10 Super Dicas para Praticar Exercícios Físicos no Verão

Nos meses mais quentes do ano, uma alternativa econômica para praticar atividades é optando pelas academias ao ar livre – mas isso exige atenção

Os exercícios físicos no verão precisam ser feitos com muito cuidado, especialmente devido à incidência dos raios solares e a perca constante de líquidos dispersos pelo suor do corpo (desidratação).

Essa união entre a prática de caminhadas, alongamentos, corridas e qualquer atividade com as dicas que serão citadas aqui podem resultar em um hábito muito positivo para a sua saúde, o que leva a um corpo mais leve e uma mente mais ativa.

Mas, quais são essas dicas que não podem ser deixadas de lado?

Confira abaixo!

1 – A avaliação médica é o primeiro passo

Médico

Se você vai praticar atividades em uma academia ao ar livre, sabe que não terá um médico ou profissional que vá te cobrar uma avaliação médica (exceto se você tiver contratado um personal trainer).

No entanto, você precisa conhecer a própria saúde e as limitações que tem.

O recomendável é ir até um médico (cardiologista ou clínico geral) e verificar as condições para atividades físicas.

Essa avaliação feita por ele vai envolver exames conhecidos como eletrocardiograma e hemograma. E, a partir disso, ele indicará os melhores exercícios físicos.

Pessoas com históricos de doenças devem ter ainda mais atenção, especialmente diabéticos e hipertensos, podendo praticar apenas opções moderadas. Saiba também como reeducar a sua alimentação.

2 – Nunca se esqueça da hidratação

Independente do tipo de atividade que você vai praticar, leve em conta que os exercícios físicos no verão envolvem a perda de líquidos e nutrientes – isso quer dizer que você precisa repô-los.

Portanto, não saia de casa sem a fiel garrafinha de água.

Após a atividade inclua na sua dieta a água de coco, que é um importante isotônico, usado para repor a energia do corpo.

O sol quente e o calor podem te desidratar durante o período de exercícios, portanto, considere repor isso sempre mesmo quando o sol parece estar escondido atrás das nuvens.

Ah, bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína não são indicadas para antes ou após as atividades porque são diuréticas e podem acelerar a perda dos líquidos do corpo.

3 – Escolhas roupas adequadas para atividades físicas

Roupas de academia

Se você não está habituado a praticar exercícios ou fazer esportes, pode ser que não tenha pensando em que tipo de roupa usar. Mas, saiba: existe um tipo certo.

O tipo certo é aquele que tem a ver com roupas leves e tênis adequados.

Um erro muito comum é que os “atletas de primeira viagem” costumam exagerar nas roupas pensando que com tantas pessoas nos parques e nas praças é preciso ser elegante.

Neste caso, usar tecidos que facilitam a secagem do suor ou que não apertam a cintura é mais viável do que ser elegante.

4 – Encontre os seus horários certos

Os exercícios físicos no verão não devem ser realizados em qualquer horário do dia – sendo que das 10 horas da manhã às 16 horas da tarde o sol pode estar “quente demais” isso significa um estado de alerta.

As horas mais adequadas são no início da manhã ou no final da tarde – isso evita os riscos decorrentes da exposição ao sol.

Além de tudo, faz bem para a saúde, para evitar o envelhecimento e para o coração seguir essa recomendação do horário.

5 – Leve em conta proteger a sua pele

Protegendo a pele

Mesmo que você não vá até a academia ao ar livre nos horários contraindicados, a recomendação é usar o protetor solar porque o calor do verão pode irritar a sua pele.

Priorize um bom produto, que seja recomendado pelos médicos.

O cuidado tem que ser redobrado em áreas brancas da pele que refletem os raios solares.

6 – Alongue sempre antes de começar qualquer atividade

O alongamento tem que ser feito em todas as estações do ano e tem a ver com preparar os músculos, tendões e ossos para a prática dos exercícios físicos.

Dessa forma, a sua atividade será feita de forma segura, reduzindo o risco de lesões.

Algumas opções de alongamento são: flexionar os joelhos em movimentos repetidos, estirar os braços para os lados do corpo, mover a cabeça ao redor do pescoço, abaixar-se, levantar-se… Entre outras.

7 – O aquecimento é imprescindível

Aquecimento

Os atletas amadores ou novatos tem a péssima mania de começar a praticar exercícios físicos no verão sem se preocuparem com as medidas preventivas.

Além do alongamento, outra delas é justamente o aquecimento.

O aquecimento é um exercício prévio antes de praticar cada atividade de nível moderado ou agressivo. E isso vai depender do que você vai praticar.

Por exemplo, antes de iniciar uma corrida, você deve começar caminhando levemente e ir aumentando a frequência até atingir o nível desejado.

8 – Sempre respire corretamente

Isso também não vai depender do tipo de exercício que você vai fazer – em todos os casos, você vai precisar respirar corretamente para que a atividade seja bem feita.

As dicas são inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Se o esforço for grande demais, vale a pena inspirar pela boca também.

A respiração tem a ver com a quantidade de oxigênio colocada na circulação sanguínea pela respiração e pelo gasto do oxigênio.

9 – Esvazie a mente durante a prática das atividades

Verão

Os exercícios físicos do verão são úteis e saudáveis para vários fins.

Um dos pontos importantes a se observar é que você pode criar esse hábito como um equilíbrio para esquecer e refletir sobre as questões corriqueiras diárias do trabalho ou sobre os assuntos pessoais.

Estudos provam que atividades físicas tem o poder de funcionar como “válvulas de escape” para uma vida estressante – que é comum nos dias de hoje.

O ideal, assim sendo, é esquecer, por alguns minutos, tudo que possa exigir do seu cérebro e ter uma mente dedicada ao exercício físico – isso trará resultados positivos.

10 – Pratique exercícios físicos com regularidade

A ideia das academias ao ar livre vale muito a pena se pensarmos na constância de que os exercícios físicos precisam ser feitos – isso porque elas têm um ótimo custo benefício. Saiba como estruturar uma academia ao ar livre.

Praticar exercícios físicos diariamente pode trazer vários benefícios, especialmente no verão, desde que se leve em conta os cuidados necessários.

A recomendação médica é a de que essas atividades sejam feitas regularmente, no mínimo, 3 vezes por semana, sendo indicado 1 hora para cada dia.

A intensidade, porém, tem a ver com a saúde de cada praticamente.

Os benefícios dos exercícios físicos no verão

Verão

Além de o fato de todo mundo querer ficar em forma nesse período do ano, os exercícios podem trazer afinidades para cada participante, tornando uma atividade prazerosa.

Para muitas pessoas que não se adaptam às salas de musculação, a academia ao ar livre é uma boa opção para a prática de exercícios físicos. Veja como a academia ao ar livre ajuda na integração da comunidade.

A começar pelo custo-benefício e se levado em conta todas as dicas deste artigo, a prática das atividades só trará benefícios para a saúde, corpo e mente.

Gostou? Confira também:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar de
avatar
wpDiscuz