandas dos futuros utilizadores da academia.

Baixe o E-book - Dicas para Conquistar Qualidade de Vida

Últimas do Blog

Acompanhe o nosso blog e tenha informações sobre qualidade de vida, diversão e inclusão social

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.