Academia ao Ar Livre em Condomínio: Qualidade de Vida para os Moradores

Entenda porque instalar uma academia ao ar livre em um condomínio residencial pode trazer muitos benefícios para todos que moram no local

Você já parou para pensar como seria se no seu condomínio existisse uma academia ao ar livre? Em um primeiro momento, você pode até imaginar que esse é um luxo restrito àquelas unidades habitacionais de médio e alto padrão. Entretanto, a realidade é bem diferente, e essa alternativa pode ser considerada uma das mais acessíveis quando estamos falando de infraestrutura de áreas de lazer.

Há uma série de benefícios agregados à possibilidade de se contar com uma academia ao ar livre dentro dos limites do condomínio em que você mora. Neste artigo, listamos alguns dos benefícios que você terá ao poder desfrutar de uma infraestrutura como essa dentro das dependências de onde você mora.

Segurança em primeiro lugar

Uma das principais razões pelas quais as pessoas buscam hoje residências em condomínios fechados ou lugares cuja infraestrutura de lazer seja a mais completa possível é a segurança. Nas grandes cidades, principalmente, os índices de violência são muito altos, de forma que muitos evitam sair de casa e se expor em locais públicos por muito tempo.

Com a montagem de uma academia ao ar livre dentro do condomínio, os moradores vão ter acesso facilitado à prática de exercícios, praticamente sem a necessidade de sair de casa. Da mesma forma, os pais terão mais tranquilidade para deixar os seus filhos brincarem nas redondezas enquanto desfrutam dos equipamentos disponíveis na academia.

Aumento na qualidade de vida

Qualidade de vida em condomínios com academia ao ar livre

Quem tem acesso facilitado à prática esportiva tem mais chance de se manter saudável. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, fazer algum tipo de exercício durante ao menos 30 minutos por dia é um dos pilares fundamentais para se manter uma vida ativa e saudável. E não importa a idade: desde jovens, adultos e idosos, todos deveriam dedicar uma parte do seu dia a cuidar do próprio corpo.

A possibilidade de ter acesso aos mais variados tipos de equipamentos de ginástica sem a necessidade de sair de casa estimula as pessoas a iniciar atividades físicas e manter a frequência de treinamentos. O fator praticidade pesa demais nessa decisão, de forma que é muito mais fácil se manter focado quando a academia está tão perto.

Benefícios para a terceira idade e pessoas com dificuldade de locomoção

Qualidade de Vida para Terceira Idade com Academia ao ar livre

Quem também se beneficia muito com a possibilidade de ter um ambiente adequado para a prática de exercícios sem sair de casa são as pessoas da terceira idade e aqueles que têm alguma dificuldade de locomoção. Naturalmente, uma academia ao ar livre é um espaço voltado para todas as idades, em especial pelo caráter generalista dos seus equipamentos.

Contudo, há muitos exercícios que podem ser feitos cujo objetivo maior não é o aumento de carga, mas sim a movimentação dos músculos. Por conta disso, academias ao ar livre acabam sendo um ponto com o qual as pessoas mais velhas se identificam bastante, dada a facilidade de manuseio dos equipamentos. Muitos são tão intuitivos que não requerem nenhum tipo de orientação.

Academia ao ar livre promove interação entre os moradores

Esse é outro aspecto extremamente positivo de se ter uma academia ao ar livre dentro de casa. A interação com os vizinhos certamente vai aumentar, o que colabora para melhorar o clima nas dependências dos imóveis. Além disso, há condomínios e moradores que vão além e dão início a algumas ideias que valem a pena serem replicadas em outros lugares.

Uma das possibilidades é a de se reunir um grupo e contratar um professor para ministrar aulas particulares, uma espécie de personal trainer coletivo. Já é grande o número de condomínios que adotam essa estratégia visando tornar o custo das aulas menor. Dessa forma, o professor passa a ser um orientador, sendo capaz de indicar os exercícios mais adequados para cada tipo de pessoa.

Valorização do imóvel

Esse é um benefício que agrega valor ao imóvel com o passar do tempo. O fato de um apartamento trazer junto consigo alguns anexos de lazer faz com que o valor do imóvel tenha um aumento na hora de revender ou alugar a moradia. Isso acontece porque itens como esse são vistos cada vez mais como diferenciais pelos compradores.

Ao oferecer um apartamento, com a tradicional vaga de garagem e áreas comuns, e incluir no pacote outros itens como churrasqueira coletiva, sala de jogos ou uma academia ao ar livre, tenha certeza de que em uma avaliação seu imóvel terá um valor maior do que aquele que você pagou, uma vez que esse item fará um acréscimo ao valor agregado da residência.

Transforme a maneira como você encara a vida

Sempre que alguém se propõe a fazer exercícios em uma academia tradicional, duas desculpas de imediato vêm à cabeça: a primeira delas é a distância. Nem sempre há uma academia perto na região de forma que você consiga ir a pé com facilidade. A segunda é a falta de dinheiro, já que as mensalidades em algumas regiões não são nada baratas.

Com uma academia ao ar livre dentro do seu condomínio, essas duas desculpas vão embora. Primeiro porque a academia está literalmente dentro da sua propriedade. E segundo porque não tem custo nenhum, pois o valor referente à manutenção do espaço já está incluso no valor de condomínio que você paga todos os meses – usando ou não as instalações.

Por isso, aproveite a oportunidade e transforme a maneira como você encara a vida, incluindo os exercícios físicos como ponto de apoio para uma vida mais saudável e tranquila.

Últimas do Blog

Acompanhe o nosso blog e tenha informações sobre qualidade de vida, diversão e inclusão social

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.