Como a Academia ao Ar Livre pode Valorizar o Imóvel

Entenda como ter áreas de lazer no seu condomínio pode valorizar o imóvel e consequentemente destacar-se no mercado imobiliário.

Quais itens você leva em consideração ao escolher um imóvel para morar? Certamente, entre os mais comuns devem estar um quarto amplo, uma sala espaçosa ou uma bela vista a partir da sua sacada. Todos esses itens devem estar presentes na lista daqueles que buscam um bom imóvel para morar com a família. Porém, eles estão longe de serem os únicos.

Com o aumento da oferta de imóveis, aumenta também a exigência dos consumidores e, para se destacar no mercado, as construtoras e empreiteiras precisam ser criativas para atender às necessidades do público. Assim, cresce a procura por itens que antes eram considerados supérfluos e hoje podem ser vistos como elementos de destaque na hora de valorizar um imóvel.

Nessa seara, entram em cena itens como churrasqueira, salão de festas, salão de jogos, infraestrutura de clube dentro do condomínio, com piscina aquecida, e também academia. Note que muitas propagandas de imóveis já se preocupam mais em manter o foco principal em características como essas do que no tamanho do apartamento em si ou no número de vagas na garagem.

Mais do que uma moradia, uma experiência

Aparelhos de academia em praça

Atualmente, mais do que encontrar uma simples moradia, as pessoas buscam algo que vá além disso e ofereça uma experiência completa. E, por conta disso, essas áreas que antes eram consideradas luxo acabam sendo mais observadas e valorizadas pelos clientes. Uma academia ao ar livre, por exemplo, pode ser um item diferenciado para condomínios construídos em áreas onde o público é mais velho ou em idade universitária.

Obviamente, os aparelhos para a prática de atividade física estão ali disponíveis para pessoas de todas as idades, mas são nessas faixas etárias que residem a maioria dos usuários que busca isso como um diferencial. Portanto, para quem ainda está concebendo a estrutura do imóvel, pensar em uma academia ar livre como diferencial para a hora da comercialização pode garantir uma valorização do projeto.

Mais áreas de convivência no condomínio

Além de ser uma oportunidade para os condôminos socializarem, as áreas de convivência também agregam valor ao preço do imóvel no mercado. Dois apartamentos similares, por exemplo, em que um tenha academia ao ar livre para os seus moradores e o outro não, terão valores de venda distintos – e possivelmente, em algumas regiões, a procura pelo mais completo será maior.

Dessa forma, é possível chegar à conclusão de que investir na montagem e manutenção de uma infraestrutura como essa em um prédio já construído pode ser uma alternativa bastante interessante para valorizar o imóvel como um todo. Basta, para isso, se aproveitar de alguma área livre, que não venha sendo utilizada, e orçar um projeto para conferir a viabilidade de local.

Em geral, academias ao ar livre têm um investimento baixo se comparado ao de outras benfeitorias relacionadas a áreas de lazer e, por conta disso, acabam cabendo no bolso mesmo de condomínios onde o número de moradores ou apartamentos não é tão alto. Além disso, o tempo de construção é curto e o usufruto do benefício pode ser percebido rapidamente, o que faz com que a iniciativa repercuta positivamente de maneira mais imediata.

Sim, investir em saúde é um bom negócio

Equipamentos de academia ao ar livre em praças

Como você já pôde perceber, praticamente só há vantagens em apostar na construção de uma academia ao ar livre no seu condomínio. Além de a iniciativa valorizar o imóvel, no final das contas há um benefício real para os moradores e com um investimento relativamente baixo. Outro ponto que chama a atenção positivamente é o fato de que os custos de manutenção são baixos, de forma que a novidade provavelmente não vai impactar no valor do condomínio.

Contudo, vale salientar que em caso de apartamentos e condomínios já constituídos, será necessário conseguir aprovação em assembleia para aprovação dos projetos – e é aí que entra o trabalho de conscientização dos interessados junto aos demais moradores. É preciso mostrar não apenas os benefícios financeiros relacionados à valorização do imóvel, como também as melhorias relacionadas à saúde que podem se originar dessa iniciativa.

Procure uma empresa especializada em aparelhos de academia desde o começo

Que a ideia é boa você já sabe. Agora o que você precisa é ter mais embasamento técnico e ter noção dos valores e prazos envolvidos na montagem de uma academia ao ar livre em um condomínio residencial. Para isso, a melhor maneira de proceder é consultar diretamente uma empresa especializada na montagem e manutenção de estruturas como essa.

Dessa forma, você poderá conhecer quais são os equipamentos disponíveis, quais deles se adaptam melhor ao perfil de público do seu condomínio, bem como as metragens necessárias para o projeto e os valores envolvidos tanto na montagem quanto na manutenção posterior. Além disso, essas empresas contam com consultoria especializada, com índices que mostram as tendências do mercado na procura por mais itens de lazer nos imóveis.

Assim, ao apresentar a ideia para os moradores do seu condomínio, você terá mais embasamento e bons argumentos para defender a iniciativa, de forma que todos possam sair ganhando ao final do projeto. Lembre-se: essa é uma estrutura barata e que valoriza sobremaneira as áreas de lazer do imóvel, aumentando o seu valor final de venda. Contudo, a iniciativa precisa ser encampada pela maioria para que a academia ao ar livre seja, de fato, utilizada por um grande número de pessoas.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar de
avatar
wpDiscuz