Academia para idosos ao ar livre: quais são os aparelhos ideais?

Academia para idosos ao ar livre: quais são os aparelhos ideais?

Compartilhe:

Saiba quais são os equipamentos indicados para pessoas da terceira idade!

As atividades físicas são essenciais para a saúde de toda a população, o que se torna ainda mais nítido na terceira idade, e a academia para idosos ao ar livre é uma das melhores alternativas para colocar isso em prática.

Para que essa população consiga se exercitar adequadamente e obter bons resultados através da iniciativa, é fundamental escolher os melhores aparelhos para suas necessidades e expectativas, de modo que a experiência seja a mais proveitosa possível.

Entenda melhor a importância dos exercícios físicos para idosos e confira algumas sugestões de aparelhos que podem atender exatamente o que eles precisam.

Por que os idosos precisam se exercitar?

Porque isso é fundamental para a sua saúde física e mental, que tende a se debilitar naturalmente devido aos avanços da idade caso não se tome nenhuma iniciativa para combater esse problema.

Os seguintes dados e informações, colhidos do infográfico “The Necessity of Exercise: Physical Activity and Aging”, da Escola de Gerontologia Leonard Davis, pertencente à Universidade da Carolina do Sul e referentes à população norte-americana, ajudam a entender melhor essa questão:

  • 40,3 milhões de norte-americanos tinham 65 anos ou mais em 2010, número equivalente a 13% da população total.
  • De 35% a 44% dos adultos com 75 anos ou mais são fisicamente ativos, faixa que cai para 28% a 34% para os adultos de 65 a 74 anos.
  • A cada 5 pessoas com 50 anos ou mais, 4 sofrem de pelo menos uma condição crônica de saúde.
  • O envelhecimento físico pode trazer sérios efeitos ao corpo humano, como perda de massa muscular, força, densidade óssea, agilidade, equilíbrio e resistência, aumento dos níveis de gordura corpórea e na possibilidade de apresentar lesões nas juntas.

idosa fazendo exercício em academia ao ar livre

 

Já os benefícios obtidos através da realização de exercícios físicos são muitos, como os seguintes:

  • Menor risco de desenvolver doenças e disfunções.
  • Redução da pressão arterial.
  • Melhora do equilíbrio.
  • Aumento da mobilidade.
  • Manutenção do peso corporal.
  • Maior flexibilidade.

Um estudo feito pela Sociedade Americana de Gerontologia indicou que o volume cerebral de pessoas de 60 a 79 anos que se exercitam aumenta significativamente.

Além disso, fazer três horas de exercícios por semana e manter esse hábito pode fazer com que a expectativa de vida aumente até 5 anos. O tratamento de condições crônicas, como artrite, diabetes e doenças cardíacas, também é melhorado.

Confira – Licitação para academia: passo a passo para solicitar uma no seu bairro

Quais são os melhores equipamentos de academia para idosos ao ar livre?

Entre tantas opções disponíveis, algumas se destacam por apresentarem características ideais para os idosos, de modo que eles possam se exercitar com saúde, conforto e segurança.

Os exercícios para terceira idade devem ser planejados exatamente de acordo com as condições e necessidades desse público, os quais são diferentes das crianças, jovens e adultos.

Porém, antes de começar a se exercitar, é recomendável passar por uma avaliação médica, de modo a saber quais são os melhores exercícios para cada pessoa e quais devem ser evitados, de acordo com suas condições de saúde.

Isso também ajudará na escolha dos aparelhos de academia para idosos ao ar livre que devem ser utilizados para conseguir desfrutar dos devidos benefícios à saúde.

Alguns dos equipamentos mais versáteis de atividade física para idosos são os seguintes:

Simulador de caminhada

A caminhada é um exercício tradicionalmente recomendado pelos médicos, já que ajuda na obtenção de mais resistência e condicionamento físico, além de combater o excesso de peso, os níveis de colesterol alto, a diabetes e outros problemas de saúde.

Como praticamente não há restrições contra caminhadas (a menos que haja orientação médica contrária), o simulador de caminhada se mostra como um dos melhores possíveis de academia para idosos ao ar livre.

Alongador duplo

Quando se pensa em exercícios, é comum lembrar-se de força e resistência física, mas não é apenas nisso que consistem as atividades físicas: a flexibilidade e mobilidade são características fundamentais.

É por isso que o alongador duplo desponta como um dos principais aparelhos de academia para idosos ao ar livre, já que ajuda nessa questão e, além disso, auxilia na realização de outras atividades para terceira idade.

Simulador de esqui

É comum que os idosos tenham menos equilíbrio do que pessoas mais jovens, já que o passar dos anos pode resultar em problemas desse tipo, até mesmo enquanto caminham, e os exercícios físicos podem ajudar.

O simulador de esqui é um dos mais indicados para essa finalidade que pode ser encontrado em uma academia para idosos ao ar livre, já que dispõe de um apoio para as mãos que os ajuda a manter o equilíbrio. Além disso, ele também é indicado para aumentar a flexibilidade e o funcionamento do sistema cardiorrespiratório.

Bicicleta de cadeira

O ciclismo é outra atividade física que traz uma série de vantagens aos idosos, mas a perda de equilíbrio pode ser um fator complicador, levando a quedas e acidentes capazes de colocar a saúde e a integridade física em risco.

A bicicleta de cadeira é uma opção altamente indicada para cada academia para idosos ao ar livre, já que permite obter os benefícios de pedalar sem a chance de cair, o que é mais seguro para quem está na terceira idade.

Múltiplo exercitador

Quem procura por uma atividade física mais intensa encontra no múltiplo exercitador as opções de que precisa, já que ele abriga muitas funções em um início aparelho, o que permite economizar espaço e também aproveitá-lo melhor.

Esse aparelho é praticamente uma academia para idosos ao ar livre completa, já que permite fortalecer a musculatura, desenvolver mais condicionamento e resistência física e também aumentar a flexibilidade e mobilidade das articulações.

especificações do múltiplo exercitador

Exercite-se em uma academia para idosos ao ar livre e comprove seus benefícios!

Esses são apenas alguns dos exemplos de aparelhos que podem ser instalados em praças, parques, condomínios e onde mais se desejar, cujos benefícios se estendem aos idosos da região e também à população como um todo.

Ao seguir as melhores dicas de exercícios e equipamentos essenciais para academia para idosos, o resultado será um espaço de qualidade de vida, onde as pessoas de terceira idade podem se exercitar sem medo ou desconforto durante a realização das atividades físicas.

Portanto, invista em uma academia para idosos ao ar livre. Com isso, você perceberá como uma academia ao ar livre pode influenciar positivamente na vida dos idosos e fazer com que eles sejam ainda mais saudáveis física, psicológica e emocionalmente.

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.