Equipamentos de academia adaptados para pessoas com deficiência

Equipamentos de academia adaptados para pessoas com deficiência

Compartilhe:

Aparelhos são capazes de ajudar na inclusão social e na saúde dos portadores de necessidades especiais

As atividades físicas são benéficas para o corpo e a mente, mas as pessoas com necessidades especiais nem sempre podem aproveitá-las. Porém, a academia inclusiva ao ar livre é um espaço capaz de mudar essa realidade de uma vez por todas.

Esse é um ponto vital para a população que possui necessidades especiais, já que ela precisa de espaços e equipamentos que tenham sido desenvolvidos de modo a permitir que se exercite com conforto e segurança, o que é ótimo para sua qualidade de vida.

Vamos aprender mais sobre os motivos que fazem com que a instalação e o uso desses equipamentos seja tão recomendada e potencialmente benéfica.

Por que é importante investir em uma academia inclusiva ao ar livre?

Graças a necessidade de proporcionar qualidade de vida aos deficientes físicos, de modo que sua saúde física e mental, bem como os relacionamentos sociais, sejam os melhores possíveis.

De acordo com o “Panorama nacional e internacional da produção de indicadores sociais”, documento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,7% da população brasileira é de pessoas com deficiência, o que resulta em aproximadamente 13,97 milhões de habitantes.

Antigamente, os critérios para a definição de pessoas com deficiência eram diferentes no Brasil, o que levava essa porcentagem a 23,9%, a qual equivaleria a mais de 49 milhões de pessoas. Porém, a classificação mudou de acordo com recomendações internacionais da ONU e da OMS, o que mexeu nos números.

De qualquer forma, o número ainda é grande, já que são quase 14 milhões de pessoas com deficiência, população maior que a de países como Grécia, Portugal, Israel e Paraguai ou de estados brasileiros como Paraná e Rio Grande do Sul, por exemplo.

Esse indicativo serve para mostrar como a academia inclusiva é importante para a população, o que seria verdade até mesmo com um menor número de portadores de deficiência e que se ressalta ainda mais com os indicadores atuais.

Como funcionam os equipamentos ao ar livre adaptados para deficientes?

Em questão de funcionamento, eles são similares aos aparelhos tradicionais, com a diferença de que seu desenvolvimento leva em conta as necessidades de locomoção e movimento dos portadores de necessidades especiais.

Os equipamentos de academia para deficientes permitem que o usuário os utilize enquanto estão na cadeira de rodas, o que traz todo o conforto e segurança necessários para um bom desempenho durante os exercícios.

A variedade que se observa nas academias tradicionais também aparece em uma academia inclusiva. Alguns dos equipamentos disponíveis são os seguintes:

      • Supino: um dos aparelhos mais tradicionais e procurados nas academias, o supino permite o fortalecimento da musculatura peitoral, dos ombros e dos braços, fundamental para a locomoção dos cadeirantes.

     

      • Voador peitoral com dorsal: o principal objetivo deste equipamento é trabalhar com a musculatura do peitoral, o que é essencial para a locomoção, já que boa parte dos equipamentos nas academias inclusivas ajudam no desenvolvimento dos braços, mas nem sempre do dorso.

     

      • Desenvolvimento: aparelho equilibrado, que trabalha com os músculos do braço, das costas e do peito.

     

      • Puxador alto: ajuda no fortalecimento das costas e dos ombros, além de melhorar sua elasticidade e mobilidade.

     

      • Rotação vertical duplo: fortalece os músculos dos membros superiores ao mesmo tempo que melhora a flexibilidade das articulações dos ombros, de modo a ajudar na movimentação dos portadores de necessidades especiais.

     

      • Rotação vertical com diagonal duplo: equipamento similar ao anterior, além do acréscimo da rotação diagonal, que melhora a mobilidade e a flexibilidade dos ombros e cotovelos com movimentos diferenciados.

     

      • Remada: aparelho desenvolvido para fortalecimento da musculatura dos ombros e das costas.

     

Em uma academia inclusiva, existe variedade assim como nas tradicionais e os praticantes podem optar por aparelhos que trabalhem com a musculatura, mobilidade e flexibilidade dos músculos e articulações que desejam.

Ao praticar exercícios em tais academias, é possível desenvolver todo o corpo e, assim, ter a resistência e a força física necessárias para a locomoção dos portadores de necessidades especiais, o que tornará a atividade mais confortável.

Quais são os benefícios de praticar em uma academia inclusiva?

Deficiente usando academia inclusiva

Entre vários, os que se destacam são os seguintes:

Melhora de saúde

Pessoas com uma vida ativa têm um menor risco de desenvolver problemas relacionados à obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardíacas, câncer de colo e osteoporose, todos benefícios aplicáveis aos portadores de necessidades especiais.

Independência

A academia inclusiva permite aos deficientes físicos obter mais independência e liberdade, graças à maior força física e resistência que resultam da realização dos exercícios físicos.

Saúde emocional

A inclusão de exercícios físicos em um estilo de vida saudável ajuda a diminuir os níveis de depressão.

Diversão

As atividades físicas em uma academia inclusiva também podem ser divertidas! Além disso, seus praticantes conseguem fugir um pouco da rotina e se submeter a momentos de descontração e prazer, também graças à liberação de endorfina que ocorre durante os exercícios.

Economia

Academias tradicionais que oferecem equipamentos adaptados para deficientes físicos costumam cobrar uma mensalidade mais cara dos praticantes, justamente pelo fato de não serem tão comuns, algo que não acontece em uma academia inclusiva ao ar livre, que pode ser utilizada gratuitamente quando instalada em locais públicos.

Qualidade de vida

A adaptação dos equipamentos e espaços aos portadores de necessidades especiais permitem que eles possam usufruir completamente de tais oportunidades, o que influencia direta e positivamente em sua qualidade de vida.

Optar por uma academia ao ar livre para deficientes só tem a trazer benefícios aos praticantes, ao espaço e a quem investiu em sua instalação, o que demonstra uma preocupação social muito importante.

Faça o investimento em uma academia ao ar livre e proporcione uma qualidade de vida muito melhor aos portadores de necessidades especiais. A instalação de uma academia inclusiva pode mudar, para melhor, a vida dessas pessoas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

section.banner .item .square-info