10 Dicas para Arrasar nos Exercícios Físicos

Antes de começar a praticar exercícios aeróbicos você precisa se preparar!

Conhecer os próprios limites antes mesmo de começar a praticar qualquer exercício físico é muito importante, e, nas academias ao ar livre, onde você vai treinar sozinho, ainda mais.

Exercício físico, comece pelo exame médico

 

Por isso, procure um clínico geral, agende uma consulta e diga quais são os seus objetivos com a prática para que ele possa fazer a avaliação clínica e pedir os exames adequados.

Os mais comuns são o hemograma, eletrocardiograma, bioimpedância, urina e fezes. Se o paciente for idoso, um teste de esforço e um ecocardiograma também podem ser solicitados.

Médico fazendo anotações durante a consulta
Consultar um médico ajuda a conhecer seus próprios limites para os treinos

Vestimentas ideais para prática de exercícios

Você não vai estar dentro de uma academia, mas precisa se vestir de forma adequada para a prática de atividades físicas. Por isso, providencie um tênis próprio para o exercício, confortável, leve e com amortecimento, mas com o seu estilo.

Aposte também nas roupas de tecidos leves e maleáveis, que permitem que a pele transpire e que o suor evapore. Além disso, você pode procurar por roupas que oferecem proteção contra os raios solares e deve caprichar na aplicação do filtro solar quando se exercitar sob o sol.

Uma viseira complementa a proteção.

Alimentação ideal para quem pratica exercícios

Aprenda a importância de nutrir o seu corpo para o exercício: quando você não se alimenta de forma balanceada, o seu rendimento no treino e a sua meta ficam comprometidos, além de prejudicar o seu organismo.

Refeições saudáveis devem incluir a ingestão de todos os grupos alimentares, com cereais, hortaliças, frutas, leite, ovos, carnes, gorduras e açúcares, sem exageros.

Se for preciso, vá a um nutricionista para elaborar um cardápio adaptado para os seus objetivos, o que ajudará ainda mais nos resultados. Não esqueça de ingerir carboidratos e proteínas antes de sair para o treino.

Praticar exercícios requer alimentação ideal e adequada

Escolha o local e horário para realizar suas atividades físicas

Defina em qual das academias ao ar livre você fará os seus treinos, além do dia e da hora que você marcará presença no local.

As academias estão instaladas em parques, praças e avenidas pelas cidades; isso quer dizer que com certeza existe uma perto de casa, no caminho para o trabalho ou próxima à escola das crianças.

Quanto ao horário, considere fatores como sua disponibilidade, disposição e quantidade de praticantes para que você possa se decidir. Tanto faz se você malhar pela manhã ou pela noite, pois ambos trazem benefícios para a saúde.

Será que você vai precisar de um Personal Trainer?

A academia já é totalmente gratuita, então, vale a pena investir na contratação de um bom personal trainer pelo menos durante o início das atividades. Ele poderá traçar uma sequência adequada para seus objetivos, com os equipamentos disponíveis no local e dentro do tempo que você tem para praticar.

Se puder, continue com o acompanhamento profissional, pois o treino precisa ser alterado de tempos em tempos para que você não se adapte aos mesmos estímulos.

Você vai perceber que isso aconteceu quando estiver fácil demais realizar os movimentos que antes você tinha dificuldade, o que ocorre em torno de quatro a seis semanas depois de iniciar.

Nem sempre você precisa de um Personal para praticar exercícios

Se perceber que mesmo depois de muito esforço o treino ainda não deu resultados, ele pode precisar de uma melhoria.

 

Não esqueça de manter o compromisso

Deixe a autossabotagem de lado! Evite ao máximo faltar à rotina de treinos que você estabeleceu. Como a academia ao ar livre é um lugar onde não há cobranças como pagamentos, horário de funcionamento, treinador e companheiros para praticar exercícios físicos, as chances de você começar a se ausentar são bem maiores.

No entanto, evite essa péssima atitude e encare o desafio de sair mais cedo da cama ou de deixar de lado o cansaço do trabalho para cumprir a sua meta. Só falte caso seja realmente haja uma emergência ou se o dia estiver chuvoso.

A hidratação na prática do exercício é fundamental

Enquanto você se exercita, o seu corpo perde muito líquido através do suor. Se você treinar por uma hora, você perderá mais água do que é capaz de produzir. Além do risco de desidratação, a água é essencial para a sua respiração, para os seus batimentos cardíacos e para a sua circulação.

Por isso, leve sempre com você um squeeze preferencialmente com água ou, se preferir, bebidas do tipo isotônico, que devem ser consumidas de forma moderada (principalmente se você está tentando perder ou manter o peso) devido a quantidade de açúcares. Vá bebendo nos intervalos entre as séries ou entre os equipamentos. No verão, o líquido gelado vai te deixar com mais disposição para retornar ao treino.

Duas pessoas bebendo água

Alongar e aquecer são os segredo para não ter problemas

As duas atividades são diferentes, apesar de prepararem o corpo para o treino. A primeira serve para esticar um músculo com o objetivo de obter maior amplitude nos movimentos, e deve ser feita ao começar e finalizar a prática por, pelo menos, 30 segundos em cada alongamento, com ou sem a ajuda dos equipamentos da academia.

Já o aquecimento altera a fisiologia, os hormônios e as articulações que serão usados para o treino e devem ser feitos apenas no início. É importante aquecer a parte do corpo que você irá treinar aquele dia: se você só vai trabalhar a perna, ir andando em ritmo acelerado até a academia já é um bom aquecimento.

Instruções importantes

Leia as instruções dos equipamentos das academias ao ar livre! Elas ficam fixadas na lateral de cada aparelho, e possuem escrita em Braile para que qualquer praticante possa verificar a forma correta de uso.

Utilizar os aparelhos de academia ao ar livre de forma indevida com certeza vai prejudicar o treino, causar dores musculares e, ainda, pode danificar o equipamento, tornando-o inviável para que você ou outra pessoa possam praticar.

Descrição e imagens de como utilizar cada um dos aparelhos de academia ao ar livre

Ouvir música ajuda e alivia a tensão

Ouvir música enquanto treina fará muito bem para a prática, pois ajuda a aliviar a percepção de dor, cansaço e fadiga que você eventualmente sente.

Por isso, elabora uma playlist que seja capaz de acompanhar o ritmo, a intensidade e os objetivos das atividades físicas: canções aceleradas como rock, axé e sertanejo serão um estímulo na hora em que você estiver na parte mais difícil do treino, enquanto que as batidas lentas, como reggaes e acústicos, ajudam a desacelerar e recuperar o fôlego. Adquira uma braçadeira para comportar seu celular e fones de ouvido que não deslizem com facilidade.

Últimas do Blog

Acompanhe o nosso blog e tenha informações sobre qualidade de vida, diversão e inclusão social

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, cadastre-se já e receba novidades e promoções

O que você está esperando?

Desenvolvemos projetos que se adequam ao seu orçamento e espaço.
Podemos construir a academia perfeita para a sua cidade, empresa ou condomínio.
Trabalhamos para superar suas expectativas e oferecer o melhor custo-benefício.