Academias Ao Ar Livre para Conquistar o Corpo dos Desejos Nesse Verão

Saiba como utilizar melhor esses espaços para garantir um corpo perfeito ainda durante o verão 2018

Dois dos principais motivos que fazem com que as pessoas deixem de lado a prática de exercícios físicos são o custo de pagar a mensalidade de uma academia e a falta de estabelecimentos como esses perto de casa. Assim, vamos deixando de lado os exercícios e protelando o início das atividades por um tempo indefinido.

Contudo, não precisa ser assim. Uma das iniciativas que surgiram nas duas últimas décadas tem ajudado bastante as pessoas de todas as idades a ficarem em forma e sem gastar nada com isso. Estamos falando das academias ao ar livre, cujos aparelhos estão cada vez mais presentes nas grandes cidades brasileiras.

Se engana quem pensa que essa infraestrutura é voltada apenas para pessoas da terceira idade. A grande variedade de aparelhos e as múltiplas possibilidades de exercícios fazem desses espaços os locais perfeitos para atletas, amadores ou profissionais, de todas as idades.

Sabe aquele seu projeto de ter um corpo saudável para o verão 2018? Ainda há tempo para melhorar o seu condicionamento físico sem precisar gastar nenhum centavo. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre a infraestrutura disponibilizada nas academias ao ar livre e como você pode tirar o melhor proveito disso.

Usando a força do seu corpo

Diferente do que acontece nas academias tradicionais, os equipamentos das academias ao ar livre não utilizam pesos, mas sim a força do seu corpo como contrabalanceamento nas atividades. Os aparelhos contemplam a possibilidade de realização de atividades de musculação e alongamento.

Como não há variação de peso, não é preciso ter medo: todos os equipamentos podem ser utilizados com muita tranquilidade por pessoas de todas as idades. Em geral, no ambiente da academia ao ar livre há uma placa explicando o modo correto de se utilizar cada um dos equipamentos, mas em geral eles são bastante intuitivos.

Os preparativos para o verão

O verão de 2018 já começou, mas ele se estende até o próximo dia 20 de março. Portanto, há mais de dois meses para que você possa praticar exercícios para ficar em forma. Independente da sua faixa etária, do seu peso ou do seu sexo, os equipamentos disponíveis nesses ambientes ao ar livre são capazes de fazer uma grande diferença no seu condicionamento físico.

Que tal preparar um treino para aproveitar ao máximo o que as academias ao ar livre têm a oferecer. Inclusive, monte um treino e faça academia ao ar livre. Listamos abaixo alguns dos equipamentos mais comuns e que podem ser de grande valia na hora de montar a sua série de atividades.

1 – Bicicleta

Um dos equipamentos mais completos disponíveis nas academias ao ar livre são as bicicletas. Trata-se de um exercício aeróbico individual que visa aumentar a coordenação motora e aumentar a resistência e a tonificação das pernas. Saiba como praticar exercícios no calor com diversas dicas. De quebra ele ajuda ainda a reduzir o percentual de gordura do corpo.

Se andar de bicicleta já é algo simples, utilizar a bicicleta de uma academia ao ar livre é algo que também não tem segredos. A recomendação é que você inclua pelo menos 20 minutos dessa atividade na sua rotina de exercícios. O ideal ainda é que você possa combinar essas atividades com exercícios em outros aparelhos ou mesmo com uma corrida leve. Veja também como ter uma reeducação alimentar ideal.

Academias ao ar livre com bicicleta

2 – Barras fixas

As barras fixas têm duas finalidades que podem ser consideradas essenciais para o desenvolvimento da saúde de qualquer pessoa. A primeira delas acontece antes mesmo do início do treino com os alongamentos. Você pode dedicar de cinco a dez minutos para esticar a sua musculatura, especialmente dos membros superiores.

Já para quem está em busca de treinamentos de força, as barras fixas também podem constar na lista dos exercícios obrigatórios. Com os cotovelos para frente, segure firme na barra e dê um impulso para subir o seu corpo. Faça pelo menos três séries com dez subidas em cada uma delas, deixando um intervalo de no máximo um minuto entre cada série.

3 – Abdominais

Já trabalhamos os membros inferiores e os membros superiores com os dois exercícios acima, agora é hora de pensar na tonificação do abdome. Para isso, não exercício mais importante do que as abdominais. Embora elas sejam temidas por alguns por serem “puxadas”, esse exercício é um dos que mais apresenta bons resultados em médio prazo.

As abdominais estimulam a perda de peso por estimularem a redução das medidas na região da cintura. Não há como alcançar uma barriga sarada sem antes passar por muitas séries de abdominais. Nas academias ao ar livre você vai encontrar as pranchas cuja ergonomia é perfeita para que você não tenha nenhuma contusão por conta de má postura.

Dica: faça pelo menos três séries com 20 abdominais em cada uma delas. Entre cada uma das séries, faça um intervalo de no máximo um minuto.

Dedique pelo menos 30 minutos por dia à sua saúde

Para conquistar o corpo ideal para o verão será preciso um pouco de esforço da sua parte. Porém, não estamos falando de um dia inteiro dedicado às atividades físicas. Se você está começando agora a praticar esportes, dedicar ao menos 30 minutos por dia, intercalando os exercícios que listamos acima, é fundamental.

O ideal é começar com um ritmo mais leve, aumentando a intensidade à medida que seu corpo se desenvolve. O importante é se lembrar que quanto antes você começar, mais rápido os resultados vão aparecer.

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