Academia ao ar livre: quais são os equipamentos mais comprados pelas construtoras?

Academia ao ar livre: quais são os equipamentos mais comprados pelas construtoras?

Compartilhe:

A academia ao ar livre está ganhando cada vez mais espaço no mercado, considerando a facilidade de uso dos equipamentos e a possibilidade de instalação em pontos estratégicos nas cidades.

O sucesso é tanto que empreendimentos imobiliários também passaram a incluir a academia ao ar livre em suas plantas. Para tanto, existem equipamentos adequados a cada tipo de projeto, de acordo com a preferência e as necessidades do público.

Se você quer saber quais são os equipamentos mais comprados pelas construtoras, continue a leitura e confira!

Quais são os equipamentos de academia ao ar livre mais comprados pelas construtoras?

Existe uma grande variedade de equipamentos no mercado para montar uma academia ao ar livre. No entanto, alguns deles são mais utilizados, seja pelo tipo de musculatura trabalhada, seja pela facilidade de uso. Veja quais são eles e saiba como preparar sua academia.

Remada Sentada Individual

O equipamento Remada Sentada Individual é direcionado ao fortalecimento da musculatura das costas e do ombro.

É o primeiro dessa lista por sua facilidade de uso e por ser um equipamento bastante requerido por praticantes de atividade física. Não há segredo: basta sentar, manter a coluna ereta e realizar o movimento de remada.

Caminhada Individual

Como é possível prever a partir de seu nome, o equipamento Caminhada Individual simula uma caminhada. Uma das vantagens de utilizar esse aparelho na realização de exercícios semelhantes à caminhada é o desenvolvimento da coordenação motora.

Mais simples ainda do que o Remada Sentada Individual, o equipamento denominado Caminhada Individual é indicado para diferentes faixas etárias. Por isso, ele é muito procurado tanto em academia comum como em academia ao ar livre.

Cavalgada Individual

O equipamento Cavalgada Individual é uma das preferências de quem pratica esportes em academia, pelo grupo de músculos trabalhado com apenas um exercício. Além de fortalecer membros inferiores, ele é direcionado aos músculos dos membros superiores.

O interessante desse produto é que a capacidade cardiorrespiratória do praticante também tem uma melhora. Ao final de uma série de exercícios, é possível sentir praticamente todo o corpo trabalhado.

Esqui Individual

O Esqui Individual tem função semelhante ao Cavalgada Individual: ele melhora a função cardiorrespiratória, aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores e, também, do quadril.

Se você deseja contar com esse produto, garanta um bom espaço para a sua instalação e, claro, para o seu entorno. Todos esses cuidados definem uma academia ao ar livre em perfeito funcionamento.

Múltiplo Exercitador

O Múltiplo Exercitador AS155 é um equipamento que toda academia ao ar livre deve ter. Com ele, o praticante de atividade física consegue exercitar os membros superiores e inferiores.

O destaque desse equipamento é a possibilidade de uso não apenas para fortalecimento muscular, mas também para alongamento e aumento da flexibilidade de braços, pernas e outros membros.

Alongador Duplo

O Alongador Duplo é um equipamento utilizado na vertical, em que o praticante de atividades físicas pode alongar os seus membros superiores. Além disso, ele permite o aumento da mobilidade das articulações de ombros, braços e mãos.

Por ser um equipamento duplo, é possível realizar a série de exercícios com um treinador ou com algum companheiro de treino. Ou seja, ele promove mais interação entre as pessoas.

Voce pode melhorar seu alongamento no Alongador Duplo .

Rotação Vertical com Diagonal Dupla

Além dos equipamentos mais genéricos e direcionados à prática de exercícios que envolvem diversos membros, há produtos com funções específicas. É o caso do equipamento chamado Rotação Vertical com Diagonal Dupla.

O seu objetivo é melhorar a mobilidade de articulações e cotovelos, além de fortalecer os membros superiores. A coordenação motora também é amplamente trabalhada com o uso desse equipamento, considerando o tipo de exercício a ser feito.

Como ele é confeccionado com chapas e tubos em aço carbono, a estrutura metálica é extremamente forte. As suas extremidades blindadas também tornam esse equipamento insensível à penetração de água, aumentando (e muito!) a sua vida útil.

Surf com Pressão de Pernas

Outro equipamento de uso simples, o Surf com Pressão de Pernas é direcionado ao fortalecimento dos membros inferiores. Além de melhorar a flexibilidade e agilidade de pernas e quadris, a atuação desse produto ocorre na região lombar do corpo.

Também é recomendado que sejam feitas verificações semanais, mensais e anuais a fim de comprovar a boa performance do equipamento e evitar transtornos.

Bicicleta de Cadeira

No mesmo contexto do equipamento Surf com Pressão de Pernas, a Bicicleta de Cadeira é Ideal para quem deseja aumentar a capacidade cardiorrespiratória e a força dos membros inferiores.

Outro ponto importante é a ativação da circulação sanguínea de todo o corpo com o uso da Bicicleta de Cadeira: apesar de ter maior foco na musculatura das panturrilhas e coxas, o aparelho tem um bom efeito em relação à diminuição do inchaço.

Assim como os outros produtos, este equipamento também está presente em mais de 90% das compras para praças e condomínios pelo país afora. Por isso, é garantia de qualidade e satisfação do cliente.

Abdominal Individual

O Abdominal Individual é utilizado em academias ao ar livre ou em empreendimentos que desejam contar com um diferencial em seu rol de atividades físicas. Isso porque, apesar de parecer simples, esse equipamento possibilita diferentes formas de praticar exercícios, trabalhando os grupos musculares do abdômen.

O objetivo principal do aparelho Abdominal Individual é, como é possível prever a partir de seu nome, trabalhar o abdômen. Porém, dependendo do tipo da atividade escolhida, todo o corpo pode ser exercitado.

Conte com esse equipamento de destaque na academia ao ar livre.

Quais fatores considerar na escolha dos equipamentos?

Cada academia ao ar livre pode seguir determinadas indicações de projeto, tais como local a ser instalada, número de equipamentos ou público majoritário que deve utilizar a academia.

Por isso, apesar da lista dos equipamentos mais comprados, a escolha dos produtos adequados deve considerar outras variáveis. Veja quais são elas.

Espaço

Os equipamentos para academia são, em sua maioria, dotados de grandes dimensões. Por isso, o primeiro item a ser levado em consideração é o espaço disponível.

Como visto, todos eles, em suas especificações, já indicam a área necessária para instalação. Para garantir a montagem de uma academia de qualidade, conte com espaço livre em torno dos equipamentos. Esse cuidado assegura uma adequada circulação de pessoas.

Uma boa dica é utilizar equipamentos multifuncionais em caso de pequenos espaços, tais como o Múltiplo Exercitador e Caminhada Individual. Como resultado, é possível contar com aparelhos que tenham a função de exercitar diferentes partes do corpo — mesmo que em pequenas quantidades.

Mas se o espaço for amplo, os equipamentos podem ser adquiridos sem preocupação. Opte por aparelhos diversos e monte uma incrível academia ao ar livre.

Público-alvo

É importante pensar no público majoritário que deve utilizar a academia ao ar livre. Isso porque existem aparelhos voltados à pessoas maiores de 12 anos, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Se a intenção é criar uma academia ao ar livre para todas as idades, opte por equipamentos multifuncionais para cada grupo mencionado. Já se a orientação é elaborar um projeto voltado para a terceira idade, por exemplo, pense em equipamentos de fácil uso. Também é importante contar com aparelhos voltados às pessoas com mobilidade reduzida.

Apesar de praticamente todos os equipamentos para academia ao ar livre serem de simples manuseio, é essencial pensar em produtos mais direcionados a cada público.

Exemplo: não é recomendado incluir a Trave de Equilíbrio AS35 em uma academia voltada ao público idoso, assim como não se deve utilizar apenas aparelhos de caminhada em uma academia de um condomínio. Pense no público-alvo e crie um projeto de qualidade!

Tipo de empreendimento

As academias ao ar livre estão sendo construídas em espaços públicos, em empreendimentos imobiliários e em locais de trabalho. Como a sua instalação pode ser feita em diversos tipos de espaços, o público tem aderido cada vez mais a esse tipo de academia.

Para saber qual equipamento comprar, é importante verificar o tipo de empreendimento em que a academia vai ser instalada. Se for um espaço público, são indicados equipamentos multifuncionais — no entanto, como já visto, essa escolha depende do edital lançado.

Já nos casos de empreendimentos imobiliários vale verificar a quantidade de condôminos ou futuros moradores para calcular um bom tamanho de academia. O mesmo vale para projetos de academia ao ar livre no ambiente de trabalho: é importante saber a quantidade de pessoas que deve usar os equipamentos.

Para locais com grande circulação de pessoas, a dica é contar com aparelhos indicados para adultos, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Assim, todos são incluídos no momento de praticar atividade física.

Especificações do edital

Compras feitas pelo Poder Público são realizadas a partir das chamadas licitações. Esses procedimentos são regidos pela legislação brasileira e requerem diversas etapas.

Para cada licitação realizada, um edital é lançado: ele nada mais é do que um documento em que constam todos os prazos, os objetivos das licitações e, claro, as especificações dos produtos ou serviços a serem adquiridos.

No caso de uma licitação para compra de equipamentos de academia ao ar livre, as especificações constantes do edital lançado devem ser obrigatoriamente seguidas. Elas podem ser genéricas, apenas indicando a função do produto, ou específicas, exigindo certos materiais, dimensões e tipos de instalação.

Por isso, se for o caso de uma licitação, basta seguir todas as indicações do edital lançado — como esse documento vincula o processo de contratação, ele acaba não sendo flexível. Fique atento aos detalhes e garanta um ótimo contrato fechado ao final do procedimento.

Não é uma tarefa simples escolher os equipamentos mais usados em uma academia ao ar livre, mas ela pode se tornar muito mais fácil a partir das nossas dicas. Uma ótima sugestão é contar com uma consultoria de qualidade: ter a opinião de quem atua na área pode fazer toda a diferença.

Entenda as especificações dos equipamentos e verifique itens como o espaço onde será instalada a academia ao ar livre, o público que vai utilizá-la, o tipo de empreendimento, as especificações do edital (se for o caso). Por fim, faça um orçamento de academia e saiba escolher com maestria os melhores produtos.

Para isso, conte com um fornecedor de excelência e tenha uma academia ao ar livre de qualidade: a Ginast é o melhor nome do segmento, sendo pioneira nesse mercado. Hoje, a empresa conta com mais de 15.000 academias ao ar livre espalhadas pelo país afora e clientes satisfeitos com os equipamentos adquiridos.

Gostou de saber quais os equipamentos mais comprados pelas construtoras? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em responder a sua solicitação.

Compartilhe:

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções