Academia ao Ar Livre para Idosos: Dicas de Exercícios e Equipamentos Essenciais

Academia ao Ar Livre para Idosos: Dicas de Exercícios e Equipamentos Essenciais

Compartilhe:

Academia ao Ar Livre para Idosos: Dicas de Exercícios e Equipamentos Essenciais

Conheça os aparelhos que você deve utilizar em uma academia para idosos e tenha mais saúde e qualidade de vida

A prática de atividades que produzem resultados físicos e emocional é muito importante para a terceira idade.

Nunca se viu tantos idosos fazendo exercícios, e agora este grupo, que mal teve tempo de cuidar de si durante a juventude e a fase adulta, pode aproveitar todos os benefícios de uma vida muito mais saudável utilizando espaços como academia ao ar livre.

Manter-se ativo não quer dizer que você deve se tornar um atleta tardio. Também não é preciso desembolsar uma grande verba para isto.

Basta ter motivação para iniciar em uma academia para idosos, como as que ficam instaladas em praças e parques das cidades ou dentro de condomínios que têm grande concentração dessa população. Elas têm o objetivo de fortalecer a musculatura, de forma totalmente gratuita e conveniente, pois ficam próximas à sua residência.

Veja nossos Equipamentos

Não é preciso estar acostumado a treinar, embora o consentimento do médico seja importante para evitar surpresas desagradáveis.

Exercícios físicos podem auxiliar na prevenção ou amenizar as doenças causadas devido a maus hábitos desenvolvidos ao longo do tempo, como o estresse, o sedentarismo, a má alimentação, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, aumentando a qualidade e a expectativa de vida na velhice.

Eles ainda podem atuar na melhoria das perdas funcionais, que estão relacionadas também a inatividade e atrofia dos membros do corpo.

Assim, o idoso terá disposição para enfrentar desafios como subir escadas e cozinhar, equilíbrio e tempo de reação para evitar quedas e flexibilidade para que o idoso não sinta dores ao se locomover.

A possibilidade de movimentar-se também garante o bem-estar na terceira idade, pois eles ganham mais autonomia e independência para dar seguimento à própria rotina.

Dessa forma, a autoestima aumenta, a depressão vai embora e a solidão dá espaço para a construção de um novo círculo social, pois uma academia para idosos está repleta de pessoas da mesma idade que estão dispostas a fazer amizade e compartilhar histórias.

Antes de começar a praticar, é preciso conhecer os exercícios adequados, principalmente se você tiver alguma limitação física que torne um ou outro movimento inviável para a sua rotina.

O que o seu treino deve conter são, basicamente, três tipos de exercícios: alongamentos, extensão e musculação. O primeiro praticamente não possui contraindicações, mas se o seu corpo doer, não hesite em parar; o segundo pode causar problemas para quem já sofre com as articulações, mas é algo que pode ser trabalhado aos poucos para conseguir bons resultados.

O risco do último tipo de prática é o exagero na quantidade de pesos, que, de preferência, deve ser feito apenas com o peso do próprio corpo.

Na academia para terceira idade é mais importante executar as repetições de movimentos corretamente do que de forma intensa ou acelerada.

Para isto, conte com o auxílio de um preparador físico com experiência no cuidado com os idosos ou, se estiver sozinho, sempre leia as instruções que ficam na lateral do aparelho. Tenha o seu tempo de se aperfeiçoar em cada equipamento e perceba os resultados a longo prazo, dentro e fora das academias.

Agora que você já sabe tudo o que deveria para iniciar as atividades físicas, conheça quais são os equipamentos que ficam nas academias ao ar livre que você pode aproveitar, com muita precaução:

Alongador

Equipamento Alongador Duplo

Como o próprio nome já diz, ele foi pensado para que você possa realizar o alongamento, principalmente na região superior do seu corpo. Você pode apenas se apoiar ou, se estiver forte o suficiente, se pendurar no alto para alongar ainda mais.

Saiba mais sobre o Alongador

Espaldar e Jogo de Barras

Espaldar

Podem ser usados junto com os alongadores, agora com foco no alongamento dos membros inferiores do corpo. Como eles possuem variações de altura, inicie com a que é mais confortável para você e vá aumentando a dificuldade conforme a sua mobilidade for permitindo.

Saiba mais sobre o Espaldar e Jogo de Barras

Rotação

Rotação diagonal tripla

O rotação vertical, diagonal ou inclinado permite alongar e fortalecer os músculos dos braços e dos ombros. O mais importante na hora de praticar neste aparelho é executar em uma velocidade baixa para que as articulações e os músculos não saiam doendo.

Saiba mais sobre o Rotação

Extensor de Pernas

Flexor e extensor de pernas

Ele vai melhorar a mobilidade dos membros inferiores, como coxas e joelhos. Para isto, é preciso colocar o peito do pé por trás do suporte e fazer força para cima.

Saiba mais sobre o Extensor de Pernas

Remada Sentada

Aparelho de remada para academia ao ar livre

Ao imitar o movimento que os praticantes do esporte remo fazem, os idosos vão fortalecer a cintura escapular (ombros, parte superior das costas e atrás do pescoço). É uma grande ajuda para quem sofre com bursite ou tendinite, desde que seja feito com os cotovelos na altura dos ombros.

Saiba mais sobre a Remada Sentada

Simulador de Caminhada

simulador de caminhada

Auxilia na coordenação motora e na mobilidade dos membros inferiores. É um dos mais comuns nos espaços ao ar livre e também um dos mais fáceis de ser usado: basta subir no suporte e colocar um pouco de força para poder fazer movimentos semelhantes ao de uma caminhada.

Saiba mais sobre o Simulador de Caminhada

Esqui

Aparelho Esqui

É parecido com o simulador de caminhada, mas ele também permite que você exercite os membros superiores e os quadris, pois é necessário segurar nas barras. Ajuda, ainda, a melhorar as funções cardiorrespiratórias e tem um alto gasto calórico.

Saiba mais sobre o Esqui

Extensor Lombar

Extensor lombar

Dores nas costas e má postura podem ser corrigidas com a prática deste aparelho, que fortalece e alonga o abdômen e as costas. Atenção redobrada para o uso deste equipamento, pois a região trabalhada é muito sensível.

Saiba mais sobre o Extensor Lombar

Últimas do Blog

Acompanhe o nosso blog e tenha informações sobre qualidade de vida, diversão e inclusão social

Compartilhe:

2
Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Novos Antigos Mais Votados
Notificação de
Marita Santiago
Visitante
Marita Santiago

Gostaria de orçamento para aparelhos da terceira idade ao ar livre no play do condomínio

Marita Santiago
Visitante
Marita Santiago

Gostaria de projeto e orçamento aparelhos para terceira idade para play do condomínio ao ar livre

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções