Aparelho abdutor e adutor de pernas: Confira um super review!

Aparelho abdutor e adutor de pernas: Confira um super review!

Compartilhe:

Conheça as características do equipamento adutor e abdutor e veja como ele pode ser benéfico para a sua saúde!

O aparelho abdutor é um dos mais comuns em todas as academias, utilizado para treinar a região das pernas e deixá-las tonificadas e resistentes ao atingir músculos de diferentes áreas dos membros inferiores.

Ainda que seja bastante comum para a prática de exercícios, muitas pessoas não sabem como ele funciona, quais são os músculos trabalhados e como deve ser utilizado, o que pode impactar diretamente nos resultados obtidos.

Para auxiliar na compreensão, nós fizemos um review completo sobre o aparelho, com tudo o que você precisa saber para começar a utilizá-lo em sua rotina de exercícios!

Quais músculos são trabalhados pelo aparelho abdutor?

O equipamento trabalha os músculos rotadores e estabilizadores do quadril, o que auxilia na prática de atividades presentes em uma série de exercícios e esportes, como saltos, corridas, arrancadas e mudanças rápidas de direção.

aparelho abdutor

O aparelho abdutor pode auxiliar na adução e a abdução do quadril, que apresentam as seguintes características:

  • Adução: quando a coxa fica próxima ao eixo central do corpo, como se estivesse em um movimento “para dentro”. Aqui, são trabalhados os adutores curto e longo, grácil, pectíneo e magno.
  • Abdução: movimento oposto à adução, ou seja, quando a coxa é levada para longe do eixo central do corpo, em um movimento “para fora”. Os músculos trabalhados são dos glúteos mínimo e médio, piriforme e tensor da fáscia lata.

Portanto, o objetivo de ambos é trabalhar com as pernas, embora a adução seja direcionada a alguns músculos e a abdução para outros. Quando realizados em conjunto, é possível obter os melhores resultados.

É importante ressaltar que treinar as pernas é fundamental, tanto para atletas profissionais e esportistas amadores quanto para pessoas que desejam levar uma vida mais saudável e, de quebra, melhorar a silhueta.

Porém, o aparelho abdutor, bem como outros equipamentos destinados para trabalhar a musculatura das pernas, pode trazer benefícios que vão ainda além de ter mais definição e resistência física nos membros inferiores.

De acordo com uma pesquisa publicada em maio de 2018 no periódico “Frontiers in Neuroscience”, a saúde neurológica depende de quantos sinais são enviados pelos grandes músculos das pernas ao cérebro, assim como nas diretivas do cérebro aos músculos.

Esse é um sinal que pode ajudar a compreender os motivos que levam pacientes com deficiências neuromotoras, esclerose múltipla, atrofia espinhal muscular e demais condições neurológicas a piorar rapidamente quando seus movimentos se tornam limitados.

Logo, passar a utilizar um equipamento para adutor e abdutor pode ser um passo determinante para a saúde das pernas, de todo o corpo e até mesmo das condições neurológicas.

Como é o equipamento para adução e abdução de pernas?

Ele é desenvolvido para que o praticante utilize o peso de seu próprio corpo para trabalhar com as pernas, o que o torna uma ótima alternativa entre os exercícios funcionais para academia ao ar livre.

Seu principal objetivo é de potencializar a mobilidade dos membros inferiores, além de ajudar na coordenação motora e fortalecer os músculos do quadril, da coxa e da região lombar.

A estrutura do equipamento é composta de tubos e chapas de aço carbono de alta resistência, nas dimensões de 3 ½”, 2”, 1”, ¾” e 3/16”. A espessura mínima dos tubos e chapas é de 2 mm.

Os orifícios tubulares e extremidades superiores, inferiores e móveis são blindados em chapa 14, o que faz com que sejam imunes à penetração de água e, consequentemente, tenham muito mais resistência às intempéries.

Os eixos são maciços, usinados para rolamentos duplos do tipo ZZ, e as soldas utilizadas no aparelho abdutor são do processo MIG. A pintura do equipamento é eletrostática epóxi, feita através de misturas de resinas em poliéster resistente contra meteorização.

Os demais componentes são feitos de polipropileno e PVC flexível, enquanto os parafusos são de aço zincado e trazem toda a estabilidade e segurança necessárias para o equipamento.

Também é importante ressaltar que o equipamento pode ser utilizado por duas pessoas ao mesmo tempo. Assim, os praticantes podem se exercitar junto a um amigo ou parente, o que torna a atividade física ainda mais divertida e produtiva.

Quais cuidados tomar com a cadeira adutora e abdutora?

Alguns cuidados semanais, mensais e anuais precisam ser adotados com o equipamento para que ele possa durar por muito tempo em uma academia ao ar livre.

Toda semana, é importante verificar o estado visual do aparelho, de modo que não haja qualquer imperfeição ou rotura em sua superfície.

Mensalmente, a análise deve ser mais minuciosa e compreender a uniformidade dos movimentos das articulações, que precisam ser lubrificadas caso necessário. O equipamento deve estar estruturalmente estável e com parafusos, porcas e proteções em perfeito estado.

Ao menos uma vez por ano, é essencial verificar se há corrosão nas partes metálicas. Além disso, a cimentação deve ser averiguada em busca de quaisquer imperfeições e, caso haja algo de errado, precisa ser consertada imediatamente.

A altura do aparelho abdutor é de 1.230 mm, com largura de 891 mm e profundidade de 1.030 mm. Seu peso é de 34,40 kg e a área necessária para a instalação do aparelho é de 0,92 m².

aparelho abdutor

Trabalhe a região das pernas e tenha melhorias notáveis no corpo e na mente!

Assim como conhecemos as características de diferentes equipamentos no review de puxador de costas e no review de simulador de escada, a cadeira abdutora pode fazer muito bem para a sua saúde, tudo isso com um equipamento de alta qualidade.

Sua instalação pode ser feita em academias ao ar livre disponíveis em condomínios, praças públicas e áreas de lazer, assim como em residências e demais espaços para exercícios e melhoria do bem-estar.

Não perca mais tempo: conte com um bom aparelho abdutor e sinta todos os benefícios que ele trará ao seu corpo, tanto na região das pernas quanto no quadril e até mesmo na capacidade neurológica!

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.